Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em resposta aos altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes, MPAM leva projeto MP nas Escolas ao interior do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Em resposta aos altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes, MPAM leva projeto MP nas Escolas ao interior do Amazonas
AmazonasGestão EstadualMeio Ambiente

Em resposta aos altos índices de violência sexual contra crianças e adolescentes, MPAM leva projeto MP nas Escolas ao interior do Amazonas

12 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Criado: Terça, 03 Setembro 2024 17:01

Manicoré será primeiro município a promover palestras educativas no âmbito escolar

Diante do número alarmante de casos de violência contra crianças e adolescentes no interior do Amazonas, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de justiça de Manicoré, anunciou a expansão do projeto “MP nas escolas”, criado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), para o interior do estado, com o município de Manicoré sendo o primeiro a promover uma série de palestras educativas nas escolas municipais e estaduais. O projeto, que visa a proteção integral de crianças e adolescentes, é uma resposta direta aos alarmantes dados de violência sexual divulgados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023.

“O objetivo das palestras nas escolas municipais e estaduais localizadas no município de Manicoré é a promoção da proteção integral de crianças e de adolescentes, para que possam se desenvolver de forma livre em nossa sociedade, uma vez que são sujeitos de direito e possuem a peculiar condição de pessoas em desenvolvimento. Nesse cenário, o papel do Ministério Público é garantir que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam observados e respeitados”, afirmou o promotor de justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, titular da 1ª PJ de Manicoré.

As palestras, que começam na segunda quinzena deste mês, visam promover a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, além de garantir que esses direitos sejam respeitados tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. De acordo com a promotoria, a iniciativa é fundamental, considerando que seis em cada dez das vítimas de violência sexual no Brasil, segundo o anuário, têm entre 0 e 13 anos e, muitas vezes, os agressores são familiares ou conhecidos das vítimas.

A promotoria destacou a importância de uma atuação integrada dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente. As palestras contarão com a participação de membros do conselho tutelar, psicólogos do centro de referência de assistência social (CRAS) ou do centro de referência Especializado de assistência social (CREAS) e representantes das escolas envolvidas.

Ao final de cada palestra, haverá um espaço reservado para que os participantes possam dialogar diretamente com o Ministério Público, reforçando o compromisso da instituição em ouvir e atender às demandas da comunidade.

Mobilização

Além da publicação no Diário Oficial eletrônico do MPAM, as secretarias estadual e municipal de educação, diretores das escolas de Manicoré e demais entidades de proteção à infância no município serão notificadas para contribuírem com a ação.

A iniciativa da 1ª Promotoria de justiça de Manicoré é de grande importância para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes nos municípios do Amazonas, marcando um esforço contínuo para criar um ambiente seguro e acolhedor para o desenvolvimento dos jovens, atendendo às demandas desse público.

Texto: Yasmin SiqueiraFoto: Wikimedia Commons

   

Tags:Estado do AmazonasManicoréSegurança PúblicaViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, neste sábado (07/09)
Próximo artigo Dia internacional da fisioterapia: RespirAR é destaque no combate ao sedentarismo

Mais notícias desta categoria

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

3 dias atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

3 dias atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

3 dias atrás

Casa de Passagem – Acolhimento para Idosos no Amazonas

3 dias atrás

Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

4 dias atrás

Detran-AM: Segurança no Trânsito com Ações Interativas

4 dias atrás

ADS promove qualificação em Parintins para trabalhadores rurais

4 dias atrás

Jogo Limpo – Atendimentos Gratuitos em Santa Etelvina

4 dias atrás

Prosamin+: Avanço nas obras em Manaus

4 dias atrás

Conectividade: Pilar para Saúde e Educação no Amazonas

5 dias atrás

#SouManaus 2025: Inauguração da Estação das Artes

5 dias atrás
Governador Wilson Lima transforma HPS Platão Araújo
Operação Grandes Massas: Ipem-AM garante qualidade dos produtos
Campanha Faça a Conta. Use GNV para motoristas: R$ 4 mil
Seinfra recupera ruas em Silves – Melhoria viária
Faixa Liberada – Revitalização do Centro de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?