Há 18 minutos
Por Agência Amazonas
Objetivo é garantir segurança alimentar aos agricultores familiares do município
Visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares da localidade do Curu, no rio Juruá. FOTOS: Divulgação/IdamO Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a Prefeitura de Ipixuna (distante 1.367 quilômetros de Manaus) por meio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), realizaram, na última semana, visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos agricultores familiares da localidade do Curu, no rio Juruá.
O primeiro Polo Agrícola do município a receber visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foi o Igarapé do Curu, localizado no rio Juruá, com a participação de 22 agricultores familiares. Durante a visita foi realizada a emissão e renovação de documentos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e o Cartão do Produtor Primário (CPP). Na ocasião também houve o cadastro dos produtores para posteriormente serem inseridos no Programa Garantia Safra.
FOTOS: Divulgação/IdamFOTOS: Divulgação/IdamNas próximas semanas serão visitadas as comunidades do Paranã da Pesqueira, Sacado dos Encarnados, Rio Liberdade, Santa Catarina e São José.
Para o técnico agropecuário José Antônio Chaves, extensionista rural da unidade local do Idam em Ipixuna, “a falta de veículo de comunicação tem dificultado a chegada das informações aos lugares mais distantes”. “Com essa parceria, em conjunto o empenho e a força de vontade da equipe, tudo vem dando certo”, destacou.
“A atividade agrícola não pode estar em anonimato, é preciso que além de apoio material precisamos também de toda população para nos ajudar a divulgar os trabalhos desses grandes guerreiros”, apontou José Almeida, secretário municipal de Produção e Abastecimento.
Garantia Safra
O programa Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.