Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta
Governo do Amazonas

Em menos de 15 dias, paciente do primeiro transplante de fígado do Delphina Aziz recebe alta

3 semanas atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Procedimento realizado em 1º de novembro consolidou a unidade como o maior centro público de transplantes do Norte do País

FOTO: Alex Pazuello/SECOM

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, referência em média e alta complexidade, realizou, no dia 1º de novembro, o primeiro transplante de fígado da REDE pública do Amazonas, após dez anos sem o procedimento. A paciente, natural do município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus), recebeu alta médica na tarde da última quarta-feira (12/11), após apresentar excelente recuperação no pós-operatório.

O governador Wilson Lima destacou o caso, durante a apresentação do balanço dos transplantes realizados no Amazonas, no dia 3 de novembro. O procedimento simboliza o avanço histórico da REDE pública de saúde e marca oficialmente o início de uma nova fase da alta complexidade no Amazonas. Na ocasião, ele também ressaltou que o Delphina Aziz se consolida como o maior centro público de transplantes do Norte do país, após realizar, no mesmo dia, dois transplantes de rins e um de fígado.

“Para implantar um serviço como esse é preciso toda uma preparação, de estrutura, de equipamentos, de equipes especializadas, de transferência de informação, de expertise. Não é um procedimento simples, é de altíssima complexidade. Hoje, o Delphina atinge um patamar nunca antes visto no estado, concentrando transplante de rim, de fígado e implante coclear. É por isso que estamos trabalhando todos os dias para levar o padrão Delphina para toda a REDE estadual de saúde”, afirmou o governador Wilson Lima.

De acordo com a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), os transplantes envolveram mais de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros e equipes de apoio, uma operação que durou cerca de 17 horas ininterruptas. Para a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o feito consolidou o hospital Delphina Aziz como uma potência no SUS e o Amazonas entra definitivamente no seleto rol de estados que são referências nacionais para o Ministério da saúde em transplante, o que envolve desde a captação, a cirurgia e toda a linha de cuidados.

FOTO: Alex Pazuello/SECOM

O caso da paciente de Ipixuna integra um conjunto de transplantes realizados em 1º de novembro a partir dos órgãos de uma mesma doadora, uma mulher de 45 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A família autorizou a doação, gesto que possibilitou salvar a vida de três pessoas, incluindo outras duas mulheres que receberam os rins. Os dois transplantes de rins também foram realizados no mesmo dia no Delphina Aziz.

Diagnosticada com cirrose hepática, a paciente que recebeu o fígado vinha sendo acompanhada pela equipe do Delphina Aziz e encontrou no transplante uma nova oportunidade de vida. Após dias de monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ela evoluiu satisfatoriamente e pôde retornar para casa.

Um dos médicos responsáveis pela cirurgia da receptora, Juan Brañez explicou que a mulher, de 38 anos, apresentava complicações graves decorrentes de hepatite B e Delta, e que o transplante foi realizado pouco tempo depois que o Ministério da saúde concedeu a habilitação para o hospital realizar o procedimento de alta complexidade.

“É uma paciente jovem, ela teve três complicações decorrentes da cirrose, que foi muito grave. E, de repente, uma semana depois, a gente terminou fazendo o transplante dessa paciente. O processo para a realização do primeiro transplante de fígado começou há seis meses, com capacitação de toda a equipe, graças a Deus a gente conseguiu fazer o procedimento com muita tranquilidade, todo mundo trabalhando em harmonia”, destacou.

FOTOS: Alex Pazuello/SECOM

O médico chamou a atenção para a conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. Ele lembrou que o procedimento só foi possível graças ao gesto solidário da família da doadora, que ajudou a salvar outras vidas, além da paciente transplantada.

“É muito importante a gente conscientizar as pessoas de que sejam doadores, porque isso salva vidas. Foram três pacientes que aproveitaram a caridade da pessoa que doou. Eu peço com gentileza que todo mundo converse com seus familiares e fale em vida de que é um doador ou quer ser um doador, para dar a oportunidade de pessoas doentes terem uma segunda chance”, disse.

Para a diretora assistencial do Complexo Hospitalar da Zona Norte (CHZN), Jecivane Solidão, a realização do transplante representa um marco histórico para a saúde pública do Amazonas. Ela destacou que, além do impacto clínico, o serviço traz benefícios sociais e emocionais aos pacientes, que agora podem receber tratamento completo perto de suas famílias.

“É um dia realmente muito histórico. Toda a equipe assistencial que participou dessa grande construção se sente muito orgulhosa. Eles conseguem fazer o tratamento aqui conosco desde a consulta ambulatorial e até o transplante quando for necessário. Hoje, eles conseguem fazer o tratamento aqui conosco, ficar próximo das suas famílias, e isso ajuda inclusive no próprio tratamento”, afirmou.

FOTO: Alex Pazuello/SECOM

Avanço da alta complexidade no Amazonas

O transplante de fígado é o primeiro do tipo realizado na REDE pública estadual em uma década. Entre 2014 e 2015, sete procedimentos foram feitos no Hospital Adriano Jorge, que posteriormente não conseguiu renovar a habilitação. A retomada foi possível graças à modernização da infraestrutura hospitalar e à capacitação das equipes do Delphina Aziz.

Em 9 de outubro deste ano, o Ministério da saúde concedeu, por meio da portaria nº 3.331, a habilitação que autoriza o Delphina Aziz a realizar transplantes de fígado. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), tornou-se o primeiro hospital público do Amazonas a alcançar esse nível técnico e estrutural em dez anos. Desde 2023, o hospital já realizava transplantes renais e implantes cocleares, ampliando o acesso da população a cirurgias de alta complexidade dentro do próprio Estado.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Itacoatiara, governador Wilson Lima entrega 13 novas viaturas para as Forças de Segurança
Próximo artigo Em Itacoatiara, governador Wilson Lima fortalece os setores primário e social com investimentos de mais de R$ 2 milhões

Mais notícias desta categoria

FVS-RCP recebe Selo Diamante do Tribunal de Justiça do Amazonas por regularidade de dívidas e transparência na gestão

4 horas atrás

Governo do Amazonas cria Grupo Institucional para organizar entrega do Residencial Novo Aleixo e ações sociais

4 horas atrás

Governo do Amazonas promove primeira edição do Natal Inclusivo no Palácio Rio Negro em Manaus

4 horas atrás

Wilson Lima entrega 49 leitos e inaugura primeira etapa de modernização no Francisca Mendes do Amazonas

5 horas atrás

Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais

11 horas atrás

Sema integra Comitê Técnico do Programa Arapaima e inicia implementação do manejo do pirarucu em Manaus

11 horas atrás

ELO Cajual é cedido à Associação dos Moradores para atividades sociais e capacitação em Manaus

11 horas atrás

Governo do Amazonas cede ELO Cajual à Associação de Moradores para ações sociais e educativas no bairro Santa Luzia

11 horas atrás

Governo do Amazonas prevê lançamento do PDIF Amazonas no primeiro semestre de 2026 com calendário definido pelo Niffam

13 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre dois desaparecidos em Manaus

13 horas atrás

Câmara Setorial do Turismo realiza 142ª reunião e apresenta Observatório da Cultura do Centro de Manaus com calendário para 2026

13 horas atrás

Sine Amazonas divulga 193 vagas de emprego com atendimento das 8h às 14h nesta quinta-feira

13 horas atrás
Orquestra de Violões do Amazonas apresenta repertório natalino a cerca de 200 estudantes na EETI Gonçalves Dias
Amazonas recebe 18.800 doses de vacina contra VSR para gestantes e proteção de recém-nascidos
Detran-AM flagra caminhão com carga deslocada e várias irregularidades na zona norte de Manaus
‘Cantinho Literário’ fortalece leitura e promove inclusão cultural entre crianças ribeirinhas em Alvarães
Projeto Cantinho Literário amplia leitura e reforça vínculo com a cultura amazônica em Nogueira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?