Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em Manicoré e Codajás, FVS-RCP realiza treinamento em hemoparasitas para reduzir tempo de diagnóstico de doenças
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Em Manicoré e Codajás, FVS-RCP realiza treinamento em hemoparasitas para reduzir tempo de diagnóstico de doenças
Governo do Estado

Em Manicoré e Codajás, FVS-RCP realiza treinamento em hemoparasitas para reduzir tempo de diagnóstico de doenças

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 8 de junho de 2022
3 Min Lidos
Compartilhar

Profissionais de saúde de Manicoré e Codajás recebem capacitação em hemoparasitas até sábado (11/06) – FOTO: Divulgação/FVS-RCPPara promover a capacitação no diagnóstico de hemoparasitas de doenças como malária, filariose e doença de Chagas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até este sábado (11/06), uma visita técnica aos municípios de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus) e Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus).
Há 40 minutos
Por Agência Amazonas

Capacitação acontece até este sábado (11/06)

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os treinamentos realizados simultaneamente nos municípios de Codajás e Manicoré fortalecem o diagnóstico rápido. “Com as coletas realizadas com qualidade e com a identificação imediata, é possível antecipar o tratamento de pacientes e reduzir o tempo desses diagnósticos nos municípios que recebem essa capacitação”, ressalta Tatyana.

A capacitação é realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) da FVS-RCP, com objetivo de capacitar agentes de endemias e agentes comunitários de saúde que atuam em laboratórios nos municípios, para atividades que garantam a qualidade no diagnóstico de hemoparasitas.

Hemoparasitas

O parasitismo é uma interação ecológica que acontece entre diferentes espécies, uma parasita e uma hospedeira, na qual a espécie parasita se associa ao seu hospedeiro, causando-lhe prejuízos. Estes organismos podem ser classificados como ectoparasitas quando vivem na área externa do hospedeiro, ou ainda como endoparasitas ao se alojarem dentro da espécie hospedeira.

“A capacitação dos profissionais de saúde é fundamental para a assistência dos pacientes nas atividades realizadas em hemoparasitas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são elementos essenciais para o controle da doença na região amazônica, já que essas atividades precisam de um profissional treinado, visando qualidade no diagnóstico”, explica Ruth Cruz, gerente de endemias do Lacen-AM.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico da FVS-RCP é o (92) 3182-8510.

Alguns endoparasitas pertencem ao grupo dos helmintos, como por exemplo os vermes causadores da teníase (Taenia solium e Taenia saginata). Outros endoparasitas pertencentes aos grupos de protozoários e bactérias podem também ser considerados como hemoparasitas ou hematozoários.

Tags:CodajásGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoManausManicoréWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas moderniza iluminação pública na área externa do Complexo Hospitalar Sul

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
13 de dezembro de 2024
Governo do Amazonas

Equipe de wrestling brilha e delegação amazonense chega a nove medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Ajuda humanitária: Governo do Amazonas distribui quase 4 mil cestas básicas em Unidades de Conservação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Arsepam realiza visita técnica à construção da Usina Termelétrica (UTE) Manaus I

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Feirão Amazonas Meu Lar gerou R$ 55 milhões em vendas de unidades habitacionais com subsídio estadual, até o momento

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
Governo do Amazonas

Seas tem programação dedicada ao Dia da Consciência Negra nos Centros de Convivência

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
19 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?