Há 51 minutos
Por Agência Amazonas
Torcedores do Caprichoso e Garantido acompanharam as três noites de festa na praça que emoldura o cartão-postal da cidade
A ação inédita reuniu mais de 1.800 pessoas nas três noites do festival, que iniciou na sexta-feira (24/06). FOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaA terceira e última noite do 55° Festival Folclórico de Parintins, no domingo (26/06), fez lotar o Largo de São Sebastião, em Manaus, onde foi transmitido, ao vivo, todo o evento. A ação inédita reuniu mais de 1.800 pessoas nas três noites do festival, que iniciou na sexta-feira (24/06). As transmissões aconteceram 30 minutos antes dos espetáculos em Parintins e seguiram madrugada adentro com a presença dos torcedores do Caprichoso e Garantido.
A iniciativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) integrou o Circuito +Cultura, pacote de programação alternativa gratuita para os brincantes no período do festival na Ilha Tupinambarana.
O secretário titular da pasta, Marcos Apolo Muniz, enfatiza que a transmissão no Largo de São Sebastião atendeu os pedidos daqueles que não conseguiram ir para o festival.
“O governador Wilson Lima determinou que fosse providenciado um telão para transmissão no Largo, que é o palco de diversas manifestações artísticas e culturais, e o Festival Folclórico de Parintins não poderia ficar de fora. O público pôde ver ao vivo todos os detalhes das apresentações dos bois. Com certeza o evento entrou para história do festival e deve continuar pelos próximos anos”, adianta Apolo.
FOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaFOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaFOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaRegras no Largo
FOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaFOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaFOTOS: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaAssim como acontece na Arena do Bumbódromo, em Parintins, no Largo de São Sebastião algumas regras foram criadas pelos próprios brincantes: no momento da apresentação de um boi, os torcedores ocupam as cadeiras posicionadas em frente ao telão e os brincantes do contrário permanecem em total silêncio. Ao final do espetáculo, os torcedores do outro boi assumem as cadeiras para assistir à transmissão.
O estudante Emanuel Grieco, morador da Cachoeirinha, conta que, no primeiro dia de transmissão em Manaus, apenas três amigos o acompanharam, no entanto, o grupo cresceu no decorrer do festival e chegou a reunir mais de dez pessoas de vários bairros da cidade. Mesmo com o término da temporada bovina, o estudante, que se declara apaixonado pelo Boi Caprichoso, vai seguir com o grupo, batizado de “Item 19 do Largo”.
“A cada dia aumenta o número da galera que vai se formando, e a gente espera mesmo é que o governo dê continuidade, para que quem não consegue ir para a Ilha possa assistir a este grandioso festival que representa toda a nossa cultura e diversidade amazônica”, disse Emanuel.
Do lado contrário, a amazonense Sihame Araújo conta que ficou sabendo da iniciativa pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam) e se organizou com a família para assistir o Garantido, ao vivo, no Largo. “Como eu já fui ao festival em Parintins e já senti o frio na barriga. A gente chora, se emociona, e aqui (Largo de São Sebastião) é a mesma coisa”, conta.
Cartão-postal
A montagem da estrutura em um dos locais mais frequentados por amazonenses e turistas, o Largo de São Sebastião, que tem ao fundo o Teatro Amazonas, contribuiu com o sucesso do evento. A autônoma, Andrea Paes Barreto, que mora no bairro do Japiim, destaca que aos finais de semana, o espaço público é frequentado por ela e a família. A transmissão do festival no local foi mais um atrativo.
“Estou curtindo a parte da cultura, nós amazonenses gostamos muito, está no sangue. Tive minha criação aqui (Largo) e hoje trago a minha família, minha filha, meu esposo. Uma noite maravilhosa”, disse a torcedora do Boi Azul.
Com a mesma intenção de se divertir, a funcionária pública Isis Gama saiu cedo de casa no bairro da Paz, com o marido, para garantir um bom lugar.
“Primeira vez que venho assistir à transmissão no Largo, e a gente chega próximo do que sente em Parintins. A ideia é sensacional porque, querendo ou não, aproxima os turistas que estão em Manaus da experiência do espetáculo em Parintins”, disse Isis, apaixonada pelo Boi de Coração na Testa.