Objetivo é qualificar os prestadores de serviço para o Fecani
FOTO: Rayanna Simões/AmazonasturO workshop “Bem Receber” chegou à calha do médio Amazonas na quarta-feira (27/07), na cidade Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Além de desenvolver o turismo no interior do estado, o workshop realizado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) visa qualificar os prestadores de serviços que irão atuar no Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), que acontece na primeira semana de setembro.
Mais de 100 profissionais participaram do workshop, ministrado em forma de palestras pela Singulari Consultoria, empresa amazonense com expertise internacional com foco em desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças. As inscrições foram realizadas pela Secretaria de Cultura e Turismo de Itacoatiara e a atividade aconteceu na sede do Sebrae.
Para a Diretora de Desenvolvimento e Turismo, Emmanuelle Pampolha, o curso tem foco em toda cadeia turística do município.
“Esse curso tem como objetivo levar aos municípios a qualificação do atendimento aos turistas, antes de grandes festividades. Já realizamos o curso em Manacapuru, Manaus, Parintins e agora em Itacoatiara, antes de acontecer o Fecani. O projeto é focado em toda cadeia turística, como bares, restaurantes, meios de hospedagem, transportadoras, enfim, todos que atendem o turista diretamente e indiretamente”, afirmou.
O método do workshop consiste em duas horas de palestras com vídeos, dinâmicas e atividades práticas sobre a qualidade dos serviços turísticos. Foram duas turmas compostas de atendentes de hotéis, bares, restaurantes, lanchonetes, comércio em geral, atendentes de portos e aeroportos; vendedores; garçons; artesãos; guias de turismo e de pesca; pilotos, licenciadas, permissionários de feiras e mercados; camareiras, dentre outros.
A artesã Maria do Carmo destaca que o workshop foi o incentivo que estava faltando para focar em seu novo projeto de crochê e bordado.
“Essas duas horas de curso foi o que eu estava precisando para focar no meu empreendimento. Meu projeto é voltando para crochê, vasos e biscuit, algo bem manual e antes eu fazia por hobby e agora vi que posso transformar em um trabalho, através de um bom preparo, com qualidade, um bom atendimento. Eu não só gostei do workshop, como aprendi e posso repassar para minhas amigas artesãs”, disse.
As próximas edições beneficiarão os municípios do interior em datas que antecedem as grandes comemorações locais como: Temporada de Pesca Esportiva, em Barcelos; Festival do Guaraná, em Maués; e a Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo.
Certificação
Além do workshop, também foram entregues certificados do Curso de Qualificação Profissional em Agente de Informações Turísticas, oferecido por meio do termo de cooperação técnica com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o qual disponibiliza cursos gratuitos de qualificação voltados para o público que trabalha com turismo no interior do Amazonas.
O post Em Itacoatiara, Amazonastur realiza quarta edição do Workshop ‘Bem Receber’