Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos
Governo do Amazonas

Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Município recebeu um detalhamento topográfico da cidade, instalação de monitor de qualidade do ar e oficina para monitoramento hidrológico

Foto: Divulgação/SEMA

Nesta terça-feira (30/07), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) deu continuidade aos trabalhos para monitoramento e gestão de recursos hídricos no Amazonas. O município beneficiado, desta vez, foi Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), com uma oficina de implementação do Sistema de Alerta Precoce, com detalhamento topográfico da cidade e instalação de um monitor de qualidade do ar.

A oficina de implementação do Sistema de Alerta Precoce foi organizada em parceria com a Agência Nacional de Águas e saneamento (ANA), dando prosseguimento em Lábrea (a 702 quilômetros) nesta quarta-feira (31/07). O Sistema aplicado no Amazonas contempla as bacias do rio Madeira, Alto Purus e Alto Juruá.

“A SEMA vem articulando reuniões com os atores públicos locais para entender os principais gargalos do monitoramento e oferecer subsídios para implementação do sistema de monitoramento hidrológico para essas bacias”, explicou o gestor da Assessoria de Recursos Hídricos (Asshid) da SEMA, Maycon Castro.

O Sistema de Alerta Precoce objetiva monitorar toda a calha de um rio, desde as nascentes até seu término. O monitoramento é integrado com a Intervenção Trinacional Bolívia – Brasil – Peru, executado no âmbito do Projeto Bacia Amazônica – Implementação do Programa de Ações Estratégicas da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Foto: Divulgação/SEMA

Mapeamento regional

Também em Humaitá, ocorreu uma reunião com a Secretaria de Obras do município. Na ocasião, a SEMA apresentou os produtos gerados a partir do Mapeamento de Precisão da região. Foram expostos os produtos cartográficos de alta resolução espacial, com detalhamento topográfico da cidade.

Segundo o gestor, a topografia de detalhe entregue facilitará a implementação de uma REDE de drenagem, além de outras infraestruturas públicas no âmbito municipal, permitindo que o município se planeje melhor nessas ações.

“Esse produto vai auxiliar no sistema de drenagens urbanas e outros tipos de obras, como a disposição de resíduos, esgotamento sanitário. Vale frisar também que esse nível de mapeamento tem um custo muito alto para o município e a SEMA conseguiu entregar sem custo nenhum”, explicou.

Qualidade do Ar

Durante os trabalhos, por meio da Defesa Civil do Amazonas, foi instalado um medidor de qualidade do ar no município. O equipamento fornece dados de observação da quantidade de material particulado presente no ar, estimada pelo equipamento através de dois canais de lasers.

Foto: Divulgação/SEMA

Humaitá é o 13º município a receber o aparelho, que já foi instalado em Autazes, Careiro Castanho, Codajás, Itapiranga, Manaquiri, Maraã, Nhamundá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará.

O Governo do Estado planeja expandir a REDE de monitoramento para todos os municípios do interior, criando uma base de dados robusta que contribuirá para o planejamento e a execução de políticas ambientais mais eficazes.

O post Em Humaitá, Sema faz oficinas de implementação, monitoramento e gestão de recursos hídricos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasAutazesCareiroCodajásHumaitáItapirangaJuruáLábreaManaquiriManausMaraãmeio ambienteNhamundáPresidente FigueiredoRio Preto da EvaSão Sebastião do UatumãSilvesUrucará
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Pedro Nunes, atleta apoiado pelo Governo do Amazonas, inicia preparação em Portugal para a estreia nas Olimpíadas
Próximo artigo Mais de 200 alunos do Ceti Gilberto Mestrinho participam do 1° Aulão Presencial de 2024

Mais notícias desta categoria

Arena Poliesportiva Estrela é entregue em Compensa e receberá programas esportivos e de saúde com investimento de R$ 2,7 milhões

12 horas atrás

Governo do Amazonas entrega Arena Poliesportiva Estrela revitalizada na Compensa e amplia opções de esporte comunitário

13 horas atrás

Redução de crimes no Carnaval do Amazonas e aumento de apreensões de drogas, informa SSP-AM

14 horas atrás

Espaço acessível no Sambódromo de Manaus garante acesso a pessoas com deficiência no Carnaboi 2026

15 horas atrás

Carnaval do Povão movimenta zonas norte e leste de Manaus com programação gratuita de 20 a 22 de fevereiro

15 horas atrás

Cinema de Arte exibe três curtas de Fábio B. Reis no Cine Teatro Guarany nesta sexta

16 horas atrás

Toada Kids leva itens mirins e programação infantil ao Largo de São Sebastião em 22/02 no Carnaval na Floresta 2026

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 172 vagas de emprego com atendimento na Galeria+ nesta sexta-feira e orientações para candidatos

16 horas atrás

Programa de Vigilância Baseada em Risco inspecionará 466 propriedades do Amazonas até junho de 2026 para manter status livre de febre aftosa

16 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas convoca 600 aprovados para entrega de documentos até 25 de fevereiro em Manaus

16 horas atrás

Detran-AM e Eptran abrem 800 vagas mensais em cursos gratuitos EaD na plataforma digital

16 horas atrás

Programa Ciência na Escola destina R$ 6,51 milhões para apoiar até 700 projetos em escolas do Amazonas

19 horas atrás
Governo do Amazonas lança aplicativo da Campanha Nota Fiscal Amazonense
SES-AM registra 55.367 atendimentos de urgência e emergência em Manaus durante o Carnaval
Carnaval na Floresta 2026: SES-AM registra 55,3 mil atendimentos de urgência e emergência na rede estadual, entre 12 e 17 de favereiro
Mutirão de cirurgia de catarata realiza 430 procedimentos em três edições e segue em Parintins
Parintins recebe terceiro mutirão de cirurgia de catarata, parceria entre o programa Opera+ Amazonas e o projeto Novo Olhar
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?