Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano
Governo do Amazonas

Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Na nova unidade serão realizadas pequenas cirurgias para retirar lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Com obras em fase de conclusão, o Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) deve ser inaugurado ainda este ano. Construído anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), a unidade, segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, é um dos maiores avanços no enfrentamento ao câncer de colo uterino no Estado.

Nayara Maksoud explicou que um plano de ação foi elaborado pela SES-AM para o funcionamento do Cepcolu, especialmente com a disponibilização de profissionais que irão atuar na unidade, que deverá, segundo ela, atender mulheres do interior e da capital.

O espaço será exclusivo para realização de procedimentos de conização, que é uma pequena cirurgia para retirar lesões pré-malignas do colo do útero, evitando a evolução para o câncer.

“O Cepcolu vai dar uma resposta efetiva com a resolutividade aos casos de câncer de colo de útero. A construção dessa importante unidade faz parte dos investimentos feitos pelo Governo do Amazonas com o propósito de aumentar o acesso da população aos serviços da REDE pública de saúde”, disse Maksoud, destacando que a obra faz parte do Programa saúde Amazonas.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

visita técnica

Na manhã desta segunda-feira (12/08), a secretária Executiva do fundo estadual de saúde (SEFES), Nívia Harb, acompanhou uma visita técnica às obras do Cepcolu, junto com o secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo. Também participaram, a gerente do serviço de Ginecologia da FCecon, ginecologista Mônica Bandeira, e o deputado estadual Delegado Péricles (PL), responsável por emenda parlamentar de R$ 2 milhões para as obras.

Na ocasião, o secretário Marcellus Câmpelo destacou que a UGPE está prestando apoio técnico para a conclusão das obras do Cepcolu. Ele adiantou que as obras avançam e, assim que concluírem, a FCecon inicia o processo de instalação dos equipamentos, mobiliário e identidade visual.

“Essa obra, que tem à frente o governador Wilson Lima, é de extrema importância para o Amazonas, pois aumentará em sete vezes a capacidade de realização de cirurgias de conização na REDE pública, um passo crucial para o tratamento do câncer do colo do útero na região”, disse Marcellus.

Foto: Evandro Seixas / SES-AM

Cepcolu

A unidade será um hospital-dia com quatro consultórios, quatro salas cirúrgicas e um anfiteatro para treinamentos. A projeção, disse a médica Mônica Bandeira, é aumentar o número de conizações com a criação do Cepcolu.

“Queremos, no mínimo, sair de 500 para 3.200 conizações ao ano, além de agilizar realmente, de forma muito rápida, a realização desses procedimentos. Desta forma, estaremos evitando o câncer de colo uterino e pagando uma dívida histórica que o estado tem com essas mulheres e suas famílias”, afirmou Bandeira, lembrando que a FCecon é a unidade referência no Sistema Único de saúde (SUS) para a realização do procedimento em todo o Amazonas.

De acordo com dados da FCecon, no primeiro trimestre de 2024, 138 mulheres já foram submetidas à conização na Fundação. De 2019 até março de 2024, foram realizadas 2.488 conizações.

O post Em fase de conclusão das obras, Centro de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero será entregue ainda este ano apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Bumbá Espalha Emoção, Quadrilha do Bairro de Lourdes e Pássaro Jaçanã são campeões do 19º Festival do Mocambo
Próximo artigo FCecon premia projetos de iniciação científica

Mais notícias desta categoria

Cosama entrega 50 mil copos e instala pontos de hidratação no Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

5 horas atrás

Técnica de Adubação com Preparo de Áreas é tema de curso da Sepror para 20 produtores em Rio Preto da Eva

5 horas atrás

Saúde AM Digital amplia telessaúde em Santa Isabel do Rio Negro e atende mais de 14 mil moradores

6 horas atrás

Rafaela Nascimento fica com o vice-campeonato mundial de Jiu-Jitsu No-Gi e representa projeto Jovens Embaixadores no Ibirapuera

6 horas atrás

FVS-RCP realiza testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites na zona leste de Manaus durante Governo Presente

6 horas atrás

Governo Presente levou mutirão de serviços ao Puraquequara e ampliou acesso da zona rural a serviços essenciais

6 horas atrás

Governo Presente abre calendário de 2026 em Manaus e leva serviços a áreas urbana, rural e ribeirinha

6 horas atrás

Esquenta SQNMao 2026 reúne feira, oficinas e celebra três anos da Quadrinhoteca na Biblioteca Pública do Amazonas

6 horas atrás

Central Integrada de Fiscalização inspeciona seis bares e adegas em Manaus durante operação da SSP-AM

7 horas atrás

Teia Amazonas reúne pontos de cultura no Amazonas e aprova propostas para o Plano Nacional de Cultura Viva

7 horas atrás

Governo do Amazonas entrega títulos e avança na regularização fundiária para mil famílias em Manaus

7 horas atrás

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

1 dia atrás
Hospital Municipal Antônio Maia Barbosa terá ampliação para 20 leitos e centro cirúrgico com entrega prevista em março
Prosai vai fortalecer o turismo em Parintins, ao transformar parques e praças em polos de convivência
Prosai vai requalificar parques e praças em Parintins para fortalecer o turismo e a economia municipal
Governo do Amazonas entrega cadeiras de rodas e incentivos sociais em ação no Careiro da Várzea nesta sexta
No Careiro da Várzea, governador Wilson Lima realiza entregas sociais e fortalece o setor primário
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?