Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em evento nacional, diretor da FCecon fala de avanços no tratamento do câncer no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Em evento nacional, diretor da FCecon fala de avanços no tratamento do câncer no Amazonas
Governo do Estado

Em evento nacional, diretor da FCecon fala de avanços no tratamento do câncer no Amazonas

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 30 de abril de 2022
4 Min Lidos
Compartilhar


Há 23 minutos
Por Agência Amazonas

O 12º Fórum Nacional Oncoguia é considerado um dos maiores eventos do Brasil sobre Oncologia

FOTOS: Laís Pompeu/FCeconO diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), mastologista Gerson Mourão, palestrou, na noite da sexta-feira (29/04), no 12º Fórum Nacional Oncoguia, um dos maiores eventos do Brasil sobre oncologia. Em sua apresentação, o médico abordou os avanços no tratamento oncológico oferecido à população amazonense.

O 12º Fórum Nacional Oncoguia é realizado pela organização não governamental Oncoguia, criada em 2009 por um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes de câncer. A instituição tem o objetivo de ajudar o paciente oncológico por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy.

Acesso – Gerson Mourão participou da mesa “Quando o acesso ao cuidado mais efetivo é possível”, com profissionais e gestores de saúde de São Paulo, Maranhão e Santa Catarina.

O mastologista destacou os avanços ocorridos na FCecon nos últimos três anos, como a redução do tempo de espera para o início do tratamento do câncer de mama. Com a implantação do projeto de Serviço de Navegação, em 2019, no qual enfermeiras navegadoras estão bem próximas das pacientes durante o tratamento, foi reduzido de 90 para 30 dias o tempo de espera para uma paciente dar entrada na Fundação e passar pela cirurgia nas mamas.

Mourão destacou ainda a mudança ocorrida em Manaus quanto à realização de biópsias para o diagnóstico do câncer de mama, antes concentrada na FCecon. Desde fevereiro de 2022, as biópsias nas mamas são realizadas no Serviço Municipal de Diagnóstico de Mama (SDM), da Prefeitura de Manaus, o que agiliza o diagnóstico de câncer. As pacientes que têm biópsias com malignidade confirmada são encaminhadas à Fundação Cecon.

Projetos – A construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu), que será anexo à FCecon, foi outro tema abordado. O centro já teve as obras iniciadas e será destinado à realização de conizações, pequenas cirurgias que tratam lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva.

O projeto de endoscopia terapêutica com inteligência artificial, ferramenta que permite retirar lesões suspeitas de câncer no intestino com melhor visualização das imagens e avisos sonoros quando o aparelho detecta essas lesões, e o projeto de tecnologia que a Fundação está se mobilizando para implementar, foram outros temas abordados pelo diretor-presidente da FCecon, durante a palestra.

“A gestão é muito importante, mas é preciso ter coragem de inovar”, destacou Gerson Mourão. “É preciso ter o apoio dos nossos servidores, da nossa população e o apoio político, e estamos conseguindo. Não podíamos agir como se agia há 20, 30 anos. Nós tínhamos que olhar o que estava diante de nós e pensar em algo novo. E foi o que fizemos”.

Fórum – O 12º Fórum Nacional Oncoguia reuniu especialistas em Oncologia de todo o Brasil, de terça a sexta-feira (26 a 29 abril. O conteúdo é gratuito e pode ser acessado no site https://www.forumoncoguia.org.br.

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadointeligência artificialManausPrefeitura de ManausWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 12 mil atendimentos na 2ª edição do ‘Manaus Mais Cidadã 2025’, na zona Oeste

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025

Prefeitura intensifica serviços de contenção em rip-rap na avenida Brasil

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus avança com recuperação viária no bairro Parque 10

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus atende solicitação de moradores e recupera rua do bairro Flores com asfalto

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica no bairro Aleixo

Por Redação Informe Digital
10 de maio de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida celebra Dia das Mães com idosos em evento marcado por emoção e solidariedade

Por Redação Informe Digital
9 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?