Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em debate na Câmara, especialistas defendem uso seguro da IA na saúde; assista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Em debate na Câmara, especialistas defendem uso seguro da IA na saúde; assista
Nacional

Em debate na Câmara, especialistas defendem uso seguro da IA na saúde; assista

8 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

07/08/2025 – 11:29  

YouTube

A Comissão de saúde da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública, nesta terça-feira (5), para discutir um projeto de lei que trata da regulamentação do uso da inteligência artificial (IA) na área da saúde. O encontro reuniu deputados, representantes do Ministério da saúde e especialistas do setor de tecnologia médica.

A inteligência artificial já é usada na medicina para apoiar diagnósticos e auxiliar em cirurgias com o uso de robôs. A expectativa é que, no futuro, a tecnologia transforme o cuidado com os pacientes e a própria indústria da saúde.

Regras claras
Durante o debate, Fernando Silveira Filho, da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para saúde, destacou que a criação de regras claras PODE trazer mais segurança para todos os envolvidos e incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas no Brasil.

“A inteligência artificial em saúde já é algo em uso há bastante tempo. De qualquer maneira, o fato de termos um marco legal estabelecido no país tem como vantagem trazer um norte bastante claro para todos os agentes envolvidos nesse processo”, afirmou.

Monitoramento constante
Representando o Ministério da saúde, Ana Estela Haddad alertou para a necessidade de monitoramento constante do uso da tecnologia. Segundo ela, a regulamentação sozinha não é suficiente, pois os avanços acontecem rapidamente.

Ela defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2338/23, que prevê o acompanhamento durante todo o ciclo de vida da inteligência artificial. Segundo Ana Estela, isso é importante para identificar riscos, prevenir falhas e corrigir possíveis distorções.

Atividades repetitivas
O deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO), que participou da audiência, defendeu o uso da IA como forma de otimizar o tempo dos profissionais de saúde.

Para ele, atividades repetitivas, como o registro de dados e decisões burocráticas, podem ser feitas com apoio de algoritmos. “E deixar o profissional de saúde para aquilo que mais importa, que é de forma humana dar a assistência adequada ao paciente.”

O projeto segue em análise na Câmara.

Reportagem – Silvério Rios
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Julho tem aumento de 11% no volume de atendimentos da prefeitura em licenciamento urbano
Próximo artigo Comissão aprova projeto que permite organizações sociais no atendimento a pessoas com deficiência

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

3 dias atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

3 dias atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

5 dias atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

6 dias atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

7 dias atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

1 semana atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

1 semana atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

1 semana atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

1 semana atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

2 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

2 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

2 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?