Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em cinco anos de atuação, Sect já beneficiou mais de 5 mil famílias no estado com título definitivo de propriedade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em cinco anos de atuação, Sect já beneficiou mais de 5 mil famílias no estado com título definitivo de propriedade
Governo do Amazonas

Em cinco anos de atuação, Sect já beneficiou mais de 5 mil famílias no estado com título definitivo de propriedade

1 ano atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

A previsão é regularizar mais de 10 mil imóveis até 2026

Foto: Arquivo/Sect

A Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), criada na gestão do governador Wilson Lima, completou cinco anos de atuação no dia 15 deste mês, somando mais de 5 mil títulos definitivos de propriedade de imóvel emitidos, beneficiando cerca de 25 mil pessoas, na capital e no interior. A previsão é de que, até 2026, sejam emitidos mais 5.020 títulos, chegando à soma total de 10.020 imóveis regularizados.

A regularização fundiária integra as ações do Amazonas Meu Lar, o maior programa habitacional do estado, pelo qual já foram concedidos 18,5 mil títulos definitivos de imóveis, desde 2019. O documento é importante, explica a secretária da Sect, Renata Queiroz, porque dá segurança jurídica às famílias.

“Abre a possibilidade para que o proprietário obtenha crédito para construção, reforma ou ampliação. Também assegura o direito à herança legal e contribui para a valorização da propriedade. No caso dos produtores rurais, por exemplo, permite o acesso à licença ambiental, crédito e financiamento”, destacou Renata Queiroz.

Foto: Arquivo/Sect

Os processos de regularização fundiária, segundo ela, ganharam fôlego na atual administração, pela priorização que o governador Wilson Lima tem dado à questão, ampliando o acesso do cidadão ao serviço oferecido pela Sect. A estratégia adotada tem sido a divulgação maciça da importância da regularização e a oferta dos serviços mais próximo das pessoas, através do Governo Presente, programa que é realizado aos sábados, cada edição em uma zona da cidade.

Além disso, conforme destaca Renata Queiroz, desde o ano passado a Sect vem fazendo um trabalho muito integrado à Corregedoria do Tribunal de justiça do Amazonas, com a qual assinou termo de cooperação técnica, dando agilidade na tramitação dos processos, com a implantação do Programa Permanente de Gestão Fundiária e Sustentabilidade da Amazônia.

Como resultado dessa atuação conjunta e dos trabalhos de divulgação, somente este ano, já foram expedidos 352 títulos definitivos, beneficiando tanto a capital e municípios, como NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus) e Distrito de Caburi, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

Foto: Arquivo/Sect

Capital

No Conjunto Boas Novas, localizado no bairro Cidade Nova, seguem os trabalhos de regularização fundiária com equipes técnicas atuando na continuidade do processo de regularização de propriedades.

Durante o mês de novembro, assistentes sociais, topógrafos e vistoriadores de imóveis percorrerão casa a casa para realizar a atualização cadastral, fundamental para o andamento da regularização e titulação das propriedades.

O objetivo é concluir o cadastramento necessário para o registro do título definitivo de propriedade. A meta é emitir mil títulos definitivos até o final deste ano.

Interior

As equipes da Sect estão trabalhando ativamente no processo de regularização de imóveis no interior. Em NOVO Airão, mais 500 lotes deverão ser regularizados até o final do ano e a meta é alcançar 1500 lotes até 2026.

Em Parintins, estão em andamento os trabalhos para a emissão de 113 títulos, para moradores das comunidades Pascoal Allagio e Distrito de Caburi. Em Manicoré (a 332 quilômetros da capital), a Sect realiza a atualização cadastral para o processo de regularização fundiária de propriedades rurais.

“Os trabalhos também estão em andamento em Itacoatiara e Urucurituba (a 176 e 208 quilômetros da capital, respectivamente), com as visitas de campo das equipes de Serviços Social, que estão realizando o levantamento socioeconômico”, informa a secretária.

Atendimento

De janeiro a setembro deste ano, a Sect já realizou 11.447 atendimentos, um acréscimo de 43% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2023, foram realizados 7.994 atendimentos. A ampliação do número de atendimentos, na avaliação da secretária Renata Queiroz, deve-se às ações que vêm sendo implementadas pelo governador Wilson Lima, para ampliar o acesso aos serviços. “Passamos de 408 atendimentos em janeiro, para uma média de mil a 1.500 ao mês”, compara.

Para ser atendido na Sect, basta agendar através do whatsapp 92 98639-8058, por onde a equipe do órgão faz a triagem das opções disponibilizadas para atender a demanda dos requerentes. O principal serviço oferecido no órgão é o de abertura de processo para regularização fundiária em áreas de domínio do estado, que PODE ser requerido por todo cidadão maior de idade que ocupa uma terra pública há mais de 5 anos. O amparo ocorre por meio da Lei 3.804, de 29 de Agosto de 2012.

Foto: Arquivo/Sect

Além de novos cadastros para solicitação de título definitivo de propriedade estadual, as equipes da Sect atendem, também, consultas de processos já existentes e fornecem orientações e informações sobre os documentos necessários para os serviços de regularização, em caso de imóveis rurais e urbanos.

Em geral, os documentos solicitados são: RG e CPF; recibo de compra e venda de terreno ou outro documento que comprove a posse ou declaração de vida e residência; comprovante de residência da área solicitada (água, luz ou IPTU); certidão de casamento/divórcio; certidão de nascimento de filho(s) menor(es); instrumento público com validade de um ano; e comprovante de renda familiar. Os viúvos(as) devem apresentar atestado de óbito do cônjuge.

O post Em cinco anos de atuação, Sect já beneficiou mais de 5 mil famílias no estado com título definitivo de propriedade apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonascapaGoverno do AmazonasItacoatiaraManausManicoréNovo AirãoParintinsUrucurituba
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Vara Única de Boca do Acre inicia Ciclo de Palestras para orientar sobre a proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes
Próximo artigo Evento apoiado pelo Governo do Amazonas incentiva a participação de meninas na ciência

Mais notícias desta categoria

Mobilização amplia ação de prevenção em saúde da FVS durante na Semana do Exército

13 horas atrás

Policiais militares auxiliam cadeirante em via íngreme e garantem deslocamento com segurança na zona norte de Manaus

13 horas atrás

Corpo de Bombeiros realizou mais de 20 mil atendimentos no Amazonas em 2025

13 horas atrás

Mais de 22 mil carteiras de identidade emitidas pela SSP-AM seguem esquecidas nos PACs

13 horas atrás

Com novos óculos e exames, pacientes destacam acesso facilitado à saúde em Manaus

13 horas atrás

PC-AM e PCPA prendem homem envolvido no homicídio de dois irmãos ocorrido no bairro Alvorada

13 horas atrás

Aplicativo SSP Cidadão: Já disponível para download, plataforma digital vai tornar mais rápido o atendimento ao cidadão

2 dias atrás

Governo do Amazonas e BID alinham próximas etapas da implementação do projeto Sirwash, em Presidente Figueiredo

2 dias atrás

UGPE atende com foco na certificação de beneficiários do Prosai em Parintins, incluindo colaboradores do programa

2 dias atrás

Cineteatro Guarany recebe mostra retrospectiva do cineasta amazonense Juan Lopes

2 dias atrás

Sema realiza soltura de mais de 2,5 mil quelônios no sul do Amazonas

2 dias atrás

Detran-AM abre 70 vagas para o curso de Reciclagem para Condutor Infrator

2 dias atrás
Sejusc inaugura espaço de cidadania para crianças e adolescentes atendidos no Ciaca
Arsepam regulariza 31 ônibus do transporte rodoviário intermunicipal
FVS-RCP fortalece enfrentamento à malária com capacitação e apoio a ações em território indígena no sul do Amazonas
Governador interino Roberto Cidade empossa novos defensores públicos e reforça atuação da DPE no interior do Amazonas
Governador interino Roberto Cidade inaugura cinco câmaras hiperbáricas e amplia serviço de alta complexidade no Hospital Delphina Aziz
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?