Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em Brasília, Sema preside Comitê Nacional Tripartite e participa de reuniões estratégicas sobre regularização ambiental
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em Brasília, Sema preside Comitê Nacional Tripartite e participa de reuniões estratégicas sobre regularização ambiental
Governo do Amazonas

Em Brasília, Sema preside Comitê Nacional Tripartite e participa de reuniões estratégicas sobre regularização ambiental

10 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Secretaria também contribuiu nas discussões do Conama e do Plano de Ação do cadastro ambiental rural

Foto: Divulgação/Abema

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) teve atuação de destaque em grandes agendas ambientais nacionais – a 29ª Reunião da Comissão Tripartite Nacional (CTN), a 146ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), além de debates sobre o Plano de Ação do cadastro ambiental rural (CAR).

Os eventos foram realizados em Brasília, na terça-feira (10/06). Representada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a SEMA presidiu os trabalhos da Comissão Tripartite e participou como membro conselheiro dos debates no Conama.

Foto: Tiago Di Lucas/AL

“A participação ativa do Amazonas nessas instâncias reafirma o papel do nosso compromisso com a cooperação federativa. A UNIÃO entre Municípios, Estados e UNIÃO é fundamental para políticas públicas que protejam o meio ambiente e melhorem a vida das pessoas, mostrando que desenvolvimento e sustentabilidade não são opostos, mas aliados”, afirmou o secretário.

As agendas foram organizadas pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Comissão Tripartite Nacional

A CTN é um órgão de diálogo e articulação entre a UNIÃO, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), desenvolvendo seu trabalho de acordo com uma lógica de consenso.

Durante a reunião da Comissão Tripartite, foi apresentada uma versão reformulada da proposta de orientações para a destinação dos recursos da compensação ambiental às Unidades de Conservação. A nova proposta, construída com base nas contribuições dos entes federativos, foi dividida em dois documentos complementares, que visam garantir maior clareza e efetividade na aplicação dos recursos.

Outro tema central foi a avaliação do Projeto de Lei nº 2.159/2021 (Lei Geral do Licenciamento Ambiental), que propõe alterações no licenciamento ambiental e foi recentemente aprovado pelo Senado Federal. O encontro buscou ouvir os entes federativos sobre os impactos do projeto para a estrutura do Sisnama e para a efetividade das políticas ambientais no país.

Foto: Divulgação/Abema

Comissão Nacional de Meio Ambiente

Na reunião do Conama, a SEMA, como papel de membro do conselho, acompanhou temas como a proposta de resolução que estabelece critérios, tanto técnicos quanto de transparência, para a autorização de supressão de vegetação nativa em propriedades rurais.

Também foram analisadas a atualização das regras de cadastramento das entidades ambientalistas no Cadastro Nacional (CNEA), a moção de apoio ao Projeto de Lei nº 3.093/2021, que proíbe a exportação de animais vivos para abate no exterior, e a criação de grupos assessores para desenvolver um Código de Ética e um Cadastro Científico do Conama.

Foto: Tiago Di Lucas/AL

ADPF 760

Também teve uma reunião com o Governo Federal e com secretarias de Meio Ambiente Estaduais no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 760, promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para aprimoramento e efetiva implementação do cadastro ambiental rural (CAR).

A arguição foi relatada pelo ministro Luís Roberto Barroso, com complementação do ministro Flávio Dino (ADPF 743). Trata-se de uma ação que busca a garantia do cumprimento da Constituição na proteção do meio ambiente, especialmente no que diz respeito ao Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento da Amazônia Legal.

O post Em Brasília, Sema preside Comitê Nacional Tripartite e participa de reuniões estratégicas sobre regularização ambiental apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Amazonas avança na cadeia de fertilizantes com workshop promovido pela Semig
Próximo artigo Câmara aprova projeto que aumenta pena para porte de arma de uso proibido

Mais notícias desta categoria

Governador interino Roberto Cidade destaca ampliação da cidadania no interior durante abertura do ‘Registre-se em Manaus’

52 minutos atrás

ADS divulga cronograma das Feiras de Produtos Regionais desta semana

2 horas atrás

‘Memórias da Copa’: Exposição na Biblioteca Pública revive conquista histórica do tetracampeonato do Brasil

3 horas atrás

Estratégia fortalece segurança do paciente e qualifica notificações em saúde

4 horas atrás

Ensaio dos Bumbás 2026: Bar do Boi Caprichoso leva a força da nação azulada ao Sambódromo de Manaus

6 horas atrás

Mobilização amplia ação de prevenção em saúde da FVS durante na Semana do Exército

1 dia atrás

Policiais militares auxiliam cadeirante em via íngreme e garantem deslocamento com segurança na zona norte de Manaus

1 dia atrás

Corpo de Bombeiros realizou mais de 20 mil atendimentos no Amazonas em 2025

1 dia atrás

Mais de 22 mil carteiras de identidade emitidas pela SSP-AM seguem esquecidas nos PACs

1 dia atrás

Com novos óculos e exames, pacientes destacam acesso facilitado à saúde em Manaus

1 dia atrás

PC-AM e PCPA prendem homem envolvido no homicídio de dois irmãos ocorrido no bairro Alvorada

1 dia atrás

Aplicativo SSP Cidadão: Já disponível para download, plataforma digital vai tornar mais rápido o atendimento ao cidadão

2 dias atrás
Prosai Parintins: Centro de Reservação (CR2) avança para fase final de testes e reforçará abastecimento de água na cidade
Operação contra cativeiros ilegais resgata mais de 50 animais silvestres na zona leste de Manaus
‘Dança, Arte, Escola’: Estudantes vivenciam experiência artística com o Corpo de Dança do Amazonas
Amazonas fortalece resposta a acidentes com animais peçonhentos com ampliação do acesso ao soro antiveneno
FCecon promove ação durante a 2ª Semana Nacional de Saúde
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?