Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

4 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Reunião definiu estratégias conjuntas entre o Governo do Amazonas e o INCRA para ampliar a segurança jurídica no campo

Foto: Diego Peres/SECOM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se nesta terça-feira (08/07), em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA), César Schiavon, para propor a formalização de um acordo de cooperação técnica com foco na regularização fundiária do município de Apuí, no sul do estado. O objetivo é ampliar a atuação conjunta entre o Governo do Amazonas e o instituto em uma das regiões prioritárias para o desenvolvimento sustentável no estado.

De acordo com o governador, as áreas onde há regularização fundiária tendem a registrar menor pressão sobre a floresta. “Um dos instrumentos mais fortes para que a gente possa fazer essa separação e garantir um processo mais justo de fiscalização é a regularização fundiária. O cidadão do Amazonas quer se legalizar, ele quer a presença do estado, seja do Governo Federal, seja do Governo do Estado, para caminhar com a documentação da terra dele”, afirmou Wilson Lima, acompanhado do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira, e do procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz.

Durante o encontro, ficou acordado que será realizada uma reunião técnica entre os órgãos federais e estaduais envolvidos na pauta fundiária. A articulação inclui a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a SEMA e o próprio INCRA. A proposta é alinhar estratégias e integrar as ações já em curso na região.

O Governo do Amazonas também se colocou à disposição para disponibilizar equipes técnicas e viabilizar as ações necessárias à regularização fundiária. A iniciativa busca destravar gargalos históricos no acesso à titularidade das terras, especialmente em áreas sob domínio da UNIÃO, onde o INCRA possui jurisdição. Um dos pontos definidos foi o cruzamento de dados entre os sistemas estaduais e federais para dar mais agilidade ao processo.

Foto: Diego Peres/SECOM

“Ter a possibilidade de articular a nossa equipe com o Governo do Estado vai ser uma ajuda muito grande para o INCRA e para todo o povo de Apuí”, afirmou o presidente do INCRA, César Schiavon. “Estive pessoalmente no município e fiquei animado com a dinâmica econômica da região. A proposta do governador de construir um projeto piloto nos motiva e vai ao encontro das ações em andamento na região”.

Meio Ambiente

Após a reunião com o INCRA, o governador Wilson Lima também se reuniu em Brasília com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rodrigo Agostinho. Durante o encontro, Wilson Lima solicitou o avanço nos processos de regularização e licenciamento ambiental, especialmente para os produtores que desejam atuar de forma legal, mas enfrentam dificuldades para obter os documentos necessários.

O governador reforçou o pedido para que o IBAMA acelere a análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e das licenças pendentes, com o objetivo de viabilizar o desembargo de áreas produtivas que tiveram suas atividades interrompidas.

Durante a reunião, a ministra Marina Silva também anunciou que estará no Amazonas nos dias 12 e 13 de agosto, quando será assinado um repasse de R$ 45 milhões do Fundo Amazônia. Os recursos serão destinados a sete municípios prioritários do sul do Amazonas e deverão ser aplicados em ações de regularização fundiária, fortalecimento das cadeias produtivas, assistência técnica e análise do CAR, com prioridade para imóveis de até quatro módulos fiscais.

Foto: Diego Peres/SECOM

Trabalhos

As equipes técnicas do Governo do Amazonas estão em Apuí desde o último sábado (05/07), realizando uma força-tarefa com foco na escuta da população, orientação jurídica e ambiental, e coleta de dados para subsidiar a regularização fundiária. A ação envolve diversas secretarias e órgãos estaduais, com apoio da Prefeitura de Apuí e da Câmara de Vereadores.

A pauta da reunião também incluiu o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do município, considerado essencial para orientar o uso do território de forma sustentável. O ZEE está em fase de construção e conta com o apoio técnico da Sect, que iniciou o levantamento de matrículas junto ao cartório local. Essas informações irão subsidiar o planejamento territorial com base em critérios ambientais, sociais e econômicos.

Como parte do esforço para fortalecer a política fundiária em Apuí, a Sect realizou, nesta segunda-feira (07/07), atendimentos à população da zona rural, orientando as famílias sobre como iniciar o processo de regularização das terras. Os dados coletados durante a ação serão encaminhados ao INCRA, responsável pelas áreas federais.

Já o Ipaam esteve presente no município para prestar orientações sobre o cadastro ambiental rural (CAR) e o licenciamento ambiental. A ação integrou uma mobilização do Governo do Amazonas, com atendimentos a pequenos produtores, validação de informações no Sistema Nacional de cadastro ambiental rural (Sicar), emissão de licenças e atualização de processos em andamento.

Além da Sect e do Ipaam, outros órgãos estaduais como o Idam e a SEPROR também participaram da ação integrada no município, contribuindo com visitas técnicas, levantamento de indicadores e apoio direto às famílias rurais. A Prefeitura de Apuí deu suporte logístico às atividades. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo de interiorizar serviços e ampliar a presença institucional em áreas sensíveis ao desmatamento.

O post Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Artigo: O corpo de Fernando Vilaça e a punição social da diferença
Próximo artigo Comissão mista aprova medida provisória com aumento para militares

Mais notícias desta categoria

Cazaquistão quer ampliar cooperação com o Amazonas nas áreas de comércio, turismo e relações internacionais

6 horas atrás

Evento apoiado pelo Governo do Amazonas aborda toxinas produzidas por fungos em alimentos

8 horas atrás

IML procura por familiares de Mario José Cordeiro, nascido em Pernambuco, que morreu em Manaus

9 horas atrás

RecuperaFone: Restituição de aparelhos celulares encerra na quarta-feira, alerta SSP-AM

10 horas atrás

Estão abertas as inscrições para o seminário sobre humanização no cuidado de crianças e adolescentes, em Coari

10 horas atrás

Festival DELAS celebra a força feminina nas artes cênicas e aéreas no Teatro da Instalação

10 horas atrás

Biblioteca Pública do Amazonas recebe exemplar completo da Bíblia em Braille em cerimônia aberta ao público

10 horas atrás

Fiscalização integrada apreende 4,5 toneladas de pescado ilegal na RDS Piagaçu-Purus

11 horas atrás

Ipaam contabiliza 283 criadores de abelhas sem ferrão no Amazonas e reforça incentivo à atividade sustentável

11 horas atrás

Líder na região norte, Amazonas é o 6° estado que mais apreende drogas no país

11 horas atrás

Esporte é inclusão: Sejusc realiza Torneio da Diversidade LGBTQIA+ em Manaus

12 horas atrás

PC-AM divulga imagem de suspeito de estupro contra duas universitárias no bairro Coroado

12 horas atrás
IML busca por familiares de Walker de Assis Oliveira, que faleceu em Manaus
Idam promove regularização de agricultores familiares em Japurá
No Palácio Rio Negro, Gala Advanced II celebra 20 anos de excelência técnica do Ballet Álvaro Gonçalves
Treinamento do Corpo de Bombeiros simula vazamento de produto químico e desabamento parcial de prédio no Centro
Estudante do Cetam representa o Amazonas em concurso nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?