Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

4 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Reunião definiu estratégias conjuntas entre o Governo do Amazonas e o INCRA para ampliar a segurança jurídica no campo

Foto: Diego Peres/SECOM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se nesta terça-feira (08/07), em Brasília, com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e reforma Agrária (INCRA), César Schiavon, para propor a formalização de um acordo de cooperação técnica com foco na regularização fundiária do município de Apuí, no sul do estado. O objetivo é ampliar a atuação conjunta entre o Governo do Amazonas e o instituto em uma das regiões prioritárias para o desenvolvimento sustentável no estado.

De acordo com o governador, as áreas onde há regularização fundiária tendem a registrar menor pressão sobre a floresta. “Um dos instrumentos mais fortes para que a gente possa fazer essa separação e garantir um processo mais justo de fiscalização é a regularização fundiária. O cidadão do Amazonas quer se legalizar, ele quer a presença do estado, seja do Governo Federal, seja do Governo do Estado, para caminhar com a documentação da terra dele”, afirmou Wilson Lima, acompanhado do titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Eduardo Taveira, e do procurador-geral do Amazonas, Giordano Bruno Costa da Cruz.

Durante o encontro, ficou acordado que será realizada uma reunião técnica entre os órgãos federais e estaduais envolvidos na pauta fundiária. A articulação inclui a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), a SEMA e o próprio INCRA. A proposta é alinhar estratégias e integrar as ações já em curso na região.

O Governo do Amazonas também se colocou à disposição para disponibilizar equipes técnicas e viabilizar as ações necessárias à regularização fundiária. A iniciativa busca destravar gargalos históricos no acesso à titularidade das terras, especialmente em áreas sob domínio da UNIÃO, onde o INCRA possui jurisdição. Um dos pontos definidos foi o cruzamento de dados entre os sistemas estaduais e federais para dar mais agilidade ao processo.

Foto: Diego Peres/SECOM

“Ter a possibilidade de articular a nossa equipe com o Governo do Estado vai ser uma ajuda muito grande para o INCRA e para todo o povo de Apuí”, afirmou o presidente do INCRA, César Schiavon. “Estive pessoalmente no município e fiquei animado com a dinâmica econômica da região. A proposta do governador de construir um projeto piloto nos motiva e vai ao encontro das ações em andamento na região”.

Meio Ambiente

Após a reunião com o INCRA, o governador Wilson Lima também se reuniu em Brasília com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rodrigo Agostinho. Durante o encontro, Wilson Lima solicitou o avanço nos processos de regularização e licenciamento ambiental, especialmente para os produtores que desejam atuar de forma legal, mas enfrentam dificuldades para obter os documentos necessários.

O governador reforçou o pedido para que o IBAMA acelere a análise dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR) e das licenças pendentes, com o objetivo de viabilizar o desembargo de áreas produtivas que tiveram suas atividades interrompidas.

Durante a reunião, a ministra Marina Silva também anunciou que estará no Amazonas nos dias 12 e 13 de agosto, quando será assinado um repasse de R$ 45 milhões do Fundo Amazônia. Os recursos serão destinados a sete municípios prioritários do sul do Amazonas e deverão ser aplicados em ações de regularização fundiária, fortalecimento das cadeias produtivas, assistência técnica e análise do CAR, com prioridade para imóveis de até quatro módulos fiscais.

Foto: Diego Peres/SECOM

Trabalhos

As equipes técnicas do Governo do Amazonas estão em Apuí desde o último sábado (05/07), realizando uma força-tarefa com foco na escuta da população, orientação jurídica e ambiental, e coleta de dados para subsidiar a regularização fundiária. A ação envolve diversas secretarias e órgãos estaduais, com apoio da Prefeitura de Apuí e da Câmara de Vereadores.

A pauta da reunião também incluiu o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do município, considerado essencial para orientar o uso do território de forma sustentável. O ZEE está em fase de construção e conta com o apoio técnico da Sect, que iniciou o levantamento de matrículas junto ao cartório local. Essas informações irão subsidiar o planejamento territorial com base em critérios ambientais, sociais e econômicos.

Como parte do esforço para fortalecer a política fundiária em Apuí, a Sect realizou, nesta segunda-feira (07/07), atendimentos à população da zona rural, orientando as famílias sobre como iniciar o processo de regularização das terras. Os dados coletados durante a ação serão encaminhados ao INCRA, responsável pelas áreas federais.

Já o Ipaam esteve presente no município para prestar orientações sobre o cadastro ambiental rural (CAR) e o licenciamento ambiental. A ação integrou uma mobilização do Governo do Amazonas, com atendimentos a pequenos produtores, validação de informações no Sistema Nacional de cadastro ambiental rural (Sicar), emissão de licenças e atualização de processos em andamento.

Além da Sect e do Ipaam, outros órgãos estaduais como o Idam e a SEPROR também participaram da ação integrada no município, contribuindo com visitas técnicas, levantamento de indicadores e apoio direto às famílias rurais. A Prefeitura de Apuí deu suporte logístico às atividades. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo de interiorizar serviços e ampliar a presença institucional em áreas sensíveis ao desmatamento.

O post Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Artigo: O corpo de Fernando Vilaça e a punição social da diferença
Próximo artigo Comissão mista aprova medida provisória com aumento para militares

Mais notícias desta categoria

UEA encerra Provas do Vestibular e SIS com balanço positivo e clima de tranquilidade em todo o Amazonas

1 hora atrás

Cigás inicia nova frente de obras na avenida José Henrique Bentes, no bairro Monte das Oliveiras

2 horas atrás

Sine Amazonas divulga 102 vagas de emprego para esta quarta-feira

3 horas atrás

Espetáculo de dança ‘Cabaré Chinelo’ estreia no Teatro Amazonas

5 horas atrás

Governo do Amazonas realiza capacitação para implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

6 horas atrás

‘Yerma’, de Villa-Lobos, estreia na Europa e inaugura aliança inédita entre Brasil e Espanha

6 horas atrás

Dia do Servidor Público: Técnicos da Seas destacam compromisso e dedicação aos serviços prestados à população

8 horas atrás

Educadora Grace Cardoso: Professora de Biologia do Ano

8 horas atrás

Sejusc celebra o trabalho de servidores que transformam vidas com empatia e dedicação no serviço público

8 horas atrás

Governo do Amazonas inicia novo modelo de atendimento Fast Track no HPS Platão Araújo

1 dia atrás

Milhares de candidatos dão início ao sonho de ingressar na UEA por meio do Vestibular 2025, acesso 2026

1 dia atrás

Workshop mobiliza organizações para construção do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu

1 dia atrás
Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo realizam capacitação para atuar no novo modelo de atendimento ‘Fast Track’ da unidade
Novo fluxo de pronto atendimento do HPS Platão Araújo começa a funcionar nesta segunda-feira (27/10)
Governo Presente: 24ª edição do programa bate recorde com mais de 15,2 mil atendimentos na zona norte da capital
SSP-AM ativa Sistema Integrado de Comando e Controle para acompanhamento dos exames SIS e vestibular da UEA
”Hoje eu consigo praticar muitos esportes”, diz aluno do Pelci sobre a reforma da Arena Poliesportiva Jairo Oliveira
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?