Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase
Governo do Amazonas

Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
Última atualização: 23 de maio de 2025
3 Min Lidos
Compartilhar

Idam acompanhou visitas técnicas em 120 propriedades atestaram que o município segue livre da doença

FOTO: Divulgação/Idam

Em Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), uma ação conjunta atestou que o município segue livre da monilíase, doença que afeta lavouras de cacau e cupuaçu. A informação foi divulgada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), que acompanhou visitas técnicas realizadas em 120 propriedades locais.

A atividade, realizada entre os dias 14 e 22 de maio, foi coordenada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e contou com a participação de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Amazonas (Adaf) e do Estado do Pará (Adepará).

O gerente da Unidade Local (Unloc)/Boa Vista do Ramos, Sildoverio Oliveira, informou que “a Unloc uniu forças com as agências de defesa agropecuária e Mapa para monitorar os plantios em todas as comunidades e propriedades, tanto por via fluvial quanto por estrada”.

O objetivo das visitas técnicas foi atestar que não havia focos da doença nas lavouras do município. “A missão é tornar o Amazonas livre da monilíase para que nossos agricultores possam comercializar seus produtos e subprodutos livremente para todo Brasil”, frisou.

O órgão paraense participou da ação devido a proximidade de Boa Vista do Ramos com o estado vizinho. “O estado é o maior produtor de cacau do Brasil, então a entrada da doença poderia acarretar um enorme prejuízo econômico para eles”, destacou Sildoverio.

FOTOS: Divulgação/Idam

Monilíase

A monilíase é uma doença causada pelo fungo Moniliophthora roreri e afeta apenas os frutos, em especial o cupuaçu e o cacau, sendo este um dos principais fatores limitantes do cacau na América tropical. A praga, se não for contida, pode ocasionar em perdas de 30% a 100% em alguns casos.

“Finalizamos a atividade, mas o monitoramento da doença continua constantemente pelos órgãos de fiscalização e assistência técnica do estado”, ressaltou o gerente.

O post Em Boa Vista do Ramos, ação conjunta monitora lavouras de cacau e cupuaçu contra monilíase apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Governo do Amazonas

Sejusc lança projeto ‘Cuide-se’ de bem-estar da pessoa idosa

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de homem procurado por ameaça, perseguição e violência psicológica contra ex-companheira

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Sefaz promove seminário para fortalecer o diálogo com contribuintes e esclarecer dúvidas sobre legislações fiscais

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Cigás avança com obras na avenida Cosme Ferreira e Estrada UTM 2, na Colônia Antônio Aleixo

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Projeto Cine Circo exibe curtas e palhaçaria nesta sexta-feira no Parque Rio Negro

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
Governo do Amazonas

Espetáculo Ancestrais encerra temporada com apresentações gratuitas no Teatro da Instalação

Por publishnowbrasil publishnowbrasil
23 de maio de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?