Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Em ação conjunta, Ipaam, Sepet, Semades e Ibama resgatam e transportam filhotes de onça para acolhimento no Cetas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em ação conjunta, Ipaam, Sepet, Semades e Ibama resgatam e transportam filhotes de onça para acolhimento no Cetas
Governo do Amazonas

Em ação conjunta, Ipaam, Sepet, Semades e Ibama resgatam e transportam filhotes de onça para acolhimento no Cetas

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Animais foram encontrados em comunidade de Manicoré e, por isso, foram batizados de “Mani” (fêmea) e “Coré” (macho)

Foto: José Narbaes/Ipaam

Dois filhotes de onça-pintada, encontrados na comunidade São João, em Manicoré (332 km da capital amazonense), foram resgatados e transportados com segurança para Manaus. A ação foi realizada nesta quinta-feira (03/04) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Secretaria de Proteção Animal do Amazonas (Sepet) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) de Manicoré.

Em homenagem à cidade onde foram encontrados, os filhotes receberam os nomes de “Mani” (fêmea) e “Coré” (macho). Eles foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA, no Distrito Industrial 1, na zona sul de Manaus. Os animais têm aproximadamente três semanas de vida e pesam 1,325 kg e 1,333 kg, respectivamente.

O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que o resgate é mais um exemplo da importância do trabalho em conjunto entre os órgãos ambientais e a comunidade local. “O Ipaam está comprometido com a proteção da fauna amazônica e continuará atuando para assegurar que esses filhotes, assim como outras espécies, tenham a chance de se reintegrar ao seu habitat natural de forma segura”, disse o gestor.

Foto: José Narbaes/Ipaam

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Manicoré, Marta Regina, disse que a comunidade São João fica a seis horas de barco do município de Manicoré.

Segundo informações repassadas pela comunidade, os filhotes foram encontrados em uma área de restinga alagada. “Os comunitários aguardaram ainda, segundo relatos deles, uma noite e um dia, mas a mãe não apareceu, nem houve esturros ou qualquer outra marca. Eles então entraram em contato com a secretaria e nós encaminhamos os brigadistas, que foram prontamente ao local para resgatá-las”, contou. As onças foram resgatadas no dia 28 de março.

A bióloga da Gerência de Fauna (GFAU) do Ipaam, Viviane Pavanely, informou que a equipe técnica, composta por um veterinário e duas biólogas do Instituto, acompanhou o transporte dos filhotes até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e a realização da avaliação preliminar. De acordo com a profissional, “Mani” e “Coré” apresentaram condições de saúde satisfatórias.

“Foi feita uma avaliação preliminar pelos veterinários. A equipe de biólogos e veterinários da Gerência de Fauna do Ipaam acompanharam essa análise para verificar a saúde dos animais. Todo o processo foi bem rápido, evitando ao máximo o contato com os filhotes, que são recém-nascidos, para evitar que adquiram doenças”, destacou.

Foto: José Narbaes/Ipaam

Reintegração à natureza

O superintendente do IBAMA no Amazonas, Joel Araújo, explicou que há possibilidade de reintegração à natureza para os filhotes de onça-pintada que chegaram de Manicoré. Ele também fez uma recomendação à população: ao encontrar um animal silvestre, que o conduza aos órgãos ambientais o mais rápido possível, pois são os biólogos e veterinários dessas instituições que poderão fornecer o tratamento adequado às necessidades específicas da espécie.

“Essas onças são muito jovens, têm poucas semanas de vida. O problema é quando o animal está muito domesticado, porque aí a gente não consegue fazer uma introdução imediata, mas isso é analisado, é um cálculo feito pelos veterinários do Cetas, além de outros parceiros que nos ajudam a avaliar a condição do animal e a possível reabilitação e reintegração à natureza”, afirmou o Araújo.

Foto: José Narbaes/Ipaam

O superintendente explicou que o Cetas está passando por reformas e, em breve, terá a possibilidade de reintegração de animais.

No caso das onças, será necessário um trabalho de muitos anos para sua reabilitação. Ele ressaltou, ainda, que o Cetas é um local transitório, onde os animais são avaliados e, enquanto estiverem na unidade, são amparados por toda a infraestrutura disponível, incluindo contratos para fornecimento de alimentos, medicamentos e serviços veterinários.

A destinação final dos filhotes será decidida após essa avaliação, com a possibilidade de encaminhamento para um centro de reabilitação em outro estado brasileiro.

O post Em ação conjunta, Ipaam, Sepet, Semades e Ibama resgatam e transportam filhotes de onça para acolhimento no Cetas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Arsepam treina fiscais para reforçar fiscalização do transporte intermunicipal
Próximo artigo Secretaria de Estado de Educação convoca mais 141 candidatos do PSS

Mais notícias desta categoria

Festival de Cirandas 2025: Ipem-AM atua em supermercados e postos de combustíveis antes da festa

35 minutos atrás

Corpo de Bombeiros envia efetivo para reforçar prevenção na 27º edição do Festival de Cirandas de Manacapuru

35 minutos atrás

Em Humaitá, Idam realiza capacitações em avicultura, piscicultura e meliponicultura para produtores rurais

35 minutos atrás

Ipaam orienta avicultores sobre licenciamento ambiental no Dia do Avicultor

35 minutos atrás

IML procura familiares de homem vítima de lesão corporal que morreu em Manaus

36 minutos atrás

Festival de Cirandas 2025: SSP-AM vai reforçar policiamento para evento, que inicia nesta sexta-feira

36 minutos atrás

Com entrada gratuita, Amazonas Filarmônica apresenta noite de obras orquestrais do romantismo

36 minutos atrás

Polícia Civil reforça efetivo para atuar durante o Festival de Ciranda de Manacapuru

3 horas atrás

Cigás inicia teste hidrostático em trecho do Gasoduto UTE Manaus alcançando bairros da zona leste de capital

19 horas atrás

Observatório apoiado pelo Governo do Amazonas qualifica professores e potencializa a educação do campo e indígena no Médio Purus

21 horas atrás

Ipaam estabelece regras para licenciamento de energia solar no Amazonas

22 horas atrás

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

22 horas atrás
EETI Balbina Mestrinho promove manhã de aprendizado com projeto Circuito do Saber
Centro Cultural Palácio Rio Negro celebra 28 anos como centro cultural com programação especial
“Vai trazer grandes benefícios para nossas vidas”, diz moradora contemplada pelo Governo do Estado com título definitivo de propriedade
Olimpíada Nacional de Eficiência Energética: Inscrições Abertas
Sejusc e Cedim promovem a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?