Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Em 90 dias, Complexo Hospitalar Sul avança na ampliação da capacidade de atendimento e modernização da infraestrutura
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Em 90 dias, Complexo Hospitalar Sul avança na ampliação da capacidade de atendimento e modernização da infraestrutura
Governo do Amazonas

Em 90 dias, Complexo Hospitalar Sul avança na ampliação da capacidade de atendimento e modernização da infraestrutura

8 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Reestruturação garante ampliação de serviços, novas tecnologias e melhor estrutura para pacientes e profissionais

Foto: Arquivo/ SECOM

Nos primeiros 90 dias da reestruturação do Complexo Hospitalar Sul (CHS), formado pelo Hospital e pronto-socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), os investimentos do Governo do Amazonas apresentaram avanços que vão desde a ampliação da capacidade de atendimento até a modernização da infraestrutura nas unidades. Em três meses, a unidade registrou mais de 51 mil atendimentos, 9 mil internações e 2.698 cirurgias realizadas.

De acordo com a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, as ações reforçam o compromisso do Governo do Amazonas com a saúde pública, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente.

“Durante esses três meses, nós visualizamos uma redução no tempo de espera, e trabalhar tempo de espera é primordial para o usuário. Ressalto também que a revitalização não traz só o que os olhos podem ver, mas existem os bastidores de uma área hospitalar, como a parte hidráulica, elétrica, iluminação, o asfalto, grupos geradores que trazem a segurança para uma unidade hospitalar funcionar”, afirmou a secretária.

Foto: Arquivo/ SECOM

O trabalho envolveu ainda a ampliação do parque tecnológico e uso de cirurgias por vídeo. Além disso, o centro cirúrgico passou a funcionar 24 horas por dia, inclusive para cirurgias não urgentes. Isso permitiu a redução no tempo de espera em procedimentos que antes levavam 30 a 45 dias agora são realizados de cinco a sete dias. Já as cirurgias de urgência continuam sendo realizadas imediatamente, garantindo atendimento ágil para pacientes em estado crítico.

A reestruturação também trouxe novos serviços especializados, incluindo cardiologia, infectologia, hemoterapia e farmácia 24 horas. Além disso, foram abertas farmácias satélite dentro das UTIs do HPS 28 de Agosto. O CHS também abriu espaço no campo de formação, com a chegada de 75 novos residentes médicos e multiprofissionais.

Para a enfermeira do centro cirúrgico, Jaqueline Bastos, que trabalha na unidade há três anos, o impacto da reestruturação tem sido positivo.“Hoje em dia melhorou muito o quantitativo de cirurgias. Antes, a gente fazia em média, vinte cirurgias, hoje está em torno de quarenta cirurgias. Para a população é um benefício, e hoje a gente já tem cirurgias por vídeo que não tinha e também a prótese de quadril, que foi um ganho para a população”, disse a enfermeira.

Foto: Arquivo/ SECOM

infraestrutura

A modernização do Complexo Hospitalar Sul envolveu a substituição da subestação elétrica, cabeamento de alta tensão e barramentos, além da instalação de novos geradores para garantir o funcionamento ininterrupto dos serviços em caso de falha no fornecimento de energia.

Além disso, a estrutura hospitalar recebeu 500 novos computadores e 50 televisores de 50 polegadas, facilitando a gestão hospitalar e melhorando o ambiente para pacientes e profissionais. A reorganização dos leitos também foi prioridade, com troca de colchões e novas bombas de infusão.

Foto: Arquivo/ SECOM

A revitalização também estendeu para a área externa, proporcionando mais segurança e conforto para pacientes, acompanhantes e profissionais. Foram instalados 176 pontos de iluminação LED por meio do programa Ilumina+ Amazonas, além de recapeamento asfáltico, correção de calçadas e sarjetas, melhorando a drenagem e facilitando o deslocamento de ambulâncias e veículos particulares.

Outras melhorias incluem a expansão do segundo andar do HPS 28 de Agosto, que agora conta com 48 novos leitos, além de serviços de pintura, manutenção elétrica, hidráulica e troca de piso na emergência do térreo.

As ações estão sendo executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). O titular da Sedurb, secretário Marcellus Campêlo, destacou que as melhorias na infraestrutura são essenciais para garantir mais qualidade no serviço oferecido aos usuários e profissionais que atuam na unidade.

“Além dos fluxos hospitalares da atividade fim, essa é uma atividade estruturante da atividade meio, com as obras e também os serviços necessários para dar mais conforto para quem trabalha aqui e para quem seja, usuário, paciente e também seus acompanhantes”, disse o secretário.

Foto: Arquivo/ SECOM

trabalho em andamento

Uma das etapas principais do processo de reestruturação em curso é a revitalização das Unidades de Terapia Intensiva do HPS 28 de Agosto. A unidade possui 60 leitos de UTI que serão todos modernizados e readequados com serviços de iluminação, climatização, espaços entre leitos, entre outras mudanças. Da mesma forma, as enfermarias do HPS serão adequadas, com a troca de pisos, de iluminação, climatização, modernização dos leitos e dos equipamentos de suporte clínico.

A recepção do HPS 28 de Agosto está sendo reformada e ampliada. Além de mais conforto, a mudança resultará na separação do fluxo de urgência-emergência com o atendimento ambulatorial. Com a mudança, os pacientes serão separados por perfil de atendimentos e de necessidades médicas. A ampliação também vai proporcionar melhor acolhimento social, respondendo de forma mais eficaz e organizada aos processos como troca de acompanhantes, boletins médicos, entre outros serviços.

O Instituto Dona Lindu também terá a recepção ampliada e os fluxos reorganizados, para melhor circulação e otimização do atendimento. Os trabalhos serão divididos em duas frentes: a parte obstétrica e urgências ginecológicas.

O trabalho também vai mudar a fachada do complexo hospitalar, a qual será revitalizada com uma nova identidade visual e um posto policial será criado em frente às unidades.

O post Em 90 dias, Complexo Hospitalar Sul avança na ampliação da capacidade de atendimento e modernização da infraestrutura apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sejusc e Seas promovem curso de panificação para incentivar empreendedorismo para mulheres em vulnerabilidade social
Próximo artigo Procon-AM atende mais de 200 consumidores no primeiro dia do Feirão Limpa Nome e realiza mais de 100 acordos

Mais notícias desta categoria

Governo Presente mobiliza mais de 7,8 mil atendimentos no Ceti Dariana em Manaus na 26ª edição

3 horas atrás

Instituto Médico Legal identifica mulher e solicita que familiares compareçam para liberação do corpo em Manaus

3 horas atrás

Governo Presente mobiliza serviços e realiza 1.896 atendimentos com Carreta da Saúde em Manaus

1 dia atrás

Mutirão na Fuham acelera cirurgias e reduz tempo de espera para pacientes com câncer de pele no Amazonas

1 dia atrás

Governo do Amazonas reúne comunidade no Lago Azul com Feira de Economia Criativa e serviços em 22/11

1 dia atrás

Governo Presente leva serviços de saúde, castração e documentos à zona norte de Manaus na 26ª edição

1 dia atrás

Ipaam realiza distribuição de mudas no Governo Presente e reforça arborização em Manaus

1 dia atrás

FVS-RCP realiza testagens rápidas para ISTs e distribui insumos no bairro Lago Azul em Manaus

1 dia atrás

Governo Presente: ADS doa nove toneladas de peixe e promove edição especial da Feira de Produtos Regionais na zona norte

1 dia atrás

Pelci realiza primeiro torneio de futebol no Governo Presente em Manaus e oferece atendimentos de saúde

1 dia atrás

Governo do Amazonas repassa subvenção do pirarucu a 2,3 mil manejadores em Tefé e em 11 municípios do interior

1 dia atrás

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

2 dias atrás
‘Aquelas que me habitam’: Espetáculo sobre ancestralidade feminina amazônica estreia no Teatro da Instalação
Amazonas lidera apreensão de maconha na Amazônia após instalação de bases fluviais integradas e amplia ações de segurança
Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus
Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?