Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação
Governo do Amazonas

EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação

5 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Atividade desenvolvida com os alunos do 9º ano contou com leitura de poesias, apresentações teatrais e muita música

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Vicente Schettini, localizada no bairro Aparecida, zona sul de Manaus, promoveu, na sexta-feira (30/05), o 1º Sarau Cultural da EETI Vicente Schettini. O evento contou com apresentações artísticas dos estudantes das turmas do 9º ano do ensino fundamental, que viram no sarau uma oportunidade de apresentar aos colegas, professores e pais os poemas, músicas e livros que fazem parte da rotina dos estudantes.

Idealizado pelo professor de Língua Portuguesa, Lucas Neto, o sarau buscou incentivar a leitura, a escrita, o gosto pela literatura e, principalmente, a expressão artística dos alunos. De maneira lúdica e dinâmica, os estudantes desenvolveram suas apresentações com base no conteúdo trabalhado em sala de aula.

O diretor escolar da EETI Vicente Schettini, Paulo Ramos, contou que a atividade buscou trazer os estudantes como protagonistas no ambiente escolar, dando oportunidade para demonstrarem seu lado artístico a partir das apresentações.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Saímos um pouco, de maneira extraclasse, daquela rotina de sala de aula e conteúdo, tentando alinhar o que é transmitido em sala de aula às identificações de cada um, às suas identidades, aos seus talentos”, disse o diretor.

Música e literatura gera arte

Na tarde da sexta-feira (30/05), os alunos apresentaram ao público salas temáticas que reuniram diversos tipos de arte. Com resenhas de livros, apresentações musicais e recitação de poemas, os estudantes puderam se expressar e aprender um pouco mais da história de pessoas importantes para a cultura brasileira, como o cantor Cazuza. Além disso, “O pequeno princípe”, do autor Antoine de Saint-Exupéry; “A revolução dos bichos”, do autor George Orwell; e “Histórias de arrepiar”, de Regina Drummond foram alguns dos livros trabalhados pelos estudantes. Também foi abordado pelos alunos a história da música, com os estilos mais famosos de cada década.

Além da leitura, a atividade desenvolvida pelos professores visou também o trabalho em equipe e a expressividade dos alunos. Segundo o professor Lucas Neto, o sarau foi elaborado justamente para que os estudantes apresentassem os tipos de arte que costumam consumir.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

“Trazer esse olhar diferente na sala de aula faz com que os alunos possam se ver, apresentar, serem os protagonistas, acho que isso é muito importante, ainda mais nos anos que eles estão, agora saindo para o ensino médio eles já possuem esse arcabouço de apresentação”, explicou o professor

Para a aluna Mirela Saldanha, 14, a atividade trouxe para ela um NOVO olhar sobre a literatura. A estudante escolheu apresentar ao público o livro “Peter Pan”, do escritor J. M. Barrie, e conta que todo o processo, desde a leitura, escrita da resenha e apresentação fez com que ela conseguisse encontrar maneiras para melhor se expressar.

“Eu achei a experiência muito legal, toda a turma se ajudou, a gente trabalhou junto para organizar a sala e receber as pessoas. Eu sinto que esse tipo de atividade é essencial para o nosso aprendizado”, contou a aluna.

O post EETI Vicente Schettini realiza sarau cultural unindo arte e educação apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sejusc faz aulão preparatório para mulheres que prestarão exame de conclusão do Ensino Fundamental e Médio
Próximo artigo Sepror investe recursos para apoiar a realização da 6ª Exposição Agropecuária de Nhamundá

Mais notícias desta categoria

Na COP 30, Governador Wilson Lima assina primeiro contrato de REDD+ do Amazonas e anuncia concurso histórico na Sema

17 minutos atrás

COP30: Amazonas apresenta Base Arpão como case de sucesso no combate ao narcotráfico e crimes ambientais

3 horas atrás

Governador Wilson Lima defende agenda climática global conectada à realidade da Amazônia na abertura da COP30

3 horas atrás

Urucurituba e Barreirinha recebem obras de recuperação viária pelo Programa Asfalta Amazonas

5 horas atrás

COP 30: Fapeam discute colaborações subnacionais e financiamento de pesquisas

5 horas atrás

Festival Amazonas de Música retorna como símbolo de resistência e celebração da arte autoral

6 horas atrás

Projeto AmbientArte leva cinema itinerante e ações ambientais a Parintins e impacta mais de 700 pessoas

8 horas atrás

Ipaam, MMA e Pnud promovem de 12 a 15 de novembro mutirão ambiental, em Careiro

8 horas atrás

IML busca por familiares de Francisco Adevaldo Ramos que faleceu em Manaus

9 horas atrás

Amazonenses concorrem a mais de 170 mil em prêmios em mais um sorteio da nota fiscal

9 horas atrás

Governo do Amazonas reforça segurança digital com parceria entre Prodam e Sefaz

11 horas atrás

Amazonas sedia Reunião Nacional do Programa do Artesanato Brasileiro com representantes dos estados

1 dia atrás
Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana
Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus
Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba
Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro
Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?