Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Educadores recontam histórias do cotidiano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Educadores recontam histórias do cotidiano
Manaus

Educadores recontam histórias do cotidiano

1 mês atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Com sensibilidade e criatividade, educadores de unidades de ensino da Prefeitura de Manaus, coordenadas pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte, apresentaram histórias do cotidiano infantil sob a perspectiva das crianças do maternal 1, 2 e 3. A atividade ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6/10, na escola municipal Araújo Costa Nina Lins, no bairro Monte das Oliveiras. 

A ação integra o projeto “Documentando a Pedagogia da Infância: Mini-histórias da Vida Cotidiana em creche”, criado em 2020 e implantado em todas as unidades da Secretaria Municipal de educação (Semed) que atendem turmas de maternal, incluindo as 27 creches municipais em pleno funcionamento. 

Segundo a gerente de creches da Semed, Wissilene Brandão, o projeto tem como objetivo incentivar os educadores a registrar as aprendizagens e descobertas das crianças a partir do que elas pensam e expressam no dia a dia. 

“A proposta é dar voz ao pensamento das crianças e valorizar suas experiências. As mini-histórias são uma forma de tornar visíveis as descobertas e os momentos extraordinários da infância, por meio de narrativas curtas escritas pelas professoras, com base em observações do cotidiano”, explicou Wissilene. 

Participaram da atividade educadores de seis creches e dois Centros Municipais de educação infantil (Cmeis). Cada unidade apresentou três mini-histórias, uma de cada etapa do maternal, do 1 ao 3. A coordenadora da educação infantil da DDZ Norte, Nádia Nascimento, destacou o impacto da iniciativa no processo pedagógico.

“O projeto é excelente porque, além de ampliar, ele refina o olhar do professor sobre o desenvolvimento da criança e também sobre a prática da escrita”, afirmou. 

As histórias são escritas pelas professoras com base em situações lúdicas ou em comportamentos espontâneos das crianças, respeitando sempre a visão e as interpretações delas. Um dos destaques foi a creche municipal Edith Monteiro Porto, no bairro Nova Cidade, que já produziu 57 mini-histórias apenas em 2024. 

Representando a creche na apresentação do maternal 2, a professora Silviane Quintelo, reforçou a importância do projeto para o aprimoramento do trabalho docente. “Esse projeto é essencial para a educação infantil. Ele evidencia nosso olhar pedagógico e o valor do cotidiano das crianças. Estamos sempre atentos às produções e descobertas delas, e isso transforma o nosso fazer educativo”, declarou Silviane. 

— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed 
Fotos – Divulgação/ Semed 

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto exige ginástica laboral para profissionais da enfermagem
Próximo artigo Motta comemora diálogo entre presidentes do Brasil e dos Estados Unidos

Mais notícias desta categoria

Atendimento na USF Vila da Prata está suspenso nesta terça-feira

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus informa interrupção temporária dos atendimentos da USF O-10

3 horas atrás

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito sobre ChatGPT para aumentar vendas e produtividade

4 horas atrás

David Almeida reafirma liderança de Manaus durante COP30

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia prova do Sadeam

20 horas atrás

Prefeitura alerta para possibilidade de chuvas intensas

22 horas atrás

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda

22 horas atrás

Avenida Nathan Xavier recebe serviços de limpeza

22 horas atrás

Dermi Rayol assume comando da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania

23 horas atrás

Gestoras e profissionais de saúde bucal da Prefeitura de Manaus participam de seminário em Maués

23 horas atrás

Sine Manaus oferta 559 vagas de emprego nesta terça-feira, 11/11

24 horas atrás

Prefeitura promove edição do ‘Procon Manaus nos Bairros’ no Japiim

1 dia atrás
Unidades móveis de saúde atendem em novos locais
Sine Manaus oferta 540 vagas de emprego nesta segunda–feira
Prefeitura de Manaus recepciona dirigentes do Banco Mundial
Prefeitura divulga edital dos concursos da CGM e da Semmas
Obra de recuperação asfáltica revitaliza via
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?