Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Educadores da Semed participam de curso de robótica educacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Educadores da Semed participam de curso de robótica educacional
Manaus

Educadores da Semed participam de curso de robótica educacional

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Nesta sexta-feira, 5/4, educadores da REDE municipal de educação participaram do último dia do curso de robótica educacional, que aconteceu de forma intercalada desde a semana anterior. A ação faz parte de uma parceria entre o serviço social da Indústria (Sesi), a Empresa Ardagh Metal Paackaging e a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed). O curso aconteceu no período da manhã e tarde no Clube do trabalhador do Sesi, localizado no bairro São José, zona Leste.

A ação foi financiada com recursos da Empresa Ardagh Metal Paackaging, e além do curso de robótica tem a intenção de ofertar outros serviços educacionais de curta e longa duração feitos pelo Sesi direcionados aos professores da Semed.

“Com essa formação, a Prefeitura de Manaus pretende fazer com que os professores desenvolvam ainda mais suas habilidades com robótica educacional para que eles possam atualizar suas práticas pedagógicas e envolver seus alunos em suas aulas, a partir de uma metodologia ativa, envolvendo recursos tecnológicos, no caso, a robótica educacional. Então, este curso é muito importante para o desempenho, para o desenvolvimento profissional do nosso professor”, explicou o gerente de tecnologia educacional da Semed, Austônio dos Santos. 

O curso foi dividido em 4 dias: 21 e 22 março e 4 e 5 de abril. A formação teve 32 horas de carga horária e trabalhou os seguintes temas: o desenvolvimento de competências socioemocionais, uso de metodologias ativas de aprendizagem, construção de modelos robóticos e emprego da linguagem de programação.

Com parceria entre as instituições, os educadores da Semed ganharam kits de robótica usados no curso e nas suas respectivas unidades de ensino.

Ao longo da capacitação, os profissionais conheceram esses kits, aprenderam como utilizá-los em sala de aula, como trabalhá-los em projetos pedagógicos, toda a parte de montagem, sistemas que podem ser trabalhados com ele, como mecanismos, engrenagens, motores, a utilização de sensores como, por exemplo, sensor de luz para detectar intensidade luminosa ou identificar uma cor.

De acordo com o coordenador de robótica educacional do Sesi Manaus, Nicanor Antunes, na formação foi dado todo o suporte técnico para que os profissionais da REDE municipal possam usar o material tecnológico em sala de aula em projetos e trabalhos pedagógicos.

“Essa formação é para que os professores da Semed aprendam programação, como programar em blocos esse kit que é o da lego education spike prime. Também aprendam como aplicar esse kit na sua rotina escolar, na sala de aula, e como aplicar isso para desenvolver projetos e para gerenciar esses trabalhos dos alunos em sala de aula. Então essa formação é voltada para esses aspectos”, completou.

Um dos participantes do curso foi o assessor de tecnologia da Semed, Hugo Albuquerque. Sobre todo o aprendizado do curso ele afirma foi bem produtivo e interessante.

“O curso foi bastante positivo, porque nele foram trazidas algumas informações de um material NOVO, que possibilita com que a gente trabalhe e explore outras habilidades dos nossos alunos com uso da robótica. Então, um ponto muito importante, esse kit, que aprendemos ao longo do curso, é que ele potencializa as habilidades dos alunos. Este curso foi bem produtivo e interessante”, afirmou Hugo.

No final da última aula os educadores da Semed, divididos em equipe, apresentaram os robôs, criados com base no que aprenderam durante o curso.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

  

Tags:ManausPrefeitura de ManausTecnologia Educacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura inicia entrega de kits da corrida Manaus em Movimento
Próximo artigo Educadores da Semed participam de curso de robótica educacional

Mais notícias desta categoria

Pablo e Calcinha Preta fazem do Malcher a casa da sofrência

2 horas atrás

Humor e teatro movimentam a noite no Teatro da Instalação

2 horas atrás

Segundo dia do #SouManaus 2025 com intensa movimentação

3 horas atrás

Praça Dom Pedro II reúne cultura, gastronomia e lazer no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

11 horas atrás

Reciclagem ganha protagonismo no ‘#SouManaus 2025’

12 horas atrás

Novo local de acesso ao palco Malcher a imprensa credenciada no ‘#SouManaus 2025’

12 horas atrás

#SouManaus impulsiona comércio informal com 400 vendedores

16 horas atrás

Centro histórico se transforma em palco de arte e cultura no ‘#SouManaus 2025’

16 horas atrás

Experiências da Semsa ganham destaque no evento do Cosems-AM

16 horas atrás

Atendimentos no primeiro dia do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

17 horas atrás

Bruno & Marrone e Joelma fecham primeira noite do Palco Malcher

1 dia atrás

Louvor e adoração marcam a primeira noite do #Sou Manaus

1 dia atrás
Prefeito David Almeida destaca sucesso da 1ª corrida ‘#SouManaus’ no centro histórico e celebra participação de mais de 6 mil pessoas
Lounge para imprensa no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’
Estudantes da Prefeitura de Manaus participam do programa ‘Saúde Nota 10’ com foco na preservação do meio ambiente
Prefeito David Almeida entrega equipamentos agrícolas e anuncia novos editais para associações rurais em Manaus
Prefeito David Almeida anuncia corrida solidária como parte oficial do calendário do #SouManaus Passo a Paço
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?