A semana na educação começou movimentada com a entrega de tablets para estudantes da REDE estadual de ensino. O Governo de Roraima segue com a distribuição dos 21 mil dispositivos móveis adquiridos para auxiliar na recomposição das aprendizagens no período pós-pandemia.
Somente nesta segunda-feira, 30, foram entregues 1.642 tablets, sendo 902 na escola Vanda da Silva Pinto, no bairro Raiar do Sol, 450 na escola Estadual Tancredo Neves, localizada no bairro de mesmo nome e 290 dispositivos na escola Mário David Andreazza, no Caimbé.
Segundo o secretário de educação e Desporto, todos os alunos do ensino médio da REDE estadual de ensino serão contemplados. “Mas, neste momento, o Governo vai priorizar estudantes e professores de escolas que continuam com a oferta do ensino remoto em função de reforma ou revitalização na estrutura física. Essa é uma determinação do governador Antonio Denarium a fim de garantir a continuidade do ensino, de forma remota”, acrescentou.
Para o estudante Josué Jaran, que cursa a 1ª série do ensino médio na escola Estadual Tancredo Neves, o tablet vai ajudar muito nos seus estudos. “É sempre bom ter uma tecnologia dessa em casa. Vai ser uma ajuda muito boa para estudar”, disse.
A primeira-dama do Estado, Simone Denarium, destacou que a entrega desses equipamentos é um compromisso de gestão em busca de ajudar estudantes e professores no desenvolvimento das atividades pedagógicas e na recomposição das aprendizagens. “Estou muito feliz em participar dessas entregas em nossas escolas. Os tablets são um complemento que vão enriquecer a qualidade do ensino”, complementou.
O pai do estudante, o Yosvane Rivero, que compareceu à escola para receber o equipamento, disse que está sempre acompanhando as atividades escolares do filho e agradeceu o recebimento do equipamento.
“Quero agradecer a todos. Antes de ter o tablet, eu vinha na escola pegar os livros para meu filho estudar e agradeço a todos os professores, que sempre me atenderam muito bem. Agora será mais fácil com essa ferramenta de estudo, pois as aulas estão online. O mais importante para os jovens são os estudos. Estou muito agradecido”, disse Rivero.
Investimento em tecnologia educacional
Para potencializar as ações pedagógicas, o Governo do Estado adquiriu 21 mil tablets educacionais para estudantes e professores do ensino médio, totalizando investimento na ordem de R$ 25,4 milhões, recursos do tesouro estadual.
Os dispositivos móveis estão sendo distribuídos para escolas do interior, da capital e comunidades indígenas. Já foram entregues mais de 6 mil tablets.
Além do equipamento, o Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de educação e Desporto) está adquirindo internet que será disponibilizada em breve aos estudantes da REDE para utilização nos tablets educacionais.