Propostas devem ser submetidas on-line, por meio da plataforma SigFapeam
FOTO: Érico Xavier/FapeamPesquisadores podem submeter propostas aos editais do Programa Educação Profissional e Tecnológica (Proept) e do Programa de Apoio à Pesquisa de Inovação Tecnológica – Redes de Pesquisa em Mineração Sustentável (Pap-Intec/Mineração Sustentável) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) até o dia 15 de agosto, às 17h, por meio da plataforma SigFapeam, disponível em www.fapeam.am.gov.br.
O Proept, fruto da parceria entre a Fapeam e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), apoiará projetos que contribuam para o desenvolvimento de pesquisas sobre educação profissional e tecnológica, na perspectiva de educação plena, integral e básica complementada pela profissionalização efetiva, como estímulo ao aprimoramento das ações direcionadas ao desenvolvimento da educação profissional e tecnológica no Amazonas.
Podem submeter propostas ao Proept pesquisadores com título de mestre ou doutor. As propostas devem se encaixar nas seguintes linhas temáticas: 1) Planejamento, gestão e avaliação da educação profissional e tecnológica no estado do Amazonas; e 2) Processos metodológicos e práticas educativas para o desenvolvimento e inovação da educação profissional e tecnológica no Amazonas.
A estimativa é apoiar até 20 propostas, com vigência de 18 meses. Acesse o edital: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/edital-n-o-0152022-programa-educacao-profissional-e-tecnologica-proeptfapeam/.
Já o Pap-Intec/Mineração Sustentável irá fomentar projetos de ciência, tecnologia e/ou inovação que busquem soluções para a redução dos impactos ambientais decorrentes do extrativismo mineral e ofereçam alternativas viáveis que possam ser utilizadas em substituição ao uso do mercúrio na cadeia de extração do ouro.
Além disso, que promovam atividades voltadas à temática educação ambiental e inclusão social, que promovam e deem continuidade aos processos de formação e capacitação científica e tecnológica, com ênfase na população ligada direta ou indiretamente à cadeia de produção mineral.
A iniciativa é uma parceria entre a Fapeam e a Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas, Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), e busca estimular a pesquisa colaborativa entre pesquisadores doutores do Amazonas e de Rondônia.
Acesse o edital em:http://www.fapeam.am.gov.br/editais/chamada-publica-n-o-0022022/.
O post Editais de apoio à pesquisa sobre mineração sustentável e educação profissional seguem com inscrições até 15 de agosto