Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Eco Amazônia: Governo do Amazonas prepara feira integrada para celebrar Semana do Meio Ambiente
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Eco Amazônia: Governo do Amazonas prepara feira integrada para celebrar Semana do Meio Ambiente
Governo do Amazonas

Eco Amazônia: Governo do Amazonas prepara feira integrada para celebrar Semana do Meio Ambiente

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Evento vai ocorrer de 5 a 7 de junho, no Manaus Plaza Shopping, com feira de produtos da floresta, exposições, oficinas e palestras

Foto: Diego Peres/SECOM

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), prepara uma programação especial em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Dos dias 5 a 7 de junho, mais de 30 instituições dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil, estarão reunidos na Eco Amazônia, evento que reunirá feira de bioeconomia, oficinas, palestras e mais.

“Essa é a primeira edição da Eco Amazônia, que veio com a proposta de ser uma grande mobilização integrada pelo meio ambiente. Será uma oportunidade única para se conectar com pessoas e discutirmos juntos soluções sustentáveis para o estado”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Foto: Diego Peres/SECOM

Durante três dias, o evento trará diversos paineis, oficinas, apresentações culturais, além de feira criativa e de produtos da floresta, com o propósito de promover o diálogo e o conhecimento sobre sustentabilidade, valorização da sociobiodiversidade, das cadeias produtivas e das Unidades de Conservação.

Um dos destaques será um espaço voltado inteiramente para as Unidades de Conservação do Estado, que trará produtos da sociobiodiversidade de 13 áreas protegidas geridas pela SEMA. Estarão à venda cestarias, biocosméticos, biojoias, fármacos da floresta, itens em marchetaria e artesanatos, com o objetivo de gerar renda para as comunidades tradicionais.

“Nosso objetivo é fortalecer a geração de renda dentro das Unidades de Conservação, mostrando que é possível aliar a proteção da floresta com o desenvolvimento econômico das comunidades tradicionais. Esses produtos refletem não só a riqueza da sociobiodiversidade, mas também o potencial transformador da bioeconomia”, ressaltou a secretária executiva-adjunta de Gestão Ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda.

Além disso, a Eco Amazônia também vai reunir 31 stands diversos, com venda de artigos sustentáveis, exposição de projetos ambientais, medicina indígena, espaço literário, atividades educativas e outros.

Oficinas

A Eco Amazônia irá contar com a realização de duas oficinas gratuitas, nos dias 5 e 6 de junho. A primeira oficina será no dia 5 de junho, de 14h às 16h, com o tema “Bebidas do Bem”. Equipes da Amazon Food e da Tera Kuno – Arte e escola na Floresta vão ensinar a fazer refrigerante artesanal e kombucha com uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Já no dia 6 de junho, de 10h às 12h, ocorrerá uma oficina para aprender a fazer sabão com óleo de cozinha reciclado, com facilitadores do Núcleo de educação Ambiental da SEMA.

Interessados em participar das oficinas devem realizar inscrição prévia, no site do Sympla, por meio do link https://bit.ly/EcoAmazonia. As vagas são limitadas. Os participantes inscritos receberão certificado de participação nas atividades.

Sobre a Eco Amazônia

O evento vai ocorrer nos dias 5, 6 e 7 de junho, das 10h às 20h, no Centro de Convenções do Manaus Plaza Shopping, situado na Av. Djalma Batista, nº 2.100, Zona Centro-Sul de Manaus. A entrada é gratuita e aberta ao público. Palestras e paineis vão ocorrer ao longo de todo o evento.

A realização da Eco Amazônia é do Governo do Amazonas, por meio da SEMA, com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Programa Floresta em Pé, fruto de cooperação financeira entre os governos da Alemanha e do Brasil, por meio do KfW Banco de Desenvolvimento, e implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O post Eco Amazônia: Governo do Amazonas prepara feira integrada para celebrar Semana do Meio Ambiente apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Seas tem programação diversificada nos centros de convivência no mês de junho
Próximo artigo Comissão aprova obrigatoriedade de umidificadores em academias em locais secos

Mais notícias desta categoria

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

8 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

9 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

9 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

10 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

10 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

10 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

11 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

12 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

12 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

12 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

13 horas atrás

Detran de Portas Abertas oferece serviços de CNH e veículos em Manaus no sábado 06/12 para atendimentos sem agendamento

13 horas atrás
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas exibe seis documentários da pós-graduação da Ufam no Cine Teatro Guarany
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?