Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: É uma boa oportunidade para os alunos”, aposta moradora da zona norte sobre Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > É uma boa oportunidade para os alunos”, aposta moradora da zona norte sobre Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares
Governo do Amazonas

É uma boa oportunidade para os alunos”, aposta moradora da zona norte sobre Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Ao todo, cerca de 4.689 estudantes de Manaus e Tabatinga serão beneficiados

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Moradores da zona norte de Manaus aprovaram a implantação do Programa Estadual das escolas Cívico-Militares (Pecim) na escola Estadual Profª Tereza Siqueira Tupinambá, no bairro Cidade Nova, para o aprendizado e formação acadêmica dos alunos. O programa foi lançado nesta terça-feira (06/05) pelo governador Wilson Lima, abrangendo seis escolas da REDE estadual de ensino, em Manaus e Tabatinga.

Com a proposta de transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, seguro e propício ao aprendizado, a iniciativa une excelência na gestão educacional a um modelo de ensino que valoriza o respeito, a organização e o desenvolvimento do aluno.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

A técnica de enfermagem Andressa Queiroz, 31 anos, e mãe de um aluno da escola Estadual Cívico-Militar Profª Tereza Siqueira Tupinambá, acredita que a proposta vai trazer novos horizontes para os estudantes. “É uma boa oportunidade para os alunos aprenderem e ter um desenvolvimento melhor, e sem contar que eles passam mais tempo na escola”, avalia a mãe.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

O programa foi formalizado pelo decreto nº 49.042, de 26 de fevereiro de 2024, assinado pelo governador Wilson Lima, garantindo a base legal para a atuação das escolas cívico-militares no Amazonas.

A técnica em nutrição Renata Gomes, 39, também vê a chegada do programa como uma conquista para o filho. “Vai ser útil para todos os alunos daqui. Eu me sinto mais realizada, protegida, porque os alunos necessitam de uma escola assim, com prioridade no ensino”, disse a mãe.

Integração e valores

A proposta está sendo implantada em seis unidades: escolas Estaduais Fueth Paulo Mourão; professor Homero de Miranda Leão; professor Nelson Alves Ferreira; professor Reinaldo Thompson e professora Tereza Siqueira Tupinambá, todas em Manaus; e a escola Estadual Conceição Xavier de Alencar, no município de Tabatinga. Ao todo, cerca de 4.689 estudantes serão diretamente beneficiados.

O modelo prevê a atuação conjunta entre educadores da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar e militares da reserva, responsáveis por ações de apoio à rotina escolar e pelas atividades extracurriculares, contribuindo para a formação ética e cidadã dos alunos.

Foto: Alex Pazuello/ SECOM

Entre os principais objetivos do Pecim estão a promoção de valores cívicos, o incentivo à permanência dos estudantes na escola, a melhoria no desempenho escolar e a diminuição da evasão e da violência no ambiente educacional.

Investimento na estrutura

Além da nova gestão, a escola Estadual Cívico-Militar Profª Tereza Siqueira Tupinambá, em Manaus, foi totalmente revitalizada. A unidade é a 466ª a passar por reformas na atual gestão estadual, desde 2019, e atende cerca de 500 alunos, do 6º ao 9º ano.

As melhorias incluem pintura geral, manutenção elétrica e hidráulica, adequação da cozinha, modernização do laboratório de informática, revitalização da quadra, substituição de portas, forro e vidros, além da construção de abrigos para botijões de gás e resíduos sólidos.

O post É uma boa oportunidade para os alunos”, aposta moradora da zona norte sobre Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Visita técnica da Sepror a comunidade do Tarumã-Açú orienta sobre a criação de associação dos produtores
Próximo artigo Governo do Amazonas reforça o compromisso com a infância e adolescência, no lançamento da nova edição do Selo Unicef

Mais notícias desta categoria

Ipaam encerra semana de educação ambiental em Anamã com mais de 1,5 mil participantes

23 horas atrás

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante Operação Força Tarefa Amazônia

23 horas atrás

Com apoio da SES-AM, 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizado em Manaus

23 horas atrás

Polícia Militar do Amazonas homenageia Tenreiro Aranha em solenidade alusiva à elevação do Amazonas à categoria de província

23 horas atrás

“Banzeiro Cabôco” destaca música amazônica em 3ª edição no Largo de São Sebastião

23 horas atrás

SES-AM realiza capacitação de profissionais do Baixo Amazonas, em parceria com Hospital Albert Einstein

24 horas atrás

Cerca de 4 mil alunos dos Colégios Militares da PMAM desfilam na solenidade de 5 de setembro

24 horas atrás

Concerto celebra obras de Claudio Santoro, Carlos Gomes e Giuseppe Verdi no Teatro Amazonas

24 horas atrás

Prosamin+ avança com obras de habitação e urbanização na Comunidade da Sharp, zona leste da capital

24 horas atrás

Famílias do interior destacam avanços socioeconômicos com investimentos do Governo do Amazonas

24 horas atrás

Mutirão do Ipaam, MMA e Pnud atende 251 agricultores e registra 85 inscrições no Floresta+ Amazônia

24 horas atrás

Alunos do IEA representarão o Amazonas na COP 30, em Belém

24 horas atrás
Baixo estoque de sangue: Hemoam funcionará normalmente no feriado e convoca doadores
Setembro Verde: Crianças com deficiência participam de manhã lúdica com cães policiais da CIPCães
Sedecti promove nova edição dos Diálogos de Bioeconomia em Parintins
Ipaam libera 141 mil metros cúbicos de madeira para produção legal em agosto
Detran-AM: Ação educativa na Ponta Negra conscientiza sobre o trânsito seguro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?