Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: “É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > “É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo
Governo do Amazonas

“É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo

4 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

A unidade fica no bairro Jorge Teixeira zona leste, e foi inaugurada pelo governador Wilson Lima

Fotos: Alex Pazzuelo/ SECOM

A criação de um espaço especializado e gratuito para o atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) transformou o sentimento de muitas mães de Manaus. Com esperança, elas comemoraram a inauguração do Caic TEA José Contente, o primeiro serviço da REDE pública estadual de saúde do Amazonas voltado exclusivamente para o público infantil com autismo. A unidade fica localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, nesta segunda-feira (28/07).

Para muitas famílias, a nova unidade representa o acesso digno a um atendimento especializado e humanizado. A autônoma, Leila Ferreira, 37, mãe de Alejandro, de 9 anos, celebrou a chegada do serviço e destacou a importância do espaço tanto para o desenvolvimento das crianças quanto para a rotina das famílias.

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

“Eu acho muito significativo para nós, mães atípicas, que necessitamos desse espaço para que nossos filhos que necessitam se desenvolver cognitivamente e socialmente. Esse espaço vai ser de uma grande ajuda, principalmente para nós, mães atípicas, que moramos longe. O atendimento aqui vai ser maravilhoso porque vai ter especialista”, reforçou a mãe.

A dona de casa Aida Castro, 39, mãe da Kemelly, de 6 anos, também compartilhou sua emoção ao conhecer a estrutura. Para ela, o centro representa conforto, acolhimento e, principalmente, apoio.

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

“Vai ser um apoio para as mães que têm filhos autista. Eu acho muito confortante porque, para as mães de crianças autista, é difícil a gente encontrar um espaço para apoiar a gente. Eu já gostei do espaço, muito amplo, tem uma sala bem bonita e eu espero que esse espaço ajude minha filha”, disse a mãe.

acolhimento

O espaço oferece atendimento gratuito e multiprofissional para crianças de até 11 anos e seis meses, e passou a funcionar já nesta segunda-feira. A equipe é composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, psicomotricistas, nutricionistas, assistentes sociais e médicos. Esse modelo integrado permite um cuidado mais completo e individualizado.

A estrutura foi revitalizada com recursos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e contou com obras executadas pela Secretaria de Estado de infraestrutura (SEINFRA).

Com a entrega do Caic José Contente, o Governo do Amazonas inicia a implantação de uma REDE estadual especializada para o atendimento ao público infantil com autismo. Outras duas unidades da capital também integrarão esse modelo: o Caic Gilson Moreira, na zona norte, em fase final de reforma, e o Caic+Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque Dez, que passará por readequações. Assim, a capital contará com três unidades voltadas exclusivamente para crianças com TEA.

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

Atendimento

O Caic TEA José Contente tem como base científica a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), reconhecida internacionalmente como uma das abordagens mais eficazes no tratamento do autismo. O atendimento se inicia com consulta médica e avança para a elaboração de um Plano Terapêutico Individualizado, respeitando as necessidades específicas de cada criança.

A participação ativa da família é parte fundamental do processo, com devolutivas clínicas, orientações parentais e avaliações periódicas que asseguram o acompanhamento contínuo.

Entre os diferenciais do Caic TEA estão os ambientes adaptados ao perfil sensorial de cada paciente. A estrutura conta com uma Sala Sensorial Multimodal, equipada com recursos de luz, som, texturas e estímulos controlados, um Parque Molhado para estimulação motora e social ao ar livre, e uma Área de Estimulação Psicomotora com brinquedos adaptados e piso amortecido. Esses espaços foram projetados para proporcionar experiências terapêuticas lúdicas, acolhedoras e eficazes.

Outro espaço essencial é a Sala de Escuta e acolhimento Familiar, onde os profissionais promovem devolutivas clínicas, constroem os planos terapêuticos em conjunto com os responsáveis e fortalecem o vínculo entre equipe técnica e família. Todo o serviço busca valorizar a autonomia da criança, promover sua inclusão social e garantir qualidade no cuidado.

Foto: Alex Pazzuelo/ SECOM

“Este Caic traz uma oportunidade de garantir maior desenvolvimento social, psicomotor, com terapias comprovadas por evidências científicas, fazendo com que o Caic também leve a equidade do sistema único de saúde. Precisamos olhar para todas as necessidades da população”, enfatizou a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud.

A unidade também está integrada à REDE de Atenção Psicossocial (Raps), à Atenção Primária e à REDE de Cuidados à pessoa com deficiência (RCPD), conforme diretrizes do Ministério da saúde. O modelo adotado fortalece a articulação entre os diversos níveis do SUS e contribui para a construção de um sistema de saúde mais inclusivo, eficaz e humanizado.

O post “É muito significativo para nós, mães atípicas”, diz mãe sobre primeiro Caic TEA voltado ao atendimento de crianças com autismo apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Lábrea, Idam emite 150 documentos rurais em mutirões de serviços
Próximo artigo Comissão aprova programa de emprego no turismo para beneficiário do Bolsa Família

Mais notícias desta categoria

Governo Presente mobiliza serviços e realiza 1.896 atendimentos com Carreta da Saúde em Manaus

8 horas atrás

Mutirão na Fuham acelera cirurgias e reduz tempo de espera para pacientes com câncer de pele no Amazonas

8 horas atrás

Governo do Amazonas reúne comunidade no Lago Azul com Feira de Economia Criativa e serviços em 22/11

8 horas atrás

Governo Presente leva serviços de saúde, castração e documentos à zona norte de Manaus na 26ª edição

8 horas atrás

Ipaam realiza distribuição de mudas no Governo Presente e reforça arborização em Manaus

12 horas atrás

FVS-RCP realiza testagens rápidas para ISTs e distribui insumos no bairro Lago Azul em Manaus

12 horas atrás

Governo Presente: ADS doa nove toneladas de peixe e promove edição especial da Feira de Produtos Regionais na zona norte

12 horas atrás

Pelci realiza primeiro torneio de futebol no Governo Presente em Manaus e oferece atendimentos de saúde

12 horas atrás

Governo do Amazonas repassa subvenção do pirarucu a 2,3 mil manejadores em Tefé e em 11 municípios do interior

12 horas atrás

Governo do Amazonas amplia Auxílio Estadual Permanente e entrega 1.600 cartões a famílias no Médio Solimões

1 dia atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 21ª expedição e atende Urucurituba até 26 de novembro com serviços médicos

1 dia atrás

Governo Presente oferece consultas presenciais e por telessaúde no Ceti de Manaus neste sábado

1 dia atrás
Bases fluviais impulsionam apreensão de entorpecentes no Amazonas, aponta Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Circuito Reggae Amazonas celebra Dia da Consciência Negra com shows e feirinha criativa em Manaus
Com shows e feira criativa, ‘Reggae Consciência’ exalta a potência cultural afro-amazônica em Manaus
Comitiva do Idam apresenta experiências de assistência técnica e extensão rural durante a COP30 em Belém-PA
COP30: Idam participa de diálogos e painel sobre os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural realizados no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?