O deputada Dr. George Lins (União Brasil) informou que o paciente Andrio Gabriel, de 11 anos, já tem um leito disponível no Hospital São Paulo. A criança foi diagnosticada com tuberculose intestinal e precisa realizar uma cirurgia na capital paulista. O processo foi intermediado pelo Governo do Estado a pedido dos parlamentares.
O caso foi levado à tribuna pela deputada Joana Darc (União Brasil) no dia 07 de fevereiro. A partir do apelo da parlamentar, uma força-tarefa foi montada em busca de um leito em São Paulo. Na quinta-feira (16), o secretário de Estado do Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo, Alfredo Lins, informou ao deputado George Lins que o pequeno Andrio Gabriel já tinha uma vaga em um hospital paulista.
“Eu quero aqui parabenizar o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, que agiu de forma célere e deu seguimento ao TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Também parabenizo o secretário de Estado do Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo, Alfredo Lins, que uniu forças para que essa criança pudesse ter um hospital para ser transferida”, disse o deputado.
Entenda o caso
Desde o dia 15 de novembro de 2022, Andrio Gabriel estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Sul, com o abdômen aberto, aguardando um leito para ser transferido para São Paulo.
A criança foi diagnosticado com uma infecção que afetou um pedaço do seu intestino e, devido a urgência, foi necessária a realização de uma cirurgia para retirar parte do seu intestino. Agora, ela será transferida para São Paulo para dar continuidade ao tratamento.
Os pais deram entrada no Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no dia 27 de dezembro de 2022 e, prontamente, o secretário de estado de saúde, Anoar Samad, autorizou a liberação no mesmo dia.
Videolaparoscopia
No grande expediente, o deputado George Lins também parabenizou o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, por oferecer, de maneira inédita no interior do Amazonas, cirurgias por videolaparoscopia.
A videolaparoscopia é uma técnica minimamente invasiva, na qual uma pequena câmera é inserida no corpo do paciente, permitindo ao médico visualizar o interior do órgão ou da cavidade abdominal. Isso possibilita uma cirurgia mais precisa, com menos dor e recuperação mais rápida para o paciente.
Lucyleny Rocha (99396-1032) e Juscelino Taketomi (99223-6343)