FOTOS: Jimmy Christian/Seas e Lucas Silva/SecomTrabalhadora doméstica e mãe de seis filhos, Lívia Moraes da Silva, 40, foi uma das primeiras beneficiadas com o cartão do Auxílio Estadual Enchente, no município de Careiro Castanho (a 88 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira (10/06). O auxílio começou a ser entregue pelo Governo do Amazonas a 2.917 famílias afetadas pela cheia na cidade, em ação que contou com a presença do governador Wilson Lima e de secretários estaduais e parlamentares do Amazonas.
11 de junho de 2022
Por Agência Amazonas
Auxílio começou a ser entregue a 2.917 famílias que foram afetadas pela cheia na cidade
O benefício é oriundo da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com a Defesa Civil do Estado, no valor de R$ 300, e é específico para pessoas prejudicadas pela cheia moradoras de municípios com situação de emergência homologada. Neste momento, 51,8 mil famílias estão sendo atendidas em 15 municípios do Amazonas.
“Ele é bom porque ajuda. Porque eu moro no alagado, a água já está no meio da ‘canela’ da minha casa já, e aí me ajuda né. Quem trabalha mais é só o meu marido, aí me ajuda em relação a alimentação, porque está tudo caro, não é? Então para mim é bom”, disse a contemplada, durante o início das entregas.
“No ano passado alagou no meio da minha casa, mas graças a Deus consegui um dinheiro e fui morar alugado. E também o benefício do Auxílio Enchente que ganhei no ano passado me ajudou muito a pagar o aluguel”, relembrou.
Esta já é a segunda vez que Lívia recebe o benefício. Ela conta que, em 2021, a cheia dos rios invadiu sua residência, e o Auxílio Enchente possibilitou que ela, seus filhos e o marido pudessem morar alugado enquanto a água não baixava.
O Auxílio Estadual Enchente faz parte da Operação Enchente 2022. Além da ajuda humanitária, a operação montada pelo Governo do Amazonas prevê o envio de cestas básicas para amparar as famílias.
Benefício
“O Auxílio Enchente é uma forma de amparo a quem teve sua casa invadida pela subida dos rios. Mais que um auxílio, levamos também esperança a essas famílias”, disse.
De acordo com a secretária titular da Seas, Kely Patrícia, o auxílio representa mais que apenas um cartão.