Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo promovem atividades envolvendo capoeira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo promovem atividades envolvendo capoeira
Governo do Amazonas

Dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo promovem atividades envolvendo capoeira

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Oficinas, encontros, palestras e muita capoeira marcam as atividades dos projetos: ‘Conexão Berimbau’ e ‘Roda de capoeira’

FOTO: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Dois projetos contemplados em editais da Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa, realizam atividades envolvendo a capoeira neste feriado prolongado.

O primeiro é o “Conexão do Berimbau: Encontro Intermunicipal do Amazonas”, organizado pela escola de capoeira Educando com Ginga. O evento começa nesta quinta-feira (05/09) e se estende até sábado (08/09).

O segundo evento é a “Roda de capoeira da Eduardo Ribeiro”, que ocorre às 9h, deste domingo (08/09) e terá mais uma edição no dia 22 de setembro. A roda visa promover a preservação, resistência e salvaguarda da capoeira no Amazonas e acontece em domingos intercalados todos os meses.

“Conexão do Berimbau”

O Encontro Intermunicipal de capoeira do Amazonas, realizado pela escola de capoeira Educando com Ginga e coordenado pela monitora Dendê, reunirá capoeiristas da capital e de diversos municípios do estado.

A primeira edição do evento aconteceu em 2020, com apoio da Lei Aldir Blanc e do Prêmio Feliciano Lana – também executados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa – e envolveu uma série de viagens do grupo pelos municípios do interior do Amazonas.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Nesta segunda edição, o projeto busca fazer o posto, os representantes dos municípios virão até a cidade de Manaus para participar deste grande encontro.

Dendê, coordenadora e vice-presidente da escola de capoeira Educando com Ginga, diz que o objetivo do evento é promover diversas ações relacionadas à arte da capoeira.

“Por meio deste intercâmbio de ideias, iremos compartilhar experiências e valorizar a diversidade artística e cultural que a capoeira oferece”, destacou Dendê. Além de ressaltar que nesta edição, o diferencial será a presença de capoeiristas dos municípios na capital, Manaus.

Segundo ela, essa iniciativa irá atender as necessidades daqueles que vivem distante da capital amazonense, dando oportunidade de estarem em contato direto com mestres dos saberes populares e assim fomentar a capacitação e informações nas pessoas.

“Levar esses conhecimentos aos capoeiristas dos municípios, é a maneira mais fácil de propagar a cultura em nosso estado, os capoeiristas representantes dos municípios vêm com a missão de participar das oficinas e palestras e levar esses conhecimentos aos capoeiristas de suas cidades”, enfatiza a coordenadora.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

Programação

Nesta quinta-feira (05/09), às 17h, será realizada a abertura do Encontro Intermunicipal de capoeira do Amazonas, com a recepção dos representantes dos municípios, no Largo de São Sebastião, localizado na Rua 10 de Julho, Centro.

Na sexta-feira (06/09), a programação inclui uma roda de conversa às 8h, seguida por uma oficina de capoeira regional com a contramestra Peteca às 10h. Às 14h, a psicóloga Janice Vieira dará uma palestra sobre “O que saber sobre alunos neurotípicos”.

A tarde contará ainda com uma oficina de musicalidade ministrada pelo mestre Espiga, ambas acontecem na Academia Black River, situada no bairro Aparecida.

No sábado (07/09), as atividades começam às 9h com uma oficina de capoeira Angola, conduzida pelo contramestre da Senzala. Às 15h, haverá uma oficina de capoeira contemporânea com o mestre Michell, de Boa Vista/RR. As atividades também ocorrem na Academia Black River, Aparecida.

O evento será encerrado no domingo (08/09), às 9h, com a Roda da Frente Unida da capoeira Tradicional do Amazonas, que acontecerá atrás da Igreja da Matriz, no centro de Manaus.

Setembro Amarelo

No domingo, às 9h, acontece a primeira atividade da Roda de capoeira da Eduardo Ribeiro do mês de setembro. A tradicional roda de capoeira é reconhecida como meio de preservação, resistência e salvaguarda da capoeira do Amazonas.

Em alusão ao Setembro Amarelo, o evento irá contar com uma palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio e o papel da capoeira como um recurso terapêutico no combate à depressão. A palestra terá a participação dos psicólogos capoeiristas Contramestre Senzala (Frente Unida) e Roberta (escola de capoeira Educando com Ginga).

De acordo com o Mestre Canário, da escola de capoeira Luta de Libertação, o evento é uma realização da Frente Unida da capoeira Tradicional no Amazonas, e envolve diversos grupos na cidade.

“O objetivo desta atividade é promover a conscientização e a prevenção do suicídio, dada a alta incidência desse problema em nossa sociedade. Os psicólogos Muller e Roberta discutirão o tema, abordando os fatores que levam ao suicídio, estratégias de prevenção e a importância da capoeira como uma ferramenta de apoio na prevenção”, explica o mestre.

A segunda atividade de setembro da Roda de capoeira da Eduardo Ribeiro está programada para o dia 22 de setembro e contará com a presença do Contramestre Tango Montanha, da escola de capoeira Matumbé. Ele irá contar sua trajetória e discutir sobre a capoeira na década de 90.

“Esta atividade oferece um vislumbre da história da capoeira nos anos 90, narrada pelo Contramestre Tango Montanha, da escola de capoeira Matumbé, preservando e passando aos mais novos, através da sua oralidade, um pouco do que ocorria na capoeira nos anos 90.” destaca Canário.

As atividades dos dias 8 e 22 de setembro acontecem na calçada da Igreja da Matriz, próximo ao relógio.

O post Dois projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo promovem atividades envolvendo capoeira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fapeam apresenta projetos na área de empreendedorismo de base tecnológica na 1ª Feira de Negócios e Inovação da Afeam
Próximo artigo Corpo de Dança do Amazonas estreia espetáculo ‘Urutau’ no Teatro Amazonas, na sexta-feira

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas e Unicef alinham ações para fortalecer políticas de proteção às crianças e adolescentes no estado

3 horas atrás

Em vistoria de obras do Residencial Compensa, governador interino Roberto Cidade destaca continuidade dos projetos habitacionais no Amazonas

5 horas atrás

Intercâmbio artístico e arte urbana ganham destaque em programação cultural em Parintins

6 horas atrás

SES-AM realiza atendimentos de saúde durante a Semana Nacional do Registro Civil no Vasco Vasques

7 horas atrás

Leilão do Detran-AM: visitação do próximo leilão de veículos encerra na quarta-feira

7 horas atrás

Sine Amazonas divulga 314 vagas de emprego para esta terça-feira

8 horas atrás

SSP-AM participa da Semana Nacional do ‘Registre-se’ com emissão da Carteira de Identidade Nacional

8 horas atrás

Sema Amazonas capacita novos monitores da biodiversidade para Unidades de Conservação

8 horas atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas inicia atividades da quinta turma do Curso de Salvamento Aquático

9 horas atrás

Ipaam define novas regras para cadastro ambiental obrigatório no Amazonas

10 horas atrás

Em São Paulo de Olivença, agricultores assistidos pelo Idam vencem o 1º Desafio de Ideias Inovadoras

10 horas atrás

Governador interino Roberto Cidade destaca ampliação da cidadania no interior durante abertura do ‘Registre-se em Manaus’

11 horas atrás
Policiais militares auxiliam cadeirante em via íngreme e garantem deslocamento com segurança na zona norte de Manaus
Corpo de Bombeiros realizou mais de 20 mil atendimentos no Amazonas em 2025
Mais de 22 mil carteiras de identidade emitidas pela SSP-AM seguem esquecidas nos PACs
Com novos óculos e exames, pacientes destacam acesso facilitado à saúde em Manaus
PC-AM e PCPA prendem homem envolvido no homicídio de dois irmãos ocorrido no bairro Alvorada
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?