Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dois paratletas amazonenses são convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dois paratletas amazonenses são convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024
Governo do Amazonas

Dois paratletas amazonenses são convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A convocação foi feita por meio de live na página oficial da Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Foto: Divulgação/ Sedel

Maria de Fátima, do halterofilismo, e Elielton Lira, do judô, foram convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024, nesta quinta-feira (11/07). A convocação foi feita por meio de live nas redes oficiais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que selecionou os melhores atletas para compor a delegação brasileira que vai participar dos Jogos Paralímpicos, deste ano.

“É com muita satisfação que recebemos a convocação dos paratletas amazonenses que estarão em Paris. Por meio de investimentos do governador Wilson Lima ao paradesporto, hoje colhemos frutos do trabalho que se consagra na convocação de dois paratletas do alto rendimento amazonense”, disse o secretário de Estado do Desporto e lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

A paratleta Maria, que tem o apoio do Governo do Amazonas por meio do Bolsa esporte Estadual e Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, se tornou a primeira paratleta do estado a assegurar vaga para os Jogos de Paris 2024, por meio do ranking internacional no halterofilismo, ainda no mês de junho.

Foto: Divulgação/ Sedel

“A sensação é de alegria e felicidade. Só tenho que agradecer a Deus por essa primeira participação nas Paralimpíadas. Estou muito feliz e emocionada, é um turbilhão de sentimento que eu não consigo explicar”, festejou Maria de Fátima.

A competição que confirmou a vaga da paratleta foi a etapa da Tbilisi 2024 Para Powerlifting World Cup, levantando 127kg na última competição internacional antes do Jogos Paralímpicos. Natural de Tefé (523 quilômetros distantes de Manaus), Maria se classificou como quarta colocada no ranking classificatório na categoria até 67kg.

Outro amazonense convocado é Elielton Lira, que perdeu a visão aos 12 anos, em um acidente com arma de fogo e iniciou sua trajetória no esporte, em 2014, quando conheceu o judô. Já em 2022, o amazonense passou a integrar a Seleção Brasileira, atualmente o paratleta é detentor de títulos como: Prata na categoria até 60kg nos JogosParapan-Americanos de Santiago 2023 e prata no Pan-Americano do Canadá 2022.

“É de extrema felicidade estar representando o Amazonas e agora representando o Brasil nos maiores jogos do planeta, que é as Paralimpíadas. Sou o primeiro atleta do judô paralímpico do Amazonas, indo representar o meu estado nos maiores jogos do planeta, então só tenho a agradecer o total apoio que o estado tem dado para o esporte paraolímpico”, disse Elielton Lira.

O post Dois paratletas amazonenses são convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024 apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AcidentesAmazonascapaGoverno do AmazonasManausTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Estado do Amazonas sedia Etapa Norte do Seminário de Elaboração do Plano Nacional da Juventude
Próximo artigo Casa das Artes: Exposições celebram a diversidade cultural e artística

Mais notícias desta categoria

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

1 dia atrás

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

1 dia atrás

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

1 dia atrás

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

1 dia atrás

Ipaam registra 36 chamados da população e resgata 39 animais silvestres em setembro

1 dia atrás

Seas inicia ciclo de palestra nos restaurantes Prato Cheio sobre Outubro Rosa e alimentação saudável

1 dia atrás

Trabalho eficiente do IML possibilita identificação de 332 de corpos e permite alívio aos familiares

1 dia atrás

Governo do Amazonas recebe reconhecimento pela promoção de políticas habitacionais no estado

1 dia atrás

Procon-AM, MPAM, e órgão da saúde do Estado reúnem-se para discutir protocolo para prevenção de casos de intoxicação por metanol no Amazonas

1 dia atrás

“Vai ajudar bastante para fazermos nossas entregas”, declara motofretista beneficiado com kit de segurança entregue pelo Governo do Amazonas

1 dia atrás

Exposição Pluralidade celebra inclusão e diversidade no Centro Cultural Palácio da Justiça

1 dia atrás

Bombeiros do Amazonas participam de treinamento de emergência envolvendo produtos químicos

1 dia atrás
Ipaam leva serviços ambientais itinerantes a Manacapuru de 8 a 10 de outubro
Sarau no Hall: Quarteto da Orquestra de Violões do Amazonas homenageia raízes musicais da região
Outubro Rosa: Governador Wilson Lima destaca importância das Carretas de Saúde na prevenção ao câncer de mama
Saúde informa que não há registro de casos ou óbitos por intoxicação por metanol no Amazonas
Pé na Estrada: Mais de 300 pessoas idosas participam do projeto com uma imersão na natureza
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?