em da solidariedade de quem pode doar”, disse Joana Darc.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) está participando do movimento “Junho Vermelho”, que incentiva a doação de sangue. Para isso, a Casa instituiu a Semana do Doador Legal, entre os dias 7 e 14 de junho, em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Durante esse período, o ônibus coletor do Hemoam estará disponível para que servidores e o público em geral possam fazer suas doações e ajudar a manter o estoque de sangue. Essa campanha já é realizada na Aleam desde 2014 e, até o momento, já contou com a participação de cerca de 1.147 doadores aptos.
Segundo a diretora de Assistência Social da Assembleia Legislativa, Karla Stald, a Campanha Doador Legal deste ano acontecerá na próxima terça-feira (11/6), das 8h às 17h. A expectativa é manter o recorde de 120 doadores, que é o máximo que o ônibus coletor do Hemoam suporta em um dia. Karla ressalta a importância da doação de sangue, já que cada bolsa pode salvar até duas vidas. Os servidores da Assembleia já estão se preparando para participar da campanha e ajudar a salvar vidas.
A Campanha Doador Legal também está presente no calendário oficial da Assembleia Legislativa, por meio da Resolução Legislativa nº 991 de 2023, de autoria da deputada Mayra Dias (Avante). Além de criar um banco de dados de servidores-doadores, a proposta busca conscientizar e sensibilizar aqueles que ainda não doam sangue e capacitar os servidores para serem agentes multiplicadores. A deputada explica que a intenção é despertar nos servidores e no público em geral o sentimento de solidariedade e incentivar a doação de sangue para ajudar não só colegas de trabalho e seus familiares, mas também amigos e a comunidade em geral.
A importância da doação de sangue também foi reconhecida pela Assembleia Legislativa por meio do Projeto de Lei (PL) nº 11 de 2020, sancionado na Lei nº 5.885 de 2022, de autoria da deputada Joana Darc (UB). A lei obriga a divulgação de mensagens incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais apoiados pelos órgãos públicos do Amazonas. A deputada ressalta que manter os estoques dos bancos de sangue é uma tarefa difícil e que a doação é fundamental para atender tanto casos de emergência quanto pacientes que precisam de transfusões regularmente. Além disso, ela destaca que a doação de sangue traz inúmeros benefícios e a satisfação de ajudar quem precisa.