Por Sebastião de Oliveira/ Revisão Rozana Barbosa
Ascom/Ufam
O professor Márcio de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/Ufam), participou entre os dias 22 e 24 de novembro da Reunião Anual da Associação Mundial de Pesquisa em Educação (em inglês World Education Research Association – WERA) em Singapura. Organizado pela Associação de Pesquisa Educacional de Singapura (ERAS) contou com uma programação de sessões de pesquisas, pôsteres, mesa-redonda e simpósio sobre tópicos de importância mundial.
Dentre os temas debatidos, destacam-se: Avaliação; Estudos Curriculares; Educação de Caráter e Cidadania; Educação Diversificada e Inclusiva; Educação Infantil; Pesquisa de Política Educacional; Tecnologias emergentes e educação; Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional, dentre outros.
Durante o encontro, Oliveira participou como debatedor da mesa “Inclusive Education in the luso-brasilian contexto: challenges and worldwide perspective” (em português “Educação Inclusiva no contexto luso-brasileiro: desafios e perspectiva mundial”). Na ocasião, o docente discutiu sobre a educação inclusiva na perspectiva de gênero, ressaltando a necessidade de que esse tema esteja nos currículos escolares, nos cursos de formação docente, nos cursos de formação continuada, nas políticas públicas educacionais.
Também participaram dos debates as pesquisadoras Geovana Mendonça Lunardi Mendes (Udesc/Anped), Tanja Sturm (Martin-Luther-Universitat Halle-Wittenberg), Andréa Barbosa Gouveia (UFPR), Jesus Maria Sousa (Universidade da Madeira) e Liliana Rodrigues (Universidade da Madeira).
O docente enfatizou a importância de participar/ocupar os espaços de debates da Educação mundial, na perspectiva de discutir os desafios e a busca de soluções para os maiores obstáculos encontrados no processo de formação, seja no Brasil ou fora dele.