Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Docente da FCA da Ufam é empossado na Academia Brasileira de Ciência Agronômica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Docente da FCA da Ufam é empossado na Academia Brasileira de Ciência Agronômica
AmazonasEducação

Docente da FCA da Ufam é empossado na Academia Brasileira de Ciência Agronômica

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 20 de outubro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)
Foto: arquivo do professor         revisão: Rozana Barbosa
O docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Ferreira da Silva, tomou posse, no último dia 9 de outubro, na Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA), em cerimônia ocorrida na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo.
O pesquisador da Ufam ocupa a cadeira de nº 41 da Academia, e teve como patrono Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner.  José Ferreira foi indicado pelos acadêmicos José Francisco de Carvalho Gonçalves, pesquisador do INPA que ocupa a cadeira de número 50, e Henrique Pereira, professor da Universidade Federal do Amazonas (assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII/Ufam) que ocupa a cadeira de número 44.
A ABCA tem como missão promover o uso e desenvolvimento da memória da ciência agronômica com o objetivo de fundamentar decisões técnicas, de forma transparente, participativa, efetiva, eficiente e eficaz, com valorização dos profissionais da área. A entidade criada em 2010 e instalada em 2013 atualmente é presidida pelo ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.
“É uma honra ser indicado e aceito pelos demais acadêmicos a fazer parte da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA). Fui indicado pelos meus pares José Francisco Gonçalves e Henrique Pereira e depois aceito pelos demais colegas que compõem a ABCA. A indicação é uma maneira de reconhecer o meu trabalho na área, mas também reconhecer todo um trabalho coletivo. É individual, mas, principalmente, com a participação coletiva. Os estudantes, os colegas pesquisadores da Ufam (professores), os técnicos e as pessoas da comunidade fizeram parte da construção do meu currículo. Por isso quero destacar a parceria com alguns produtores rurais como o Cláudio Decares do município de Rio Preto da Eva, Edinei Marques do município de Iranduba e o Osires Silva da BR 319 (Km 20)”, afirmou o docente José Ferreira.
Perfil   
José Ferreira da Silva
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Ufam. É professor titular da Universidade Federal do Amazonas, ex-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam e foi também pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Revisor científico das revistas Acta Amazonica, Weed Technology, Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, Horticultura Brasileira, Pesquisa Agropecuária Tropical e editor-associado da revista Planta Daninha, Consultor ad hoc da CAPES, da Fundação de Amparo a Pesquisa de Rondônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo de plantas daninhas, atuando principalmente nos seguintes temas: guaraná, citros, seletividade de plantas a herbicidas. Editor do livro Manual de Aulas Práticas de Plantas Daninhas. Autor de 11 capítulos de livro. Membro do Conselho Fiscal da Fapeam. Recebeu 29 homenagens e prêmios e publicou 48 artigos científicos.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasIrandubaRio Preto da EvaUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus e TJAM iniciam tratativas para agilizar processos envolvendo pessoas idosas

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?