Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)
Foto: arquivo do professor revisão: Rozana Barbosa
O docente da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Ferreira da Silva, tomou posse, no último dia 9 de outubro, na Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA), em cerimônia ocorrida na cidade de Piracicaba, no estado de São Paulo.
O pesquisador da Ufam ocupa a cadeira de nº 41 da Academia, e teve como patrono Johanna Liesbeth Kubelka Döbereiner. José Ferreira foi indicado pelos acadêmicos José Francisco de Carvalho Gonçalves, pesquisador do INPA que ocupa a cadeira de número 50, e Henrique Pereira, professor da Universidade Federal do Amazonas (assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII/Ufam) que ocupa a cadeira de número 44.
A ABCA tem como missão promover o uso e desenvolvimento da memória da ciência agronômica com o objetivo de fundamentar decisões técnicas, de forma transparente, participativa, efetiva, eficiente e eficaz, com valorização dos profissionais da área. A entidade criada em 2010 e instalada em 2013 atualmente é presidida pelo ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.
“É uma honra ser indicado e aceito pelos demais acadêmicos a fazer parte da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA). Fui indicado pelos meus pares José Francisco Gonçalves e Henrique Pereira e depois aceito pelos demais colegas que compõem a ABCA. A indicação é uma maneira de reconhecer o meu trabalho na área, mas também reconhecer todo um trabalho coletivo. É individual, mas, principalmente, com a participação coletiva. Os estudantes, os colegas pesquisadores da Ufam (professores), os técnicos e as pessoas da comunidade fizeram parte da construção do meu currículo. Por isso quero destacar a parceria com alguns produtores rurais como o Cláudio Decares do município de Rio Preto da Eva, Edinei Marques do município de Iranduba e o Osires Silva da BR 319 (Km 20)”, afirmou o docente José Ferreira.
Perfil
José Ferreira da Silva
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Ufam. É professor titular da Universidade Federal do Amazonas, ex-diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam e foi também pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Revisor científico das revistas Acta Amazonica, Weed Technology, Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida, Horticultura Brasileira, Pesquisa Agropecuária Tropical e editor-associado da revista Planta Daninha, Consultor ad hoc da CAPES, da Fundação de Amparo a Pesquisa de Rondônia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo de plantas daninhas, atuando principalmente nos seguintes temas: guaraná, citros, seletividade de plantas a herbicidas. Editor do livro Manual de Aulas Práticas de Plantas Daninhas. Autor de 11 capítulos de livro. Membro do Conselho Fiscal da Fapeam. Recebeu 29 homenagens e prêmios e publicou 48 artigos científicos.