Iniciativa destaca cuidados com a saúde e orienta população sobre transplante hepático e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)

Foto: Maíra Pessoa/ FVS-RCP
A Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa, neste domingo (28/09), da ação em apoio ao Dia Nacional de Sensibilização sobre a Doação de Órgãos, realizada na faixa liberada da Ponta Negra, em Manaus. Além de reforçar informações sobre hepatites virais, a iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos.
Com foco no transplante hepático, a iniciativa leva à população orientações sobre a prevenção das hepatites virais, por meio de atividades educativas e distribuição de materiais informativos. Também são oferecidos preservativos internos e externos, gel lubrificante, fortalecendo a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a atividade busca aproximar o público de uma pauta tão importante como a doação de órgãos. “Eventos como este aproximam a saúde pública das pessoas e tornam a prevenção mais acessível. Cada orientação recebida aqui PODE significar um diagnóstico precoce, um tratamento mais eficaz ou até a chance de salvar outra vida por meio da doação de órgãos”, ressalta Tatyana.

Foto: Maíra Pessoa/ FVS-RCP
A coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso, destacou a importância de unir prevenção e conscientização sobre a doação de órgãos. “As hepatites virais são doenças silenciosas, que muitas vezes não apresentam sintomas no início. Por isso, falar sobre prevenção, testagem e vacinação é essencial para evitar complicações e salvar vidas”, afirma Vanieli.
A ascensorista Roseane da Silva se surpreendeu com a ação. “Sou frequentadora assídua da faixa liberada da Ponta Negra aos domingos para a prática de exercícios, e foi muito bom receber informações sobre doação de órgãos, além de levar material de prevenção às ISTs”, avaliou.
Durante a ação, a FVS-RCP reforçou os cuidados com a saúde e a importância da prevenção das ISTs, com a distribuição de 7.200 preservativos externos, 100 preservativos internos, 1.000 unidades de gel lubrificante, 120 autotestes para HIV e 800 folhetos informativos, insumos que fortalecem a autonomia, a proteção e a conscientização da população.
O post Doação de órgãos: FVS-RCP reforça prevenção das hepatites virais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.