Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Do Governo do Amazonas, Maternidade Chapot Prévost recebe selo Amigo da Criança, do Ministério da Saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Do Governo do Amazonas, Maternidade Chapot Prévost recebe selo Amigo da Criança, do Ministério da Saúde
Governo do Amazonas

Do Governo do Amazonas, Maternidade Chapot Prévost recebe selo Amigo da Criança, do Ministério da Saúde

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com uma média de 1,6 mil partos por ano, a unidade obteve 100% de aprovação em todos os critérios de avaliação

Foto: Kelly Melo/SES-AM

A Maternidade Chapot Prévost, do Governo do Amazonas, administrada pela Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), recebeu o selo de “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC), do Ministério da saúde. Referência no atendimento de baixa e média complexidades e situada na zona leste de Manaus, a unidade realiza mais de 1,6 mil partos ao ano, uma média de 140 por mês.

O selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” é concedido a maternidades de todo o país que investem em capacitação de pessoal e aprimoramento de processos, visando ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo, cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto. Todas cumprem os “10 passos para o sucesso do aleitamento”, dentre outros requisitos.

Foto: Kelly Melo/SES-AM

Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a certificação foi confirmada na última quarta-feira (23/10), quando consultores do MS visitaram a unidade. “Recebemos a notícia com muita alegria. Além do reconhecimento do padrão de qualidade no atendimento, que é muito importante, o selo da IHAC garante recursos para a instituição”, explicou a secretária.

Em funcionamento há 15 anos, a Maternidade Chapot Prévost, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, realiza atendimentos de baixa e média complexidade. A unidade possui 33 leitos de alojamento conjunto, três salas de cirurgia obstétrica, laboratório, sala de vacina, posto de coleta de leite humano e cartório. Em média, por mês, a unidade realiza 800 atendimentos e 140 partos. No ano, são mais de 1.600 partos realizados.

“Desde 2022 estamos nos preparando para alcançar esta certificação. Tivemos 100% de aprovação em todos os critérios analisados pelo Ministério da saúde e isso reflete o empenho de toda a equipe no projeto. Agora, o foco é manter e ampliar o padrão de qualidade para a nossa população”, afirmou a diretora da maternidade, Sandra Lima.

Com o reconhecimento da Chapot Prévost, todas as maternidades da REDE estadual de saúde, no Amazonas, passam a contar com o selo da IHAC.

Foto: Kelly Melo/SES-AM

Vantagens da certificação

Para ser “Hospital Incitava Amigo da Criança”, a unidade deve respeitar uma série de critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai, permitindo a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas; e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Dessa forma, o principal objetivo é promover e apoiar o aleitamento materno.

“O nosso papel é esse: incentivar o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê, orientar as mães sobre os direitos e deveres e incentivar o vínculo familiar”, destacou a gerente de enfermagem da maternidade, Jakelene Sampaio.

A iniciativa também fornece recursos financeiros, dependendo do tamanho da unidade de saúde, além de uma placa de reconhecimento.

O post Do Governo do Amazonas, Maternidade Chapot Prévost recebe selo Amigo da Criança, do Ministério da Saúde apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Rede de distribuição de gás natural construída pela Cigás passa a ser georreferenciada
Próximo artigo Governo do Amazonas atua em resgate de paciente durante operação estiagem

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas alinha com Ministério a implementação da saúde da população negra em encontro institucional

4 horas atrás

Sedurb e UGPE reúnem cerca de 95 parceiros para apresentar avanços e resultados dos programas no Amazonas

4 horas atrás

Operação Carnaval 2026 mobiliza cerca de 4 mil policiais no Amazonas para reforçar a segurança pública

4 horas atrás

Projeto apoiado pela Fapeam investiga produção e descarte de resíduos sólidos nas escolas de Manaus

5 horas atrás

Governo do Amazonas confirma repasses e agenda completa do Carnaval na Floresta 2026 no Sambódromo de Manaus

6 horas atrás

Operação Águia mobiliza tropas especializadas para reforçar policiamento em áreas comerciais de Manaus durante pré-carnaval

6 horas atrás

Escolas de samba de Manaus mostram ensaios técnicos e inovações antes do Carnaval 2026

6 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia reforço de segurança e investimentos para o Carnaval da Floresta 2026 em Manaus

7 horas atrás

Seinfra inicia manutenção de defensas no Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus nos dias 07 e 08 de fevereiro

7 horas atrás

Programa de Assistência Familiar do Amazonas investe mais de R$ 23 milhões e compra mais de 2,3 mil toneladas em 2025

7 horas atrás

Voos diretos Manaus Caracas ampliam conectividade e reforçam turismo entre Amazonas e Venezuela a partir de fevereiro

7 horas atrás

Oficina do Conecti discute polos digitais e saberes tradicionais para o Plano Estadual de CT&I do Amazonas e amplia integração entre instituições

7 horas atrás
Produção gráfica da Imprensa Oficial ultrapassa 1,6 milhão de impressos e marca o Dia Nacional do Gráfico
Imprensa Oficial do Estado do Amazonas celebra Dia Nacional do Gráfico e divulga produção de 1.641.689 impressos no biênio 2024 e 2025
Estudantes do Amazonas podem concorrer à vaga na Semana de Vivência Legislativa do Programa Jovem Senador
Programa Jovem Senador 2026 seleciona estudantes para semana de vivência legislativa em Brasília
Mosca-da-carambola: Adaf fiscaliza transporte de frutas no Porto da Ceasa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?