Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Disputas na Arena da Amazônia marcam o encerramento da 46ª edição do JEAs
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Disputas na Arena da Amazônia marcam o encerramento da 46ª edição do JEAs
Governo do Amazonas

Disputas na Arena da Amazônia marcam o encerramento da 46ª edição do JEAs

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Em 20 modalidades esportivas, mais de 5,4 mil atletas de 42 municípios amazonenses participaram do JEAs 2025

FOTO: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Está encerrada a 46ª edição dos jogos escolares do Amazonas (JEAs). Na Arena da Amazônia, o maior evento esportivo a nível escolar do estado, que reuniu mais de 5,4 mil atletas durante os últimos dez dias, conheceu seus últimos campeões na modalidade do futebol de campo. No total, outras 19 modalidades estiveram em disputa, com estudantes de escolas estaduais, federais, municipais e particulares de 42 municípios amazonenses.

As finais do juvenil e infantil masculino do futebol de campo levaram para as arquibancadas da Arena da Amazônia, mais de 500 torcedores, público que reflete, de acordo com a secretária titular da Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o valor do JEAs, que valoriza o esporte enquanto ferramenta pedagógica na formação de cidadãos.

“É um evento gigante. A Secretaria de educação tem o prazer de, com o apoio do governador Wilson Lima, mobilizar tantos sonhos. O esporte ensina virtudes essenciais para a vida desses jovens, e esse é o nosso principal objetivo. Foi lindo ver toda a dedicação dos alunos, a emoção está estampada no rosto”, ressaltou Arlete, que estava presente no principal palco esportivo do Amazonas.

O secretário titular Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel-AM), Diego Américo, também esteve presente na solenidade de encerramento da 46ª edição do JEAs. A Secretaria de educação e a Sedel-AM firmaram parceria para a realização da competição esportiva.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Sonhos realizados

Na primeira final do dia, os atletas da escola Estadual (EE) Benjamin Magalhães Brandão sagraram-se campeões após vencer, por 3×0, a equipe da EE Engº Arthur Soares Amorim. Capitão da equipe e autor de um dos gols da final, o atleta Vinicius Bastos, de 14 anos, falou sobre a concretização do título.

“Treinamos muito, toda semana, nos últimos meses. Tivemos problemas na defesa, mas nosso sistema ofensivo estava muito forte. Muito feliz de sair daqui com o título e fazer um gol em plena Arena da Amazônia. O JEAs é nossa Copa do Mundo”, destacou Vinicius.

Dupla decisiva

Já no juvenil, a vitória por 2×1 da EE Profº Francisco das Chagas Souza de Albuquerque x a EE Profª Adelaide Tavares de Macedo fechou, com chave de ouro, a 46ª edição do JEAs. E a vitória veio com dois golaços incríveis. O primeiro, marcado pelo atleta Paulo Fonseca, de 15 anos, deixou todos de “boca aberta”. Paulo recebeu na entrada da meia-lua, cortou o defensor e bateu forte no ângulo direito do goleiro adversário. Na gaveta. O grito de emoção veio com o alívio da superação, compartilhou o autor do tento.

“Começamos a competição muito mal. Uma derrota, depois um empate. Só vencemos na última partida da fase de grupos, e só nos classificamos devido a uma combinação de resultados. Tivemos ‘sorte’, e prometemos não depender mais dela”, frisou o atleta.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Já para Ítalo Fonseca, autor do 2º gol, a sensação foi de êxtase após a oportunidade recebida. O atleta falou sobre o sonho de jogar na Arena da Amazônia.

“Eu só tinha assistido partidas aqui. Me imaginava no campo. Hoje pude estar lá, e graças a Deus, ser decisivo. Eu e meus colegas estamos nas nuvens. Fomos os campeões do JEAs dentro da Arena da Amazônia!”, gritou Ítalo, em êxtase.

O post Disputas na Arena da Amazônia marcam o encerramento da 46ª edição do JEAs apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 357 vagas de emprego para esta segunda-feira
Próximo artigo Praças esportivas do Governo do Amazonas fortalecem os JEAs, encerrados na Arena da Amazônia

Mais notícias desta categoria

Na maternidade Azilda Marreiro, banho de sol de bebês também é momento de acolhimento às mães, no pós-parto

18 horas atrás

Dia das Polícias Civil e Militar: Data reforça investimento histórico no efetivo e avanços na segurança no Amazonas

19 horas atrás

Orquestra de Violões do Amazonas apresenta concerto ‘Nosso Brasil’ no Palácio da Justiça

19 horas atrás

Programa Mania de Ler leva literatura e diversão para crianças no Parque Rio Negro

19 horas atrás

Garantido lota Sambódromo com o lançamento do álbum ‘Parintins: Portal do Encantamento’

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas promove tarde literária com atividades infantis

2 dias atrás

Dia dos Povos Originários: Mais Crédito Indígena fortalece geração de renda e autonomia no Amazonas

2 dias atrás

Com mais de 5 mil participantes, Polícia Militar do Amazonas realiza 40ª Edição da Corrida Tiradentes

2 dias atrás

No Dia dos Povos Indígenas, Cosama destaca impacto do Projeto Água Boa no interior do Amazonas

2 dias atrás

PMAM – 189 anos: Projeto de equoterapia fortalece inclusão e atende crianças no Amazonas

2 dias atrás

Durante celebração dos 189 anos da PMAM, governador interino Roberto Cidade destaca mais de R$ 1 bilhão em investimentos na segurança pública

2 dias atrás

Com mais de 600 leitos, CHS torna-se o maior complexo hospitalar do Norte do país

3 dias atrás
Ipaam realiza ação de regularização para criadores de abelhas sem ferrão em Parintins
Bastidores do Festival Amazonas de Ópera movimentam cadeia produtiva e impulsionam economia criativa no estado
Moradores da zona sul ganham Centro Social Chapéu de Zinco reformado e mais acesso a esporte e lazer
Dia dos Povos Originários: Governo do Amazonas garante direitos e dignidade aos 64 povos indígenas do estado
Parto raro de trigêmeos é realizado com sucesso na maternidade Ana Braga
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?