Os alunos do mestrado em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam), realizaram visita técnica junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e no Centro de Estudos de Biomoléculas Aplicadas à Saúde (CEBio) da Fiocruz Rondônia, na cidade de Porto Velho (RO), na última sexta-feira (06/10), acompanhados pelo professor Renato Abreu Lima que ministra a disciplina optativa “Biodiversidade e Bioprospecção”.
Segundo o professor Renato Abreu, as visitas técnicas estão relacionadas a parte avaliativa da disciplina. “Na Embrapa Rondônia, os mestrandos conheceram as instalações dos laboratórios e equipamentos que são utilizados nos experimentos do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais, Laboratório de Biotecnologia, Laboratório de Entomologia e no campo experimental, em que foi apresentado uma abordagem multidisciplinar com integração de tecnologia avançada em suas atividades de pesquisa”, disse o professor.
“Enquanto que no CEBio/Fiocruz, os alunos conheceram as rotinas de pesquisas com especial enfoque em toxinas animais (venenos de serpentes) para a identificação de moléculas bioativas com potencial aplicação biotecnológica no desenvolvimento de produtos aplicáveis a doenças negligenciadas. O CEBio/Fiocruz é equipado com infraestrutura física e de recursos humanos para análise purificação de proteínas e peptídeos, espectrometria de massas MALDI-TOF-TOF, sequenciador de peptídeos, cromatografia analítica bidimensional e sistema de ressonância plasmônica de superfície, para isolamento e caracterização de novas moléculas de origem animal e vegetal e desenvolvimento de testes contra alvos validados, sejam eles moléculas de origem de parasitas ou toxinas animais”, completou.
Para Abreu, “a atividade de campo foi como um “laboratório externo” de grande relevância aos estudos realizados em sala de aula, no qual se aliaram aos conceitos e as teorias científicas à realidade da sociedade. E ainda, possibilitou a ampliação dos conhecimentos teóricos ao abordar os temas ambientais, biológicos e químicos.
O discente Doraci Brito disse que “a visita técnica foi uma oportunidade valiosa para entender melhor como as pesquisas estão associadas para o crescimento econômico e a segurança alimentar. Agradecemos à equipe da Embrapa e CEBio/Fiocruz por sua hospitalidade e por fornecer uma visão esclarecedora para buscar soluções em problemas reais”.
Manuel Saldanha, também discente do PPGA, disse que as visitas são importantes e faz necessário ressaltar os investimentos em pesquisas desse nível valorizando os pesquisadores brasileiros, sobretudo, aqueles da Região Norte.