Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Diretora da Controladoria-Geral da União detalha apuração sobre descontos indevidos feitos pelo INSS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Diretora da Controladoria-Geral da União detalha apuração sobre descontos indevidos feitos pelo INSS
Nacional

Diretora da Controladoria-Geral da União detalha apuração sobre descontos indevidos feitos pelo INSS

4 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

04/09/2025 – 18:18  

Geraldo Magela/Agência Senado

Eliane Viegas Mota depõe na CPMI do INSS

A diretora de Previdência e Benefícios da Controladoria-Geral da UNIÃO (CGU), Eliane Mota, disse, nesta quinta-feira (4), que as primeiras reclamações de segurados relacionadas a descontos indevidos em benefícios vieram para o órgão em 2019 a partir de informações do Ministério Público do Paraná. Naquele momento, havia reclamações sobre quatro entidades com acordos firmados com o INSS entre 2014 e 2017.

Em depoimento na CPI Mista do INSS, no Congresso, Eliane disse que foi iniciada uma auditoria em 2024, quando foram feitas 1.273 entrevistas com beneficiários, visitas às entidades e verificação dos controles internos do INSS. Foi observado que os descontos associativos passaram de R$ 387 milhões em 2015 para R$ 3,4 bilhões em 2024. Já os pedidos para suspensão de descontos passaram de 900 em abril de 2022 para 192 mil em 2024.

Questionada pelo relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (UNIÃO-AL), Eliane disse que o primeiro acordo do INSS foi com a Contag na década de 90. Segundo ela, foram feitas seis entrevistas com beneficiários da entidade e apenas um disse que autorizou descontos. Ela contou que procuradores recomendaram a não renovação do acordo com a Contag em 2024, mas o procurador-geral do INSS à época decidiu manter o termo pelo histórico da entidade.

Outro dado levantado pela CGU foi em relação à adesão de beneficiários em blocos de 50 mil pessoas ou mais. Se até 2022 elas eram episódicas, em 2024 foram 24. Quando a controladoria quis verificar quais serviços eram prestados aos segurados, Eliane disse que a maioria não disponibilizou informações.

Eliane Mota explicou ainda que em abril de 2024 a polícia Federal foi comunicada dos resultados da auditoria. Para o INSS, a comunicação ocorreu em julho do mesmo ano.

O deputado Alfredo Gaspar questionou se o INSS havia se mantido “omisso diante do que a CGU tinha pedido”, ao que Eliane Mota respondeu positivamente. “A senhora poderia dizer quem era o presidente do INSS no momento dessas comunicações?”, perguntou o deputado. “Foi o presidente que foi afastado por ocasião da operação, Alessandro Stefanutto”, respondeu ela.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) disse que é importante não generalizar as acusações em relação a todas as associações.

“Nós temos que encontrar os bandidos que usaram instituições como a Contag, por exemplo, precisamos reconhecer que elas foram muito importantes para os aposentados, especialmente da área rural. Quem vem da base como eu, eu tenho que fazer justiça a algumas instituições. Se a gente começar a bloquear tudo dessas instituições, as mais antigas especialmente, elas têm projetos na ponta, têm projetos sérios também”, reforçou.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) questionou Eliane Mota sobre o que a CGU havia feito entre 2019 e 2022 para acionar o INSS sobre as reclamações dos segurados. Ela respondeu que foram pedidas regulações dos descontos associativos em todos estes anos, pois já havia indícios de irregularidades.

Na próxima segunda-feira (8), a CPMI ouvirá o ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeito David Almeida anuncia corrida solidária como parte oficial do calendário do #SouManaus Passo a Paço
Próximo artigo Prefeito David Almeida entrega equipamentos agrícolas e anuncia novos editais para associações rurais em Manaus

Mais notícias desta categoria

Mulheres cobram urgência na ratificação de convenção contra assédio e violência no trabalho

1 hora atrás

Comissão aprova regras para o uso de drogas apreendidas no treinamento de cães farejadores

2 horas atrás

Comissão aprova inclusão de estelionato contra idosos ou pessoas vulneráveis na lista de crimes hediondos

2 horas atrás

Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa

2 horas atrás

Especialista critica uso “pouco inteligente” da força e defende coordenação federal no combate a crimes mais graves

3 horas atrás

Comissão aprova diretrizes no SUS para saúde da mulher no climatério e na menopausa

3 horas atrás

Comissão aprova diretrizes para os planos de gestão integrada de recursos hídricos

3 horas atrás

Comissões debatem critérios para laudos de Transtorno de Déficit de Atenção

4 horas atrás

Comissão aprova obrigar condomínios a oferecer curso sobre acessibilidade e inclusão

4 horas atrás

Comissão debate violência contra ativistas de direitos humanos no Brasil

4 horas atrás

Deputados se reúnem com Mauro Vieira pela libertação de deputada e ativistas presos em Israel

4 horas atrás

Comissão aprova retomada de serviços de telecomunicações em até 24 horas após quitação de débitos

4 horas atrás
Comissão aprova proibição de penhora de imóvel rural em área superior à dívida
Comissão aprova capacitação obrigatória de agentes da Defesa Civil
Câmara aprova inclusão do Dia da Mulher e do Dia das Meninas no calendário brasileiro oficial
Câmara aprova projeto que regulamenta verificação da idade mínima exigida dos candidatos
Proposta inclui Dia Internacional das Meninas no calendário brasileiro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?