FOTO: Rudson Renan/FaarRepresentante da pasta esportiva do Governo do Amazonas, o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Oliveira, recebeu a medalha Ruy Araújo, nesta terça-feira (28/06), em solenidade que aconteceu no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e o destaque é devido as suas ações à frente do esporte amazonense.
Há 10 horas
Por Agência Amazonas
Jorge Oliveira foi homenageado pelas ações lideradas à frente da pasta esportiva do Amazonas
FOTO: Rudson Renan/FaarDurante a entrega da medalha, também houve uma homenagem ao projeto RespirAR que, em 10 meses, já ultrapassou a marca de 115 mil atendimentos, ofertando serviços gratuitos de fisioterapia e educação física, sendo reconhecido até pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visitou o projeto em maio.
“Fico muito honrado com essa medalha, mas ela não pertence só ao Jorge Oliveira, ela pertence a todos os colaboradores da Fundação Amazonas de Alto Rendimento, pois entendemos que investir em pessoas é investir em uma sociedade melhor, como determina nosso governador Wilson Lima”, disse Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.
Como diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira liderou visitas aos municípios do interior do estado, coordenou e elaborou editais que beneficiam atletas, profissionais de educação e federações esportivas e criou o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que contempla programas como: Escolinha nos Bairros, Mais Futevôlei e Campeões na Vila.
“Já atendemos no projeto RespirAR mais de 15 mil amazonenses, com mais de 115 mil atendimentos, e isso é muito importante porque mostra o comprometimento do Governo do Amazonas com a saúde da população”, disse o gestor da pasta.
Por meio de patrocínios, a Faar participou ativamente da trajetória de diversas modalidades no Amazonas. Clubes de futebol profissional, tanto no masculino como no feminino, foram contemplados na gestão de Jorge Oliveira. Federações olímpicas e não olímpicas também tiveram apoio governamental, que aqueceu o cenário desportista do estado com a criação de projetos como o Bolsa Esporte e o Voo Campeão.
“O Pelci é inovador, um projeto que está em todo o estado. Hoje temos polos em Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Codajás, Humaitá e Envira, onde buscamos identificar campeões para o alto rendimento”, concluiu o diretor-presidente, Jorge Oliveira.
Medalha Ruy Araújo
Em 15 meses de gestão, Jorge Oliveira também fez parcerias intersecretarias, lançou o inédito Bolsa Esporte Estadual e realizou a entrega oficial da primeira fase do Parque Aquático de Alto Rendimento da Vila Olímpica de Manaus.
A medalha é a maior condecoração concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas, sendo instituída pela deputada Socorro Dutra Lindoso, em 13 de março de 1981. A comenda tem como objetivo homenagear as pessoas que se destacaram por seus méritos feitos nas esferas política, jurídica ou cultural.