Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 debate integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas na Amazônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 debate integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas na Amazônia
Governo do Amazonas

Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 debate integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas na Amazônia

3 meses atrás
Compartilhar
8 Min Lidos

Pesquisadores brasileiros e europeus reuniram-se para debater caminhos para desenvolver pesquisas mais impactantes sobre a Amazônia

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Estratégias e boas práticas para aumentar o impacto dos resultados da pesquisa nas políticas públicas e nas práticas foi a temática que norteou os debates do segundo dia do evento “Conectando saberes para a ciência com impacto na Amazônia – Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 e além”. A atividade reuniu pesquisadores e gestores de agências de fomento do Brasil e da UNIÃO Europeia.

Apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o encontro ocorreu nesta quinta-feira (23/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Durante os dois dias (22 e 23/10), pesquisadores brasileiros e europeus reuniram-se para debater caminhos para desenvolver pesquisas mais impactantes sobre a Amazônia, por meio da cooperação e cocriação responsáveis e inclusivas. As atividades foram desenvolvidas em parceria com o Consulado da Finlândia, em São Paulo, com as Embaixadas da Suécia e da Noruega, em Brasília, Iniciativa Amazônia+10, Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), e financiamento do Nordic Embassy Cooperation Programme (NEP).

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Para a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, o evento buscou aproximar pesquisadores da Amazônia e europeus por meio de uma intensa troca de experiências e diálogo aberto sobre questões relevantes para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

“Nós temos aqui pesquisadores, instituições, representantes de embaixadas da Suécia, da Finlândia e da Noruega, e nesses dois dias tivemos um diálogo aberto e franco entre os pesquisadores e os gestores. A partir desse evento, nossa expectativa é ampliar parcerias para a pesquisa e fomento à CT&I em relação aos estados da Amazônia Legal”, comentou Márcia Perales.

Ela reforçou ainda que o evento demonstra o potencial da região amazônica para o desenvolvimento de projetos conjuntos e o fortalecimento de redes de pesquisa.“Houve um momento de apresentações de algumas pesquisas que foram selecionadas, e essa troca foi feita entre pesquisadores brasileiros e dos países europeus, possibilitando a identificação de convergências em relação a essas atuações”, disse Márcia Perales.

Pela primeira vez em Manaus, a Conselheira de educação superior e Ciência do Consulado da Finlândia em São Paulo, Johanna Kivimäki, destacou que o evento fez a integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

“Estamos focando mais no impacto social da pesquisa. Os pesquisadores têm trabalhado em grupos pequenos, com a ideia de cocriar elementos, objetivos e estratégias que ampliem esse impacto na Amazônia. Damos muita importância à inclusão, consideração e valorização do conhecimento original dos povos indígenas e de outras comunidades tradicionais. Isso é um ponto central em todas as discussões”, explicou a Johanna Kivimäki.

Estratégias e Boas Práticas

Durante o último dia, os pesquisadores fizeram a apresentação dos objetivos da sessão e do método de trabalho, além de responderem questões sobre o assunto. Eles debateram sobre estratégias e sugestão de boas práticas para o aumento dos resultados de pesquisa.

Na oportunidade, os grupos de trabalho apresentaram e discutiram casos de investigação e inovação com boas práticas para aplicar os resultados da pesquisa em políticas ou práticas. E, logo após essa etapa, reuniram-se para falar sobre as diferentes vertentes dos grupos, na sessão plenária.

Para o pesquisador Anselmo Gonçalves, do Instituto Federal do Acre (Ifac), esse encontro foi uma ótima oportunidade para discutir a ciência sob outros pontos de vista e sua aplicação no contexto amazônico.

“O evento me surpreendeu pela qualidade das conexões interdisciplinares. A pesquisa fugiu muito da ciência tradicional, de como ela é abordada, com um foco muito grande nas comunidades, nos territórios e nas áreas protegidas, por meio de uma perspectiva a médio prazo, com a finalidade de conectar a ciência com as pessoas”, afirmou Anselmo Gonçalves.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

A pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Fernanda de Pinho Werneck, complementou que esses dias de evento foram uma oportunidade enriquecedora para compartilhar sobre os resultados dos projetos e possibilitaram a oportunidade de novas parcerias.

“Essa oportunidade abriu muitas possibilidades de colaboração e de levar esses sistemas também para a população. Tem sido um momento preparatório muito interessante para a comunidade científica nacional e internacional para discutir sobre os impactos e mudanças climáticas”, afirmou.

Apoio às pesquisas

Os representantes das agências de financiamento de pesquisa também participaram de um painel sobre boas práticas ao fomento de pesquisas com o tema “Boas práticas para o financiamento em apoio a uma pesquisa impactante, responsável e inclusiva”, com foco no fomento e cocriação de conhecimento transdisciplinar, parcerias de pesquisa respeitosas e valorização do conhecimento científico além da academia.

O debate foi conduzido pelo assessor da presidência da Faspesp para a Iniciativa Amazônia+10, João Arthur Reis, com a participação de Márcia Perales Mendes Silva, com a participação da Secretária Geral do Conselho de Pesquisa da Finlândia, Maiju Gyran; da diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dalila Andrade Oliveira; do Secretário-Executivo da Iniciativa Amazônia+10, Rafael Andery; e do Oficial de Políticas de Ciência, Tecnología e Inovação da Delegação da UNIÃO Europeia no Brasil, Dhallys Mota Nunes.

Na ocasião, a diretora de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação do CNPq, Dalila Andrade Oliveira, destacou a importância do encontro que reuniu diversos interlocutores com a mesma problemática: cuidar do planeta. “O evento foi muito construtivo porque reuniu interlocutores de diferentes espaços, desde a academia, pesquisadores nacionais e internacionais, até povos tradicionais, com a presença de lideranças indígenas muito importantes”, explanou a Dalila Andrade.

Foto: Ayrton Lopes/Fapeam

Iniciativa Amazônia+10

A Iniciativa Amazônia+10 é um Programa de fomento à pesquisa, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No Amazonas, a chamada é executada pelo Governo do Amazonas, via Fapeam.

O Programa tem o objetivo de apoiar pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em instituições de ensino e pesquisa e em empresas sobre os problemas atuais da Amazônia, que tenham como foco o estreitamento das interações natureza-sociedade para um desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica.

Entre as linhas temáticas, estão: Territórios como infraestrutura e logísticas que facilitam o desenvolvimento sustentável em dimensão multiescalar; Povos da Amazônia como protagonistas do conhecimento e da valorização da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas; e Fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis pelos amazônidas.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo Presente: SSP-AM efetuou mais de 3,4 mil atendimentos da Carteira de Identidade Nacional durante ação estendida
Próximo artigo Manaus 356 anos: ‘BiblioTour’ leva público a conhecer a história centenária da Biblioteca Pública do Amazonas

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas avança na implantação da Sala do Empreendedor na sede da Setemp com apoio do Sebrae Amazonas

5 horas atrás

Estudo do Programa Ciência na Escola analisa produção e comercialização da farinha de mandioca no Amazonas

5 horas atrás

Pontos de Cultura do Amazonas debatem regimento interno e fortalecem diálogo territorial durante Pré-Fórum Cultura Viva

6 horas atrás

FVS-RCP abre inscrições para Programa EpiSUS de treinamento em epidemiologia no Amazonas

6 horas atrás

Amazonprev amplia atendimentos previdenciários em unidades móveis do PAC no Amazonas

6 horas atrás

Programa Bombeiro Mirim oferece 900 vagas para crianças e adolescentes em 18 municípios do Amazonas

6 horas atrás

Governo do Amazonas amplia Atualiza Pescador para 52 municípios e mais de 60 mil beneficiários

6 horas atrás

Ipaam embarga e multa empresa de carvão vegetal no Novo Aleixo em Manaus por operação sem licença e poluição

6 horas atrás

Idam conscientiza população sobre período de defeso durante Festival do Peixe Ornamental de Barcelos

7 horas atrás

Período de defeso proíbe captura e comercialização de peixes como pirarucu, tambaqui e pacu até 15 de março

7 horas atrás

Em Iranduba, governador Wilson Lima lança 4ª fase do ‘Atualiza Pescador’ e inicia entregas de equipamentos

7 horas atrás

Atualiza Pescador amplia regularização, crédito e equipamentos para mais de 60 mil pescadores no Amazonas

7 horas atrás
FVS-RCP apresenta tecnologias para prevenção e manejo da malária e dengue durante Expo Saúde Amazonas
Cetam abre inscrições cetam 2026 para 7.797 vagas em cursos presenciais de qualificação em Manaus
Polícia Militar do Amazonas convoca 600 aprovados e divulga cronograma de entrega de documentos entre janeiro e fevereiro de 2026
A partir deste ano pessoas com deficiência têm isenção total de IPVA no Amazonas
Isenção do IPVA amplia cobertura para pessoas com deficiência e alcança proprietários no Amazonas a partir deste ano
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?