Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dia S: FVS-RCP mobiliza técnicos para busca ativa de casos de sarampo e rubéola nos 62 municípios do Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dia S: FVS-RCP mobiliza técnicos para busca ativa de casos de sarampo e rubéola nos 62 municípios do Amazonas
Governo do Amazonas

Dia S: FVS-RCP mobiliza técnicos para busca ativa de casos de sarampo e rubéola nos 62 municípios do Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Identificação de casos suspeitos deve ser feita em estabelecimentos de saúde públicos, privados e filantrópicos

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Reforçando a necessidade da realização da busca ativa de casos suspeitos de sarampo e rubéola no Amazonas, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) mobilizou, nesta segunda-feira (14/10), as coordenações de vigilância epidemiológica dos 62 municípios do estado para a importância do ‘Dia S’, em 6 de novembro, na rotina dos serviços de saúde.

Em reunião on-line, a gerente de Doenças Transmissíveis do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da Fundação trata da execução das ações do ‘Dia S’ e a identificação e captação de casos suspeitos de sarampo e rubéola nos estabelecimentos de saúde públicos, privados e filantrópicos.

“A busca ativa deve ser realizada na rotina dos serviços de saúde diariamente para identificação de pessoas com sinais e sintomas de sarampo ou rubéola. Lembrando que os profissionais de saúde devem realizar a notificação oportuna e consolidação semanal para notificação negativa”, enfatiza a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

O suporte aos municípios inclui, ainda, capacitação sobre o preenchimento da planilha de busca ativa prospectiva e retrospectiva. “Trata-se uma busca retrospectiva e prospectiva ao Dia S com levantamento de fontes de informação, como prontuários clínicos e fichas de atendimento”, acrescenta a gerente de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, Lilian furtado.

A importância da realização da busca ativa já foi reforçada junto aos núcleos de Vigilância Epidemiológica hospitalares, na quinta-feira (10/10), e aos profissionais de saúde do Estado durante a Oficina de Doenças Transmissíveis realizada pela FVS-RCP na quarta-feira (09/10).

‘Dia S’

As ações de reforço e busca ativa de casos suspeitos de sarampo e rubéola é uma iniciativa nacional. A FVS-RCP reforça a importância da vacinação para que o Amazonas contribua novamente com a conquista da certificação de eliminação do sarampo no país, além de também fortalecer a proteção contra a rubéola.

A vacina tríplice viral, que além do sarampo e rubéola, também protege contra a caxumba, está disponível nos postos de vacinação municipais. No Calendário de Vacinação, o imunizante é indicado para pessoas com 1 ano a 59 anos de idade. A cobertura vacinal desse imunizante é monitorada nas crianças de 1 ano.

No Amazonas, a cobertura vacinal das crianças dessa faixa etária é de 100%, na primeira dose, e 81,6% na segunda dose. A FVS-RCP reforça que é fundamental completar o esquema vacinal com duas doses.

O post Dia S: FVS-RCP mobiliza técnicos para busca ativa de casos de sarampo e rubéola nos 62 municípios do Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonascapa
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior SSP-AM fortalece qualificação de servidores para atendimento e despacho de registro do 190
Próximo artigo Programação cultural: de shows às exposições, há eventos para todos os públicos nos espaços mantidos pelo estado

Mais notícias desta categoria

Hemoam convoca aprovados no PSS n° 001/2026 para entrega de documentos no Centro de Convenções nesta terça (24/02)

23 horas atrás

Governo do Amazonas divulga lista dos aprovados no PSS do Hospital do Sangue

23 horas atrás

Sine Amazonas divulga 207 vagas de emprego com atendimento presencial e distribuição de senhas das 8h às 14h

23 horas atrás

Sine Amazonas divulga 207 vagas de emprego para esta terça-feira

23 horas atrás

Arrecadação da dívida ativa do Amazonas em 2025 alcança R$ 366 milhões e reforça capacidade de investimento do Estado

1 dia atrás

PGE-AM registra recorde histórico e arrecada R$ 366 milhões em débitos inscritos em dívida ativa em 2025

1 dia atrás

Colégio Amazonense Dom Pedro II inicia aulas em sede provisória no Centro de Manaus enquanto prédio histórico passa por restauração

1 dia atrás

Alunos do Colégio Amazonense Dom Pedro II iniciam aulas em novo prédio

1 dia atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de quatro desaparecidos em Manaus e pede informações

1 dia atrás

Polícia Civil divulga imagens de quatro homens que estão desaparecidos

1 dia atrás

Amazonas EcoLar inicia pré-cadastro para 16 moradias gratuitas em Petrópolis, Manaus, com tecnologia sustentável

1 dia atrás

Amazonas Ecolar: Governo do Amazonas inicia o pré-cadastro de famílias para entrega de casas sustentáveis em Manaus

1 dia atrás
Feiras de Produtos Regionais da ADS terão 11 edições em Manaus entre 24/02 e 01/03
Escola estadual de Parintins conquista título nacional em olimpíada sobre história e cultura afro-brasileira e indígena
Equipe de Parintins vence Obereri e destaca educação antirracista na rede estadual do Amazonas
FVS-RCP define diretrizes e protocolos para vacinação no Amazonas em reunião on-line com coordenadores municipais
Vacinação 2026: FVS-RCP reúne municípios para fortalecer a cobertura vacinal
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?