Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia Nacional de Combate à Tuberculose: SES-AM esclarece sobre meios de prevenção, sintomas e tratamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Estados > Dia Nacional de Combate à Tuberculose: SES-AM esclarece sobre meios de prevenção, sintomas e tratamento
EstadosPolícia

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: SES-AM esclarece sobre meios de prevenção, sintomas e tratamento

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos


Há 17 minutos

Policlínica Cardoso Fontes é referência no tratamento, desde a tuberculose comum à extrapulmonar.

FOTO: Douglas Santos/SES-AM

Nesta sexta-feira (17), é celebrado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, que tem como objetivo destacar a doença no calendário de saúde nacional. A Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Policlínica Cardoso Fontes, que é referência no tratamento da doença, esclarece sobre os meios de prevenção, sintomas e tratamento.

O especialista em pneumologia sanitária Franklin Willian Queiroz, esclarece que por ser o centro de referência, a unidade trata tuberculose extrapulmonar, tuberculose resistente ou algum tipo de agravamento que aparece no caso de tuberculose comum

“A tuberculose é uma infecção contagiosa transmitida pelo ar, a prevenção é fazer o tratamento via Infecção Latente por Tuberculose (IL-TB). Se a pessoa sadia teve contato com outra pessoa com a infecção confirmada, ela deve realizar os exames necessários para um diagnóstico”, afirma o especialista.

O IL-TB é um sistema on-line, cuja finalidade principal é registrar todas as pessoas em tratamento para infecção latente no Brasil e, com isso, gerar dados para o cálculo de indicadores para o monitoramento e avaliação das ações de vigilância da IL-TB.

Os exames recomendados para identificar a infecção são: prova Tuberculínica (PPD), exame de Igra, além da radiografia de tórax. Para a investigação de tuberculose ativa é necessário procurar pelos sintomas da doença. 

Os sintomas dependem do órgão acometido, entretanto, em todas as apresentações da tuberculose podem ocorrer febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Na tuberculose pulmonar também há tosse persistente (mais de três semanas de duração), que PODE ser seca ou produtiva, com ou sem presença de sangue.

O profissional afirma que após o diagnóstico, o paciente deve iniciar o tratamento de quimiproflaxia, que é composto por medicações para que o paciente não desenvolva a tuberculose. 

“O tratamento é realizado com uma medicação chamada rifampetina, com duração de três meses, com doses semanais o paciente PODE ficar livre de adoecer da tuberculose, desde que ela tenha sido diagnosticada para fazer o tratamento de IL-TB”, finaliza o pneumologista. 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente o pulmão, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas, mas que PODE ser prevenida e curada. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilson Lima e ministro Wellington Dias formalizam adesão do Amazonas ao Plano Brasil Sem Fome
Próximo artigo Comissão de Acessibilidade do TJAM reúne-se com órgãos para alinhar ações visando à criação de rede de apoio a pessoas com deficiência

Mais notícias desta categoria

Operação Cheia 2025: Governador Wilson Lima acompanha o envio de ajuda humanitária para municípios do Madeira

4 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

Polícia Civil prende homem e apreende 34 tabletes de maconha tipo skunk avaliadas em R$ 110 mil

9 meses atrás

SSP-AM registra redução em indicadores criminais na zona oeste de Manaus

9 meses atrás

“A presença da polícia traz mais segurança”, diz comerciante sobre a Operação Natal Mais Seguro

9 meses atrás

Polícia Civil divulga a imagem de mulher que desapareceu após sair de casa no bairro Flores

9 meses atrás

Em Humaitá, Polícia Civil prende homem por descumprir medida contra a ex-companheira

9 meses atrás

Em outubro, forças de segurança do Amazonas reduziram mais de 50% os crimes de roubo de aparelhos celulares em Manaus

9 meses atrás

SSP-AM realiza 22° reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Amazonas

9 meses atrás

Operação Hagnos: PC-AM indicia professor por estupro de vulnerável e aliciamento de seis alunas, em Juruá

9 meses atrás
Em Alvarães, PC-AM e GCM prendem homem por descumprir medida protetiva e ameaçar a ex-companheira
Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende cinco pessoas por envolvimento com tráfico de drogas
Operação Natal Mais Seguro: Governo do Amazonas reforça policiamento durante compras e festividades de fim de ano
Polícia Militar do Amazonas prende dupla com 350 tabletes de maconha avaliados em mais de R$ 7 milhões
Em ações na capital, Polícia Militar do Amazonas prende dois homens e apreende drogas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?