Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia Nacional da Habitação: Governo do Amazonas já beneficiou mais de 23,5 mil famílias com soluções habitacionais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dia Nacional da Habitação: Governo do Amazonas já beneficiou mais de 23,5 mil famílias com soluções habitacionais
Governo do Amazonas

Dia Nacional da Habitação: Governo do Amazonas já beneficiou mais de 23,5 mil famílias com soluções habitacionais

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

O Estado já realizou mais de 55 mil pagamentos de soluções de moradia definitivas e transitórias, como indenizações, auxílios, bônus e bolsa moradia

Foto: Arquivo/SECOM

O Dia Nacional da Habitação, celebrado anualmente no Brasil em 21 de agosto, é uma data dedicada à conscientização sobre a importância do acesso à moradia digna. Nesse contexto, o Governo do Amazonas tem desempenhado um papel importante na promoção de soluções habitacionais por meio do programa Amazonas Meu Lar, que já atendeu mais de 23,5 mil famílias, com soluções de moradia e regularização fundiária, desde 2019.

Dessa forma, o maior programa habitacional do Estado, em cinco anos, já realizou soluções de moradia definitivas e transitórias, indenizações, auxílios, bônus e bolsa moradia, regularização fundiária de imóveis e terrenos, e também, entrega de título definitivo.

“Temos trabalhado para reduzir o déficit habitacional. Lançamos o programa Amazonas Meu Lar, o maior programa habitacional da história do estado, e temos viabilizado moradia digna para quem mais necessita, seja construindo conjuntos habitacionais, possibilitando os financiamentos de imóveis ou ofertando bônus moradia, indenizando pessoas retiradas de áreas de risco. Tudo isso em locais onde elas possam ter acesso a uma qualidade de vida melhor”, disse Wilson Lima.

Foto: Arquivo/SECOM

Sobre a relevância do acesso à moradia digna, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, destacou o trabalho do Governo. “Com o Amazonas Meu Lar, o Governo do Amazonas garante que várias famílias tenham acesso a uma moradia de qualidade e segurança, um compromisso dessa gestão com a população”, pontuou o secretário.

Entre as iniciativas do programa, 5.181 famílias foram diretamente beneficiadas com soluções de moradia, das quais 2.415 receberam moradias definitivas e 2.766 receberam soluções transitórias, que incluem formas de apoio temporário até que uma solução permanente seja viabilizada. Essas ações são essenciais para garantir que as famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso a um lar seguro e adequado.

O secretário de Estado de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, destacou que o trabalho também se estende ao interior do Amazonas, beneficiando centenas de famílias. “Além das obras na capital, estamos também apoiando as prefeituras dos municípios para a construção de unidades habitacionais, como Iranduba, Tefé, São Gabriel da Cachoeira, onde nós vamos fazer parceria com essas prefeituras. E o Prosai Parintins, no qual está prevista a construção de 504 unidades habitacionais”, destacou o secretário.

Foto: Arquivo/SECOM

Para o diretor-presidente da Superintendência de Habitação (Suhab), Jivago Castro, o compromisso do Governo é atender às metas estabelecidas no maior programa habitacional do estado. “Por meio do Programa Amazonas Meu Lar, que oferece diversas opções de linhas de atendimentos, seja para aquela família que está em situação de vulnerabilidade ou para aquela que está aguardando há anos juntar dinheiro, muitas pessoas estão o realizando o sonho de ter uma moradia própria”, disse.

Além disso, o programa Amazonas Meu Lar tem atuado na regularização fundiária, que já beneficiou 18.345 famílias, garantindo segurança jurídica às famílias que vivem em áreas irregulares, permitindo o acesso a serviços públicos, crédito e melhorias na infraestrutura urbana. No total, foram realizadas 55.358 ações de pagamento pelo Amazonas Meu Lar, sendo indenizações, bônus moradia, bolsa moradia e auxílio moradia para as famílias beneficiadas pelo programa habitacional do Governo do Estado.

Foto: Arquivo/SECOM

Amazonas Meu Lar

O Programa Amazonas Meu Lar foi lançado pelo governo de Wilson Lima em 2023, com investimentos estimados em R$ 4,7 bilhões. O programa prevê mais de 24 mil soluções habitacionais definitivas para a população de baixa renda, sendo 22 mil novas unidades habitacionais e a regularização de 33 mil imóveis e terrenos. O programa Amazonas Meu Lar, em parceira com Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, possibilitará a construção de mais mil unidades no Estado. O programa é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

Em abril deste ano, o Governo do Amazonas entregou o Residencial Ozias Monteiro II, localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, Zona Norte, beneficiando 192 famílias. A construção do residencial foi iniciada em 2014, mas foi paralisada em 2015. O governador Wilson Lima autorizou a retomada das obras com recursos próprios do Estado, em junho de 2022, e entregou os apartamentos aos proprietários, após quase 10 anos de paralisação.

Foto: Arquivo/SECOM

Em abril de 2023, o governador inaugurou o Parque Residencial General Rodrigo Otávio, ao lado do viaduto Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona sul, voltado para 32 famílias e com investimentos próprios do Estado de R$ 13,6 milhões.

Outra obra em andamento é o segundo conjunto habitacional do programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A Quadra Habitacional Maués está sendo construída na avenida Lourenço da Silva Braga, no bairro Cachoeirinha, zona sul da capital amazonense.

O post Dia Nacional da Habitação: Governo do Amazonas já beneficiou mais de 23,5 mil famílias com soluções habitacionais apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do AmazonasIrandubaManausMauésParintinsSão Gabriel da CachoeiraTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Colégio de Procuradores do MP do Amazonas homologa mais uma candidatura a PGJ
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, nesta quarta-feira (21/08)

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega apartamentos para 48 famílias beneficiadas pelo Subsídio Entrada do Meu Lar

12 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia autorização para transplante de fígado no Amazonas

14 horas atrás

Orquestra de Câmara celebra Pärt e Shostakovich em concerto no Teatro Amazonas

14 horas atrás

Compartilhando Histórias: 4ª edição amplia em 51% a distribuição de livros na zona leste de Manaus

14 horas atrás

Governo Presente prossegue com serviços de saúde e cidadania na zona norte de Manaus

14 horas atrás

Governo do Amazonas conclui última etapa do Diálogo Participativo para elaboração do Plano Estadual de Bioeconomia

16 horas atrás

Detran-AM: Escola Pública de Trânsito oferece mais de 600 vagas para cursos gratuitos em novembro

16 horas atrás

Governo do Amazonas instrui população sobre como participar do mutirão de cirurgias de catarata

16 horas atrás

Segurança alimentar é tema de oficina apoiada pelo Governo do Estado

17 horas atrás

Regularização fundiária: Suhab convoca moradores do Conjunto Cidadão XII para recadastramento

17 horas atrás

Monitoramento aponta cenário dos vírus respiratórios no Amazonas, informa FVS-RCP

17 horas atrás

Sedecti apoia workshop do BNDES sobre Programa Mais Inovação voltado a empresas da Zona Franca de Manaus

18 horas atrás
Cetam abre inscrições para 67.200 vagas gratuitas em cursos de Qualificação Profissional na modalidade EaD
Espetáculo ‘Uma História Mágica’ encanta o público no Teatro Amazonas com alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro
Sine Amazonas divulga 248 vagas de emprego para esta segunda-feira
Operação Impacto: Policiais apreendem 680 quilos de drogas em sacos de fibra
Procon-AM realiza blitz fiscalizatória e de orientação para prevenir casos de intoxicação por metanol
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?