Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia Mundial do Lúpus: reumatologista da SES-AM esclarece sobre diagnóstico e tratamento
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Dia Mundial do Lúpus: reumatologista da SES-AM esclarece sobre diagnóstico e tratamento
Governo do Estado

Dia Mundial do Lúpus: reumatologista da SES-AM esclarece sobre diagnóstico e tratamento

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
WhatsApp Image 2022 05 10 at 13.28.11 300x200 1


Há 22 minutos
Por Agência Amazonas

É recomendado aos pacientes com a doença autoimune associar uso de medicamentos com prática de atividade física

Juliana Scrignoli, reumatologista da SES-AMFOTOS: Rodrigo Santos/SES-AMO Dia Mundial do Lúpus é comemorado nesta terça-feira (10/05), com o objetivo de conscientizar e discutir o impacto da doença autoimune, educando a população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento. A reumatologista da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Juliana Scrignoli, que atua na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), explica o que é a doença, a prevenção e os sinais relevantes para a análise clínica.

De acordo com a especialista, a doença autoimune crônica, que ocorre quando o sistema imunológico do paciente ataca seus próprios órgãos e tecidos, pode inflamar várias partes do corpo, porém é tratável.

“O nosso corpo fabrica várias células de defesa, anticorpos, mas alguns deles causam inflamação no próprio corpo, faz uma reação contrária, uma agressão, e nisso inflama várias partes do corpo. Pode comprometer a articulação, pele, sistema nervoso central, rins, o sangue. A gente fala que ela é sistêmica porque compromete várias partes do corpo”, explica.

Existem dois tipos de lúpus: o cutâneo, que se restringe à pele; e o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que atinge vários órgãos. Os sintomas variam de acordo com o local comprometido e inflamado no corpo. A reumatologista informa os principais sintomas da doença.

“O mais comum que a gente identifica é aquela lesão aguda na bochechinha, que dá aquela asa de borboleta, que tem relação com a exposição solar. Mas tem outras manifestações de pele também. Tem manifestação de articulação, pode inchar a junta, pode doer, pode ficar rígida, queda de cabelo, emagrecimento, dependendo do órgão que compromete pode ter uma crise convulsiva, comprometer o cérebro, alteração do funcionamento do rim, as perninhas incham, pressão eleva”, esclareceu.

Prevenção

Conforme a médica, a causa da doença ainda não foi determinada e pode ser multifatorial, genético e ambiental. Contudo, há como evitar o reaparecimento e postergar um possível gatilho.

“É um conjunto. Alterações hormonais podem desencadear a doença, mas tem que ter um fator também genético na associação. Alterações ambientais como alguns tipos de vírus, alguns hormônios tipo estrógeno, infecções”, enfatizou a médica.

Segundo a reumatologista, a genética é observada para avaliar a possibilidade de aparição da doença, e uma justificativa para adoção de hábitos e estilos de vida que ajudam a prevenir o lúpus.

“Para aqueles pacientes que já têm parentescos de primeiro grau de lúpus ou gêmeos que tiveram lúpus, o que é necessário? Evitar exposição solar, controlar o grau de estresse, atividade física, alimentação equilibrada para não ficar com obesidade e para não ficar mais inflamado, fazer os exames de rotina e observar os sintomas”, disse.

Acompanhamento

Para lúpus, o tratamento é feito de forma medicamentosa e não medicamentosa. São usados, principalmente, medicamentos como hidroxicloroquina, corticoides e imunossupressores, de acordo com a avaliação médica. Contudo, há outras orientações que acompanham o tratamento envolvendo atividades do cotidiano, conforme explica a reumatologista.

“Também temos que orientar os pacientes que é necessário não ter exposição solar porque o sol é um fator que ativa a doença. Usar protetor solar e passar várias vezes ao dia, evitar cigarro. Tabagismo é um dos fatores que ativam a doença e diminuem a eficácia dos remédios. Controlar o peso, fazer atividade física regular, psicoterapia, porque alguns dos pacientes são depressivos, angustiados pela própria doença e a situação que vivem. O tratamento é um conjunto, não só remédio”, ressaltou a médica.

Serviço

Para o início do tratamento de lúpus no Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário que o usuário possua um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou da rede estadual de saúde para que seja direcionado ao especialista e acompanhado por equipe multiprofissional.

O profissional indicado para o tratamento da doença é o reumatologista. Uma das unidades que acompanham o diagnóstico de lúpus é a FHAJ, realizando o tratamento de forma regular. As policlínicas da rede estadual de saúde também contam com profissionais capacitados para a assistência desses pacientes.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Previdencia complementar Novo regime de previdência será apresentado a servidores e magistrados no dia 16/05
Próximo artigo WhatsApp Image 2022 05 10 at 13.36.57 300x214 1 Visando gerar qualificação e oportunidades, Seap inicia curso de mecânica de motos na Unidade Prisional de Itacoatiara

Mais notícias desta categoria

AMTUR FITUR FOTO ANAYRA BENEVIDES 3

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás
FURTO 14a E 30a CICOM 768x1024 6

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás
6a CICOM SIMULACRO E DROGAS 1024x768 6

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás
FORCA TATICA ARMA 5

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?