Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca: deputado Cristiano D’Angelo promove Política de Inteligência Climática no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca: deputado Cristiano D’Angelo promove Política de Inteligência Climática no Amazonas
ALEAMGestão Estadual

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca: deputado Cristiano D’Angelo promove Política de Inteligência Climática no Amazonas

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Rephrase my O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, celebrado em 17 de junho, é uma data crucial para despertar a consciência global sobre a importância de enfrentar os problemas ambientais. Estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1994, a data visa promover a conscientização e a cooperação internacional na luta contra a desertificação e a degradação do solo.
A seca na Amazônia é um fenômeno complexo causado por uma combinação de fatores, incluindo o desmatamento, as queimadas e as mudanças climáticas.
O desmatamento, por exemplo, reduz a capacidade da floresta de absorver água, o que contribui para a seca.
Desse modo, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), sempre atento às pautas de desenvolvimento e proteção do meio ambiente, é autor da Lei nº 6.514/2023, que institui a Política de Inteligência Climática para agricultura, a ser implementada no Amazonas, visando adaptar a produção agrícola às mudanças climáticas e promover práticas sustentáveis na região.
Segundo Cristiano D’Angelo, a lei tem como finalidade investir de forma mais eficiente na agricultura, desenvolvendo sistemas diversificados e usando a biodiversidade e os recursos hídricos de forma sustentável, assim como no desenvolvimento dos índices de vulnerabilidade para a agricultura no Amazonas, além da elaboração dos mapas de vulnerabilidade e riscos climáticos de médio e longo prazo. Identificando as áreas prioritárias para o cumprimento das ações de adaptação previstas no Plano.
Os impactos da seca na região amazônica são sentidos após o período de estiagem, que deveria durar de agosto a novembro de 2024. Os níveis dos rios continuam abaixo da média, o que resultará em uma estiagem que pode ser tão ou mais intensa que a de 2023.
Cristiano D’Angelo afirmou que a implementação da Lei no Amazonas trará o desenvolvimento de projetos de pesquisas sobre a conservação e o uso sustentável de recursos hídricos, de solos, do fluxo de gases e de nutrientes, incluindo sistemas produtivos diversificados e naturais diretamente relacionados, visando a adaptação e resiliência às mudanças climáticas.
Conforme o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o aquecimento global está alterando os ciclos hidrológicos, resultando em secas mais frequentes e severas em muitas regiões. Além disso, o desmatamento e as práticas agrícolas insustentáveis contribuem para a perda de vegetação, agravando a desertificação.
Dessa forma, Cristiano D’Angelo, presidente da Comissão de agricultura, pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), defende para a agricultura a estratégia de uso sustentável da biodiversidade e dos recursos hídricos com sistemas diversificados.
“Essa é uma iniciativa que promove a redução dos riscos e impactos da mudança do clima na agricultura por intermédio do Plano Nacional de Redução de Riscos e Desastres, integ  

Tags:ALEAMmeio ambientemudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus monitora mais 110 unidades históricas do Centro
Próximo artigo Membros do CARF-M são empossados

Mais notícias desta categoria

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

4 horas atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

11 horas atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

24 horas atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

1 dia atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

1 dia atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

2 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

2 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

2 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

3 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

3 dias atrás

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

4 dias atrás

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

6 dias atrás

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?