Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia Internacional da Mulher: Joana Darc destaca seu trabalho pelas amazonenses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Dia Internacional da Mulher: Joana Darc destaca seu trabalho pelas amazonenses
ALEAMPolítica

Dia Internacional da Mulher: Joana Darc destaca seu trabalho pelas amazonenses

2 anos atrás
Compartilhar
7 Min Lidos
08 Dep. Joana Darc Dia Internacional da Mulher Joana Darc destaca seu trabalho pelas amazonenses 1024x681 1

Autora do Projeto de Lei (PL) n° 444/2022, que prevê multa de até R$ 10 mil para indivíduos que cometam assédio contra mulheres ou que as exponham publicamente ao constrangimento, a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) comemora o Dia Internacional da Mulher enfatizando a importância da data e destacando seu trabalho em favor das amazonenses, a fim de garantir a segurança, proteção e dignidade ao público feminino, principalmente, àquelas vítimas de violência doméstica e familiar, na sociedade.
Apesar da data ser comemorativa, Joana considera que há muito ainda o que se fazer para conscientizar a população, ainda mais o público masculino, por conta dos risco de inquietude que as mulheres passam cotidianamente. A importunação e o assédio sexual são os principais motivos de insegurança do público feminino ao se deslocarem pelas cidades, principalmente nos meios de transporte público.
“Como mulher, uso a minha voz no parlamento estadual para sempre me posicionar em casos que envolvam as mulheres de todo o Brasil. O 8 de março é um dia para lembrar das nossas lutas, das nossas conquistas, do que passamos todos os dias pelo simples fato de ser mulher. Que possamos ser livres para seguir nossos sonhos de meninas que, hoje, são mulheres mães, esposas, empresárias ou do lar”, disse.

Mulheres no esporte
Joana é autora da Lei nº 6.002, de 14 julho de 2022, que cria  a Campanha Permanente de Combate ao Assédio e à Violência Sexual Contra a Mulher nos estádios de futebol no Amazonas. A legislação autoriza a realização de campanhas educativas e não discriminatórias de enfrentamento ao assédio e à violência sexual, através da administração dos estádios ou em parcerias com o Poder Público.
Voz ativa pelas mulheres na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a parlamentar defende que haja responsabilidade da sociedade civil no enfrentamento ao assédio e à violência sexual. Além disso, Joana pondera que assegurar às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao  esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária, é dever do Estado.
“Devemos enfrentar todas as formas de discriminação e violência contra a mulher, e no estádio de futebol, um local de ‘atividades masculinas’, é um deles. Como torcedora assídua de times do Amazonas, considero necessário combater a violência sexual nos estádios, pois somos livres para estar ali nos divertindo e isso não é convite para assediar o nosso corpo”, disse.

Visibilidade para as mulheres com deficiência
Visando assegurar o atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) à mulher com deficiência auditiva ou com dificuldade de comunicação, vítima de violência doméstica ou familiar nas delegacias da mulher ou nas demais delegacias do Estado que não tiverem atendimento especializado voltado às mulheres, Joana propôs o Projeto de Lei nº 526/2021.
De acordo com a deputada, o obstáculo se dá devido à ausência de profissionais habilitados para linguagem de sinais e guias-intérpretes nas Delegacias da Mulher. Em decorrência da falta de tais profissionais, mulheres surdas são mantidas no quadro de violência por mais tempo, até que consigam comunicar às autoridades quanto às agressões vivenciadas.
“Em muitos casos, para que tais mulheres possam fazer a denúncia, precisam recorrer à mímica, o que agrava a situação de humilhação e de exposição da vítima. Então, é importante dar visibilidade para a causa das mulheres com deficiência”, ponderou.

Cartilha da mulher
O material foi idealizado pela deputada Joana Darc ainda no seu primeiro mandato. A ideia de reunir  informações acerca de leis e medidas que garantem a defesa e proteção das mulheres, sobretudo às vítimas de violência, partiu da parlamentar após perceber que a cartilha iria facilitar a mulher a identificar sinais de agressões.
Joana Darc, que é membro da Comissão da Mulher, Família e Idoso da Aleam, destaca que é necessário que se faça Campanhas e propositura, no Estado do Amazonas, para conscientizar o público feminino sobre seus direitos para que casos como violência sexual, física, social e psicóloga possam ser evitados.
“É imensa a falta de conhecimento que algumas mulheres têm sobre os seus direitos. Como mulher e deputada, acredito que é necessário unirmos forças para alertar todas as mulheres sobre o direito de ter voz dentro da comunidade familiar. A mulher é livre e capaz para tomar decisões, pois a maioria das famílias amazonenses são lideradas por mulheres, que são mães”, disse.
A Cartilha da Mulher elaborada pela deputada Joana Darc, possui 28 páginas e é compacta, para facilitar que as mulheres possam ter o material em fácil acesso.

Mulher na Política
Na eleição de 2022, Joana foi reeleita deputada estadual para o seu segundo mandato na Aleam e, além disso, consagrou-se como uma forte parlamentar, escrevendo seu nome na história política do Estado, sendo a mulher mais bem votada de todas as eleições do Amazonas.
“Motivo de muito orgulho. Eu sou hoje a mulher mais votada da história do Estado do Amazonas. Isso não é uma vitória pessoal, isso é uma história da nossa representatividade, da voz da mulher, da ocupação do espaço das mulheres na política estadual”, disse a parlamentar, na época.
Vale ressaltar que Joana é a responsável por propor, em 2021, a Resolução Legislativa de licença-maternidade para todas as deputadas da Casa, pois apesar de ser um direito social previsto no Artigo 7º da Constituição Federal, o direito não constava no Regimento Interno da Aleam.

Contatos: (92) 99500-2841 | (92) 99395-5704

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoDenúnciasEleiçõesEstado do AmazonasmancheteViolênciaViolência doméstica
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior 52734415674 6788034d1c c Prefeitura de Manaus realiza homenagem às servidoras da Semed pelo Dia Internacional da Mulher
Próximo artigo 09 Dep. Daniel Almeida No Dia Internacional da Mulher Daniel Almeida homenageia funcionaCC81rias do gabinete e servidoras da Aleam No Dia Internacional da Mulher, Daniel Almeida homenageia funcionárias do gabinete e servidoras da Aleam

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?