Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver
Governo do Amazonas

Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O espaço oferece aos envelhecentes e idosos melhor qualidade de vida, por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer

Fotos: Jimmy Christian/SEAS

No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º/10), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida é referência em atender o público da terceira idade e proporcionar diversas atividades e serviços. Em meio às dificuldades da vida, o local é um ponto de acolhimento e renovação para diversos idosos que frequentam o espaço.

A idosa Marineide Mota de Oliveira, de 63 anos, diz ter revivido, desde que começou a fazer atividades no Ceci, há nove meses. “Vim de um luto de 3 anos, pela morte do meu esposo, o que me deixou deprimida, sem ânimo, estava à beira de uma depressão”, admite.

Ao chegar no Ceci, por indicação de uma amiga, a idosa diz ter sido acolhida pelo corpo técnico do centro, que lhe envolveu em várias atividades, conheceu novas pessoas, o que tem proporcionado bem-estar e qualidade de vida. Além da hidroginástica, Marineide faz parte do Grupo de Convivência Estimulo Mais. “Me sentia morta e revivi”, sintetiza.

Há dois anos fazendo atividades no Ceci, a idosa Maria de Fátima Dias da Paz, 71, encontrou nas aulas de musculação e hidroginástica uma nova forma de viver e de olhar a vida. Os encontros semanais do Grupo de Convivência Estímulo Mais, do qual participa, tem lhe revigorado.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

Segundo a aposentada, o Ceci oferece aos idosos vários benefícios, entre os quais, espaço físico, atividades físicas e culturais variadas, inclusive curso de corte e costura, o qual está fazendo. “Hoje, o Ceci é a minha segunda casa”, assinala.

Aos 72 anos, José Apolinário Lobato afirmou estar fazendo no Ceci, em dois anos, o que não havia feito na vida inteira. “Não cantava, agora canto; não dançava, agora danço; aqui me divirto, também me integro com outras pessoas”, afirma o aposentado, que participa de entretenimentos musicais, toca violão e ainda faz curso bilíngue de espanhol.

Foto: Jimmy Christian/SEAS

“A chegada da terceira idade nos leva a adquirir consciência para procurar viver em harmonia”, é o que tem feito Luiz Fonseca Oliveira, 64, um dos participantes das aulas de academia e pilates no Ceci.

O idoso atesta que o centro oferece convivência, bem-estar físico, emocional e social. “Recomendo aos idosos a fazerem atividades físicas, caminhadas e cursos, o que gera bem-estar e harmonia, além de melhorar sua vivência e o centro oferece tudo isso”, sintetiza.

proteção social

A secretária da SEAS, Kely Patrícia, destaca que o Centros de Convivência são espaços destinados ao fortalecimento de vínculos da comunidade, incluindo os idosos, e que é por meio do Ceci, que muitos idosos conseguem ter uma qualidade de vida melhor.

“O Ceci Aparecida é um ótimo espaço de integração entre os idosos. É um espaço do Governo do Amazonas que dá oportunidade aos envelhecentes de terem uma vida com mais qualidade, mais saúde e bem-estar, porque os nossos idosos merecem isso”, afirmou.

A diretora do Ceci, Lilian Albuquerque, diz que o equipamento é crucial para o envelhecimento ativo e saudável de seus usuários, oferecendo atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer que promovem a integração social, fortalecem os vínculos de amizades entre eles, seus familiares e a comunidade, além de estimular a autonomia e a qualidade de vida dos idosos e acesso a serviços essenciais de saúde e bem-estar.

“Os Centros de Convivência promovem atividades visando estimular o protagonismo e a capacidade do idoso de tomar decisões, tornando-o mais ativo e autônomo em sua vida”, afirma Lilian Albuquerque.

O Ceci é um dos sete Centros de Convivência criados pelo Governo do Amazonas, administrados pela Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), visando oferecer proteção social básica, bem-estar e a qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos, estão exercícios físicos, esportivos, culturais, cursos de qualificação, além de habilidades como artesanato, instrumentos musicais e prática de jogos.

O post Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão de Constituição e Justiça aprova permissão para propaganda eleitoral em duas línguas
Próximo artigo Expoagro 2025: Avanço genético e aumento na quantidade de animais em exposição marcam a 47ª edição

Mais notícias desta categoria

Tecnova III aprova 27 propostas no Amazonas e destina R$ 15.893.260,82 para inovação em parceria com Finep e Fapeam

16 horas atrás

Apreensão de cocaína em Maués apreende meia tonelada e materiais avaliados em R$40 milhões

16 horas atrás

Debates na Teia Amazonas reforçam construção da Política Cultura Viva no Amazonas e pontos de cultura

17 horas atrás

Fórum Estadual reúne Pontos de Cultura para discutir gestão e sustentabilidade na 1ª Teia Amazonas

17 horas atrás

Sala Multisense dos Caics TEA é apresentada como modelo de inovação tecnológica e cuidado direcionado em Manaus durante Expo Saúde

17 horas atrás

Modelo de inovação, sala Multisense dos Caics TEA foi destaque na Expo Saúde

17 horas atrás

FVS-RCP alerta população do Amazonas sobre risco de leptospirose no período de chuvas intensas

17 horas atrás

Chuvas intensas elevam risco de leptospirose no Amazonas

17 horas atrás

Sema anuncia formação do Conselho Gestor do Mosaico do Baixo Rio Madeira com 23 representantes

17 horas atrás

Conselho Gestor do Mosaico do Baixo Madeira é instituído para ampliar a gestão integrada do território

17 horas atrás

Marco histórico: Governo do Amazonas estabelece diretrizes para a Habitação de Interesse Social Sustentável

17 horas atrás

Amazonas define diretrizes para habitação de interesse social sustentável e lança piloto em Iranduba

17 horas atrás
Adaf orienta sobre mosca-da-carambola a feirantes da Panair e produtores do Ramal do Pau-Rosa nos dias 30 e 31 de janeiro
Corpo de Bombeiros envia efetivo para reforçar prevenção durante 43º aniversário de Anamã e 1ª edição do Agroaçaí
CBMAM envia guarnição com Unidade de Resgate e picape de 600 litros para Anamã durante aniversário e Agroaçaí nos dias 30 e 31/01
Atletas do Pelci garantem vaga na final do Campeonato Amazonense de Futebol 7 Sub-14
Pelci leva Craques do Cophasa à final do Campeonato Amazonense de Futebol 7 e busca vaga no Super Nacional em São Paulo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?