Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Dia da Escola: alunos destacam a importância do ambiente escolar para a realização de sonhos 
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Dia da Escola: alunos destacam a importância do ambiente escolar para a realização de sonhos 
Governo do Amazonas

Dia da Escola: alunos destacam a importância do ambiente escolar para a realização de sonhos 

7 meses atrás
Compartilhar
9 Min Lidos

Através de projetos e iniciativas, estudantes têm realidade transformada dentro e fora da escola

FOTO: Arquivo Pessoal alunos

Além de lápis, canetas e cadernos, os estudantes chegam às escolas com uma mochila recheada de sonhos. O ambiente escolar vai além de um direito fundamental do cidadão, é nele que as crianças e os jovens recebem informações que os ajudam a moldar a personalidade e pensar em maneiras práticas de transformar a própria realidade. No Dia da escola, 15/03, celebramos o espaço onde novos sonhos nascem diariamente com a história de alunos que conquistaram os seus.

Foi por meio do projeto “Jaci – Indicador da saúde da mulher”, que Rillary Izabelli, de 19 anos, ex-aluna da escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré, localizada em Manacapuru (distante 68km de Manaus), teve a sua realidade transformada. O projeto é uma iniciativa que alinha a redução das desigualdades com saúde e bem-estar. O objetivo é tentar solucionar problemas relacionados à pobreza menstrual no ambiente escolar.

Em novembro de 2024, o projeto foi premiado na Olimpíada Brasileira de saúde e Meio Ambiente 2024, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A cerimônia aconteceu no Rio de Janeiro, e Rillary teve a oportunidade de mostrar o desenvolvimento e os resultados de sua pesquisa para pessoas do Brasil inteiro em sua primeira viagem interestadual.

“Essa experiência se revelou algo grandioso na minha vida. Quando eu entrei no projeto, percebi que meu desenvolvimento foi muito maior do que o que eu tinha na sala de aula, porque eu sempre procurei me esforçar e dar o meu melhor nos estudos, mas eu era uma pessoa muito calada e tinha dificuldades em me expressar”, contou Rillary.

Atualmente, Rillary cursa Fisioterapia, e conta que graças ao projeto pôde desenvolver habilidades de escrita, pesquisa e comunicação. Agora, com os olhos abertos para as possibilidades, ela conta que a experiência foi extremamente motivadora para que continuasse buscando cada vez mais conhecimento. 

A educação é uma linguagem universal

Quando começou a estudar para o vestibular com o sonho de ingressar no curso de Engenharia da Computação, o aluno McLean Queiroz, da 3ª série da escola Estadual (EE) Ten. Coronel Cândido José Mariano (CMPM V), não imaginava que o gosto que sentia em estudar matemática o levaria para o outro lado do mundo. Por dois anos seguidos o estudante participou e foi medalhista da Olimpíada Internacional de matemática – Internacional Talent Mathematics Contest (ITMC), que aconteceu em Bangkok, na Tailândia. 

FOTO: Euzivaldo Queiroz – Secretáriade Estado de educação e Desporto Escolar

Outra culinária, outra cultura, outros costumes e centenas de outros estudantes de diversos países deram para McLean a certeza de que o mundo é grande, mas a educação e a matemática falam a mesma língua em todos os lugares.

“Voltar para casa com essa conquista e ao mesmo tempo com um NOVO desafio pela frente me motiva ainda mais, espero que com essa experiência eu possa inspirar mais estudantes a se desafiarem. O ITMC me mostrou, mais uma vez, que a matemática é uma linguagem universal, e que por meio dela Podemos construir amizades, conhecer o mundo, e superar nossos próprios limites”, declarou o estudante.

Agora, McLean e a equipe que integrou a delegação brasileira na olimpíada foram convidados para participar da Asia International Mathematical Olympiad 2025, que acontecerá no mês de agosto em Tóquio, no Japão. É por meio dessas oportunidades que os alunos percebem os muros da escola se expandindo por todo o mundo. 

Plantando as sementes da mudança 

Aos 13 anos, quando era aluno da escola Estadual Daisaku Ikeda, localizada na zona leste de Manaus, o ex-aluno Kassio Iano se destacava pelo empenho em projetos de cunho ambiental em sua escola. Integrante do grêmio estudantil, Kassio aproveitava todas as oportunidades que a escola e os professores lhe proporcionavam. O projeto em que participava, “Captação da água da chuva para Horta Mandala”, reutilizava água da chuva para a limpeza de ambientes da escola, e os frutos e hortaliças que nasciam na horta eram utilizados na merenda escolar.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretáriade Estado de educação e Desporto Escolar

Após ser convidado por uma professora para apresentar o projeto para toda a escola, participar da etapa estadual e uma votação, Kassio foi escolhido para ser representante do Amazonas na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu no município de Sumaré, em São Paulo.

Lá, conheceu jovens de todos os estados, pôde compartilhar um pouco da cultura do Amazonas, desmistificar estereótipos e conhecer a cultura de outros estados. Com a experiência, a atenção de Kássio para a temática ambiental cresceu ainda mais. 

“Eu não imaginava que seria tão grandioso assim, pude absorver bastante conhecimento, e eu tenho certeza que foi muito importante, a conferência mudou a minha vida, PODE ser clichê falar isso, mas só sabe o que é a conferência quem vive a conferência. Posso falar em palavras, tentar descrever, mas acho que nunca ninguém vai conseguir descrever realmente como é estar presente em uma conferência”, relembrou Kassio Iano.

Hoje com 21 anos, Kassio Iano conta que foi essa experiência que plantou nele a semente da transformação, que segue dando frutos. Atualmente o ex-aluno atua como embaixador do coletivo Jovem Amazonas, onde segue tentando fazer sua parte para alcançar um mundo melhor, compartilhando tudo o que aprendeu na Conferência e no ambiente escolar. 

construção de um futuro melhor

Para Ana Cecília, ex-aluna da EE Roderick de Castello Branco, localizada na zona leste de Manaus, a aprovação na universidade era um sonho distante. Em sua família, apenas uma pessoa havia ingressado no ensino superior, o que deixava a estudante confusa em relação ao próprio futuro. Sua trajetória se encontra, então, com um projeto desenvolvido pela instituição de ensino que visa proporcionar aos estudantes a preparação necessária para a vida acadêmica, servindo como incentivo para perseguir seus sonhos com determinação e coragem. 

O projeto, que já vem sendo desenvolvido pela escola há alguns anos, tem como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais para o ingresso no ensino superior, como a realização de simulados, mentorias com professores, e acompanhamento na inscrição para as provas das universidades. A iniciativa, que busca aproximar os alunos da realidade do ensino superior, já ajudou centenas de alunos a conquistar a aprovação, incluindo a aprovação de Ana Cecília no curso de Filosofia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na turma de 2025.

“Eu contei com o incentivo de alguns professores, participei de alguns projetos na escola enquanto eu estudava lá, e com isso eu decidi que Filosofia seria uma ótima opção pra mim, já que sempre vejo a educação como uma ferramenta poderosa para transformar vidas e questionar a realidade”, afirmou a ex-aluna.

São histórias como essas, que nascem no ambiente escolar e ganham o mundo inteiro, que mostram o poder transformador da educação e de iniciativas que oferecem oportunidades reais para os jovens.

FOTO: Arquivo Pessoal alunos

O post Dia da Escola: alunos destacam a importância do ambiente escolar para a realização de sonhos  apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Carretas de Apoio à Saúde vão estar na zona leste de Manaus e em Rio Preto da Eva, a partir de segunda-feira
Próximo artigo Prosai Parintins: Moveleiros comemoram chegada da nova rede de abastecimento de água

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima entrega Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente do Amazonas

12 horas atrás

Projeto de Lei do Governo do Amazonas que reduz em 50% as alíquotas do IPVA é aprovado na Aleam

15 horas atrás

Exposições gratuitas marcam abertura da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca

15 horas atrás

Ciama finaliza os diálogos participativos no interior para a elaboração do Plano de Bioeconomia do Estado

15 horas atrás

Outubro Verde: FVS-RCP reforça prevenção contra sífilis com testagem no Centro de Manaus

15 horas atrás

Exposição ‘A Rota do Guaraná’, celebra Maués com acessibilidade e homenageia o aniversário de Manaus

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 166 vagas de emprego para esta quarta-feira

16 horas atrás

Amazonas inicia período de aplicação do Saeb 2025 para mais de 1,8 mil escolas

17 horas atrás

Polícia Civil solicita divulgação da imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

17 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia participação de alunos da Polícia Militar na Operação Natal 2025

17 horas atrás

Sema sedia 31ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente

17 horas atrás

Sine celebra 50 anos com homenagens e reconhecimento à trajetória de servidores e parceiros

18 horas atrás
Base Arpão 2: PMAM apreende 30 quelônios durante abordagem em uma embarcação
FUnATI lança portfólio de projetos Geronto-Inova para promover inovação no cuidado à pessoa idosa na Amazônia
”É um sonho que conseguimos com o Entrada do Meu Lar”, diz moradora contemplada com o subsídio ao receber as chaves do apartamento
SES-AM repassa gestão da UPA de Itacoatiara para a prefeitura do município
Governador Wilson Lima anuncia autorização para transplante de fígado no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?