Há 8 horas
A atividade ocorreu neste sábado (16/12), na Escola Alegria de Saber, e foi uma parceria entre Estado e o município
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu neste sábado (16/12), na Escola Municipal Alegria de Saber, localizado na rua Governador Ângelo Amaral, no município do Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), uma mega ação do programa “Detran Cidadão no Interior”, onde atendeu mais de 1.300 pessoas. A atividade, uma parceria entre o Estado e o município, ofertou serviços sociais, emissão de documentos, atividades e palestras educativas.
O diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, ressaltou a importância de levar ao interior do Estado serviços que são disponibilizados na capital. “Trazer os serviços da nossa instituição e de outras secretarias parceiras para perto do cidadão, mostra o carinho e comprometimento que o Governo do Estado tem com a população do interior”, disse ele.
Ainda na oportunidade, ele destacou os benefícios do programa Detran Cidadão no Interior. “Ao longo de todo o ano, atendemos mais de dez municípios e pretendemos, cada vez mais, chegar a população de todo o Estado, levando serviços, cidadania, além de comodidade de um atendimento próximo ao usuário”, finalizou o diretor-presidente do Detran-AM.
O evento foi uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura do Rio Preto, que ofereceu, ainda, os serviços de atendimentos clínicos, odontológicos, de enfermagem, cadastros de empreendimentos turísticos e pré–cadastros de empreendimentos do comércio e agroindústrias locais, além de Cadastro Único (CadÚnico)/Bolsa Família, serviços de optometria – que conta com medicação e escolhas da armação – entre outros.
O prefeito do Rio Preta da Eva, Anderson Sousa, demonstrou gratidão pela ação realizada neste sábado. “Primeiramente, gostaria de agradecer ao governador Wilson Lima, que por meio de ações como essa o morador rio pretense se sente prestigiado, pois aqui ele é atendido para sanar suas possíveis pendências e juntamente ao Detran, onde ele pode, também, emitir um documento novo do seu veículo”, disse Anderson.
Atividades
Entre os órgãos que participaram da mega ação estiveram: a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria das Cidades e Territórios (Sect), além do Serviço Social da Indústria (Sesi) com o ônibus do Sesi Odontologia, a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Ainda na ação, foram entregues 45 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs) oriundas do projeto “CNH Social”, além da entrega de 100 kits de segurança (contendo colete e capacete) para os mototaxistas do município, beneficiados pelo projeto “Motociclista Legal”.
Beneficiada pelo “CNH Social”, a estudante Samara Silva, 20, comentou a importância que possuir uma CNH tem na vida dela a partir de agora. “Estou muito feliz por estar aqui recebendo a minha CNH, pois assim terei uma gama de oportunidades dentro do mercado de trabalho. Além, claro, de fazer parte desse projeto que me deu essa oportunidade de maneira gratuita. É muito gratificante”, declarou.
Mototaxista há 18 anos, Eduardo Rocha, 43, agradeceu o Governo do Estado por dar atenção à classe. “Hoje, é a segunda vez que recebemos esse kit de segurança e eu só tenho a agradecer por toda classe, pois além de recebermos esse equipamento de maneira gratuita, também podemos realizar o curso de especialização e atualização totalmente de graça”, falou.
Detran Cidadão no Interior
Neste ano foi iniciado o “Detran Cidadão no Interior”, que atendeu até o momento os municípios de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus); Barreirinha (distante 331 quilômetros da capital); Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus); Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus); Juruá (distante 674 quilômetros de Manaus); Nhamundá (distante 383 quilômetros da capital); Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus); Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), Tonantins (distante 865 quilômetros de Manaus), Manacapuru (distante 68 quilômetros da capital), finalizando com Rio Preto da Eva.