Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Detran Amazonas promove 1º Encontro de Controle Interno
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Detran Amazonas promove 1º Encontro de Controle Interno
Gestão Estadual

Detran Amazonas promove 1º Encontro de Controle Interno

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
A ação iniciou na quarta-feira (19/07) e segue até esta sexta-feira (21/07), no auditório da instituição FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu, nesta quarta-feira (19/07), a abertura do 1º Encontro de controle interno. O evento, que segue até sexta-feira (21/07), ocorre no auditório da instituição, localizada na avenida Mario Ypiranga, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus.

Tópicos da matéria
FortalecimentoLGPD

Realizado pelo setor de Controladoria Interna do Detran Amazonas, a ação é voltada aos diretores, gerentes e subgerentes da instituição, e conta com palestras de servidores e membros de outros órgãos públicos e empresas.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, abriu o encontro e falou sobre a importância da iniciativa. “Esse evento é muito importante para que possamos orientar nossos gestores, a fim de melhorar a eficiência dos nossos serviços à população”, disse ele.

Diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá. FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM

Rodrigo acrescentou que o setor de controle interno tem um papel fundamental na gestão pública de toda organização. “A política de compliance, a qual garante que os processos e serviços sejam prestados em conformidade com as leis, já existe há muito tempo no setor privado, e vem sendo regulamentada há algum tempo no setor público. É obrigação de toda instituição seguir essa política com eficácia”.

Fortalecimento

Segundo a gerente da Controladoria Interna do Detran-AM, Ceceliene Pedrosa, o encontro visa fortalecer a eficiência e a transparência na gestão da instituição, além de orientar para a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a conscientização e o treinamento adequados aos colaboradores.

FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM

Na oportunidade, o corregedor-geral da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Franciney Machado Bó, e a corregedora do Detran-AM, Cíntia Pinheiro, ministraram em conjunto uma palestra sobre o Código de Ética e Conduta do Detran-AM.

Para o coronel Franciney Bó, a iniciativa irá refletir em uma melhor prestação dos serviços à população. “O conhecimento deve ser sempre atualizado e compartilhado. Ações como essa beneficiam a todos, tanto a instituição como um todo, bem como aos cidadãos, com melhores resultados nos serviços”, reforçou.

Em seguida, a assessora da controladoria geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), Ana Paula Lopes, ministrou palestra com o tema “controle interno no Setor Público”.

Nesta quinta-feira (20/07), o procurador do Município de Manaus, Franco Júnior, apresentará a palestra “Governança Corporativa no Setor Público”, das 15h às 17h.

LGPD

O encontro será encerrado, na sexta-feira (21/07), com uma palestra e treinamento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual está sendo implementada na instituição.

De acordo com o site da Presidência da República, a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709 de 2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.

Ela fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.

A lei estabelece, ainda, uma estrutura legal de direitos dos titulares de dados pessoais. Esses direitos devem ser garantidos durante toda a existência do tratamento dos dados pessoais realizado pelo órgão ou entidade.

Tags:Detran AmazônasEstado do AmazonasManausMobilidadeSegurança PúblicaTrânsitoTransporte
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ao inaugurar três Escritórios Sociais no Amazonas, presidentes do STF e do TJAM destacam a consolidação da política de atenção aos egressos do sistema prisional
Próximo artigo ADS realiza a 4ª edição da Feira de Produtos Regionais na Arena Amadeu Teixeira

Mais notícias desta categoria

Esse Canto Dança – Um Espetáculo Lúdico para Crianças

35 minutos atrás

Outubro Rosa: Importância da Mamografia em 2025

14 horas atrás

Ipaam e Sebrae: Apoio a pequenas empresas ambientais

21 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria Caic especializado em TEA

23 horas atrás

Amazonas: Estado mais transparente do Brasil

24 horas atrás

Dia Internacional da Pessoa Idosa: Cuidados e Proteção

1 dia atrás

Beneficiárias do Prosamin+ transformam futuro com curso

2 dias atrás

Expoagro 2025 – Capacitações gratuitas da ADS

2 dias atrás

Opera+ Amazonas: 230 mil cirurgias e mutirão de catarata

2 dias atrás

Esporotricose: Atualização do Amazonas sobre a doença

2 dias atrás

Biblioteca Pública do Amazonas: Cultura e Memória

2 dias atrás

táxis em Manaus – Decreto amplia autorizações

3 dias atrás
Crédito Rosa: Oportunidade na 47ª Expoagro
Piloto Helicóptero: SSP-AM Qualifica Primeiro no Amazonas
Procon nas Escolas – Aprendizado essencial para jovens
Plano Municipal de Segurança Viária: Avanços em Manaus
Sedecti e Fapeam: Inovação no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?