Operação do Detran-AM começou na noite de 23/12 e segue até 1º de janeiro de 2026 para reforçar a fiscalização nas ruas de Manaus.
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deflagrou na noite desta terça-feira (23/12) a Operação Final do Ano Seguro 2025, que seguirá até o dia 1º de janeiro de 2026 em Manaus e na Região Metropolitana. A ação mobiliza mais de 120 agentes de trânsito e tem como objetivo reduzir sinistros com e sem vítimas e promover práticas seguras, como não consumir bebida alcoólica antes de dirigir e uso de capacete por motociclistas.
Operação e atuação
A fiscalização ocorrerá em todas as zonas da capital e em pontos estratégicos nas ruas, segundo o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, que afirmou que a iniciativa foi pensada estrategicamente para o fim de ano, em função do aumento do fluxo de veículos na cidade. “A ideia do Detran não é punir ninguém, a ideia é trazer paz no trânsito. E para que a gente tenha paz no trânsito, a população precisa ter a consciência de que álcool e direção não combinam, o motociclista precisa usar o capacete e o pedestre precisa ter atenção na hora de atravessar a rua. Nós pedimos a contribuição da população para que nós tenhamos um Natal tranquilo, seguro e um ano NOVO de paz”, destacou David Fernandes.
O diretor técnico, Wendell Waughan, explicou que a intensificação das fiscalizações no fim de ano reflete o objetivo do órgão de tornar o trânsito seguro para todos. “Estamos com mais de 120 agentes nas ruas, em pontos estratégicos físicos. Atuaremos até o final do ano em todas as ruas de Manaus, e algumas cidades do interior. O Detran Amazonas estará presente para segurar a vida de todas as pessoas que fazem parte do mecanismo vivo que é o trânsito. Para o Detran Amazonas, a obrigação é salvar vidas”, afirmou Wendell Waughan.
Impacto no sistema de saúde
A secretária executiva adjunta de assistência da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), Mônica Melo, participou da deflagração da operação e afirmou que a iniciativa contribui para o sistema público de saúde ao evitar vítimas de acidentes de trânsito. “É de extrema importância para a Secretaria de saúde o entendimento das pessoas que dirigem carro e moto de que precisam ter cuidado no trânsito e utilizar os equipamentos que são obrigatórios para sua proteção. Então, a ação é extremamente importante para a gente garantir, neste final de ano, que as pessoas possam curtir o Natal e o Ano NOVO e não sofrerem acidentes”, disse Mônica Melo.
A operação combina abordagens de fiscalização e ações educativas, com foco em reduzir o número de sinistros, aumentar o uso de equipamentos obrigatórios e conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre regras e cuidados no trânsito.
A atuação dos agentes se estenderá até 1º de janeiro de 2026, conforme previsto no plano divulgado pelo órgão, com a expectativa de reforçar a segurança viária durante o período de festas.
Assuntos nesse artigo:
#Detran-AM, #operacaofinaldoanoseguro2025, #Manaus, #regiaometropolitana, #agentesdetransito, #fiscalizacao, #segurancaviaria, #sinistros, #alcoolemdirecao, #capacete, #pedestre, #davidfernandes, #wendellwaughan, #monicamelo, #sesam, #saudepublica, #natal, #anonovo


