Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Detentas de unidades prisionais femininas de Manaus participam do minicurso “Saber Mulher”
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Detentas de unidades prisionais femininas de Manaus participam do minicurso “Saber Mulher”
Gestão Estadual

Detentas de unidades prisionais femininas de Manaus participam do minicurso “Saber Mulher”

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
A primeira edição do “Saber Mulher” ocorreu na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM). FOTO: Divulgação/SEAP.

Internas do sistema prisional feminino de Manaus participaram, nesta quinta-feira (05/11), da primeira edição do minicurso “Saber Mulher”. A capacitação é promovida nas unidades penitenciárias por meio de parceria entre as Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O minicurso tem como objetivo promover o conhecimento e fornecer as ferramentas necessárias para as mulheres exercerem seus direitos de defesa e Cidadania. A dinâmica envolveu a exibição de videoaulas, ministradas pela Conselheira Nacional da saúde, Vanja dos Santos.

Durante a programação, foram abordados assuntos sobre políticas públicas e direitos das mulheres na Constituição Federal de 1988, bem como a importância de ser mulher, o empoderamento e a valorização da força feminina.

A assistente social do Departamento de Reintegração Social e capacitação (Deresc) da SEAP, Lilian Rejane Negreiros Guimarães, destacou a importância dos assuntos tratados no minicurso, que proporciona às internas um entendimento maior sobre os seus direitos como mulheres. “É um curso que fala sobre ter conhecimento do empoderamento da mulher. Tem uma duração curta, mas contém um conteúdo bem explicativo, acredito que elas estão sabendo captar a importância de saber ser mulher e dos nossos direitos”, afirma.

Para a interna Maria* (nome fictício), a programação foi extremamente importante para despertar a sua compreensão sobre os direitos femininos. “Para mim, o curso favoreceu bastante na ampliação do meu conhecimento. Mesmo estando privada da liberdade, é importante saber os nossos direitos, pois a lei ainda continua valendo para nós”, declara.

A secretaria-executiva adjunta de Políticas Públicas para as Mulheres da SEJUSC, Paula Cristina Martins, agradeceu a participação das internas na capacitação e destacou o grande papel que a mulher desenvolve atualmente na sociedade.

A primeira edição do “Saber Mulher” ocorreu na Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e, nesta sexta-feira (06/11), a programação se estenderá para o Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF). Entre os temas abordados, destaque para a valorização da mulher, resgate da autoestima, empoderamento feminino e boa convivência dentro das celas. Uma nova edição do minicurso acontecerá, nas próximas semanas, com a adição de novos módulos.

Tags:Estado do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dema indicia homem que espancou e causou morte de filhote de cachorro no bairro Cidade de Deus
Próximo artigo Seap, SSP-AM e Secretaria de Cultura articulam ação para contemplar apenados do regime semiaberto

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

1 semana atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

1 semana atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 semanas atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 semanas atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 semanas atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

2 semanas atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

2 semanas atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

2 semanas atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

2 semanas atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

2 semanas atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

2 semanas atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

2 semanas atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?